Meses após ter o seu desenvolvimento anunciado, a série Sombra e Ossos teve recentemente a sua 1ª temporada lançada pela Netflix. E mesmo que questões envolvendo o seu possível futuro já venham surgindo na internet, outro aspecto importante envolve diretamente o universo no qual a mesma é ambientada.
Talvez você também queira ler: Sombra e Ossos 2ª temporada? Confira o que sabemos
Muito disso acontece justamente pelo fato de que a série conta com uma abordagem um tanto quanto complicada, ou até mesmo desconhecida por muitos espectadores. Neste ponto, a situação que chama mais atenção envolve justamente os Grishas. Ou melhor, a forma com que eles são divididos em classes no universo de Sombra e Ossos.
Afinal, o que cada um deles pode ou não pode fazer? O que eles controlam? Pensando nestes aspectos e nas muitas dúvidas que surgiram diante do público, resolvemos então ir em busca de respostas ao ponto de chegarmos em uma conclusão mais simples de identificar suas classes e poderes.
Conheça as classes dos Grishas e os seus poderes em Sombra e Ossos
Os Corporalki
Existem três classes principais de Grisha: Os Corporalki, Os Etherealki, e os Materialki. Há uma hierarquia clara nos Grishas e os Corporalki, ou a Ordem dos Vivos e dos Mortos, estão no topo. Eles são os Grishas que podem manipular e controlar o corpo por motivos mortais ou restauradores. Como acontece com todos os pedidos Grisha, há classes especiais dentro do pedido Coporalki.
Os Sangradores têm a capacidade de danificar os órgãos e células de uma pessoa e podem fazer qualquer coisa, desde desacelerar o pulso de uma pessoa para acalmá-la, tirar o fôlego de seus pulmões e esmagar o coração de uma pessoa em seu peito. Eles são identificados por seu kefta vermelho com bordado preto.
Seu oposto são os Curandeiros, que fazem exatamente o que seu nome indica: eles são os consertadores Grishas que podem costurar carne dilacerada, enxertar ossos quebrados e curar danos internos. Seus keftas são vermelhos da ordem Corporalki, mas com bordados cinza.
Os Etherealki
A segunda ordem dos Grisha são os Etherealki, ou Ordem dos Invocadores. Seus dons Grishas os capacitam a manipular os elementos do ar, fogo e água. Os Infernais, como seu nome indica, manipulam o fogo, e seus keftas azuis são bordados em vermelho para denotar seus dons de fogo. Junto com os Sangradores, os Infernais são mais frequentemente usados em uma capacidade ofensiva, seja em batalha ou contra os volcras da Dobra das Sombras. Como acontece com todos os Etherealki, a maioria dos Infernais treina em pares e aprende a trabalhar em equipe.
Em seguida estão os Aeros, ou aqueles que podem manipular o ar e a pressão do ar para conseguir qualquer coisa, desde garantir que um navio nunca morra na água ao empurrá-lo mais rápido para afastar tempestades, até conseguir lançar objetos pelo ar. Seus kefta são azuis da ordem Etherealki e bordados em prata.
Os últimos são os Hidros, ou os manipuladores de água dos Grishas. Eles podem convocar ondas, acalmar águas agitadas e até mesmo puxar água do ar para irrigar plantações ressecadas. Considerando seus talentos complementares, Hidros e Aeros quase sempre se unem, visto que a vela e as tempestades exigem a necessidade e a manipulação da água e do ar. Os Hidros são identificados pelo bordado azul claro em seu kefta azul mais escuro.
Os Materialki
Os últimos são os Materialki, ou Ordem dos Fabricantes. Embora considerado a ordem mais baixa dos Grishas, uma vez que raramente vão para batalha e não tem capacidade ofensiva, o exército Grishas, conhecido como Segundo Exército de Ravka, estaria perdido sem os Materialki, que podem manipular materiais compostos, sejam feitos pelo homem ou naturais, e assim são os inventores e inovadores dos Grishas.
