Após o grande crescimento das plataformas de streamings nos últimos anos e os adiamentos recentes por conta da pandemia de Coronavírus, aos poucos o mercado cinematográfico vai se estabilizando em novos caminhos. E entre eles, o mais recente anúncio envolve a Sony Pictures e a Netflix.
Segundo informações do site Deadline, o estúdio e a plataforma de streaming fecharam um grande acordo nos EUA válido a partir de 2022. O mesmo garante que os filmes da Sony passarão a ser lançados na plataforma de streaming após deixarem de ser exibidos nos cinemas.
A ideia é que os lançamentos dos filmes da Sony Pictures aconteçam na Netflix de forma simultânea ao lançamento dos mesmos em home vídeo. A partir de então, os títulos do estúdio passarão a ficar disponíveis exclusivamente na plataforma de streaming pelos próximos 18 meses.
O conteúdo em questão destaca ainda que várias empresas vinham disputando os direitos para lançar os filmes da Sony Pictures nas plataformas de streamings há algum tempo, mas a Netflix acabou vencendo a disputa. Detalhes sobre os termos do novo acordo não foram oficialmente revelados, mas é de conhecimento que a oferta realizada foi de US$ 1 bilhão ao longo de quatro anos de contrato.
O acordo em questão inicialmente está sendo noticiado como válido somente para os EUA, então ainda não sabemos se em algum momento ele passará a ser aplicado também no Brasil e em outros países.
O que podemos esperar do novo acordo entre Sony Pictures e Netflix
Com tal contrato concretizado, a partir de 2022 então a Netflix passará a contar com diversos sucessos do estúdio logo após os mesmos deixarem os cinemas. E entre eles, como é de conhecimento, estão títulos como Morbius, Uncharted, Bullet Train, e até mesmo a continuação de Homem-Aranha no Aranhaverso.
Esta nova parceria também conta com exigências para a Netflix, que por sua vez agora deverá se comprometer em lançar um certo número de títulos do estúdio. Entretanto, isso também não impede a Sony Pictures de vender títulos para streamings rivais. Além disso, a plataforma licenciará um número não especificado de filmes mais antigos da Sony para fazer parte do seu catálogo.
Durante a Covid-19, o estúdio optou por vender o filme de Tom Hanks, Greyhound para a Apple TV+, enquanto os cinemas em muitos territórios estavam fechados. Sob o novo acordo, a Netflix teria a preferência para lançar tal projeto.