Os Durastes podem manipular qualquer coisa sólida em um nível molecular, incluindo madeira e plantas, metal, vidro, pedra e muito mais. Com seus poderes, os Durastes podem, por exemplo, infundir um kefta de Grisha para ser à prova de balas, extrair material nocivo do corpo de uma pessoa, fazer uma árvore crescer ou criar armas que são quase inquebráveis. Eles são identificados por usar um kefta roxo com bordados cinza.
Por sua vez, os Alquimistas podem manipular os produtos químicos, pós e matéria não sólidas, assim como os Durastes podem manipular a matéria sólida. Como resultado, os Alquimistas são gênios com a criação e manipulação de venenos e antídotos, criação de pós explosivos e bombas, purificação e maturação de líquidos – qualquer coisa alquímica na natureza. Os keftas roxos dos Alquimistas são bordados em vermelho.
Embora sejam uma especialidade separada dos Durastes, já que Alquimistas e Durastes trabalham lado a lado nas mesmas oficinas e são considerados de ordem inferior, os outros Grishas raramente se preocupam em fazer a distinção e se referem a todos os Materialki como Fabricantes.
Alguns Grishas especiais
Existem também tipos extremamente raros de Corporalki. Alfaiates têm a capacidade de mudar a aparência de uma pessoa, tornando-os úteis em qualquer coisa, desde cosméticos cosméticos até uma capa impermeável para alguém em espionagem. No momento, Genya Safin (Daisy Head) é a única alfaiate conhecida na série Shadow & Bone.
O kefta de Genya é creme com bordados dourados, mas isso é um subproduto de ela ser uma das servas do palácio, em vez de alfaiates terem um kefta padrão. Os mais raros Corporalki mencionados nos livros são conhecidos como Cadáveres, mas eles não aparecem na série. Enquanto os outros podem manipular carne viva, uma Bruxa Cadáver pode manipular carne e células mortas e, assim, reanimar os mortos.
Assim como acontece com o Corporalki, existem tipos extremamente raros de Etherealki conhecidos como Invocadores. Na verdade, na série existem apenas três invocadores conhecidos. O General Kirigan, também conhecido como Darkling (Ben Barnes), é um Invocador de Sombras cujos poderes lhe permitem puxar a escuridão e manipular as sombras.
Com suas habilidades, ele pode camuflar um cômodo ou uma área na escuridão total mesmo no meio de um dia ensolarado, usar suas sombras para envolver o rosto de alguém para cegá-lo, até mesmo usar algo conhecido como o Corte, no qual ele molda as sombras em uma lâmina que pode cortar qualquer coisa.
De todos os Grishas do mundo, apenas Baghra (Zoë Wanamaker) também tem os poderes de um Invocador das Sombras. Com um poder tão raro quanto o seu, Kirgan é o mais poderoso dos Grishas e, como tal, é o único que pode usar a cor preta. Assim, seu kefta é o mais puro preto com detalhes pretos de um sol em eclipse destacado em seus fechos e bordados.
Seu oposto é Alina Starkov. Alina é a única Conjuradora do Sol conhecida e, como ela e o Darkling são tecnicamente considerados da ordem Etherealki por manipularem a natureza, ela é considerada sua contraparte, a metade de um todo. Onde Kirigan pode convocar sombras e trevas, Alina pode convocar luz solar pura. Com sua luz do sol, ela pode aquecer aqueles ao seu redor, iluminar um dia escuro ou obliterar a escuridão com o intenso poder do sol.
Quando seus poderes estão focados, como os Invocadores das Sombras, os Invocadores do Sol podem focar a luz do sol em um feixe pontiagudo para criar o Corte. Porém, como a Conjuradora do Sol, Alina normalmente usaria um kefta preto para complementar o Darkling, exceto que contando com bordados dourados. Entretanto, assim na série como no livro, Alina usa um kefta azul bordado em ouro para não se destacar muito.
Sobre a série Sombra e Ossos
Sombra e Ossos acontece em um mundo devastado pela guerra, onde a órfã e soldado Alina Starkov acaba de descobrir um poder extraordinário que pode ser a chave para libertar o país. Com a ameaça monstruosa da Dobra das Sombras à espreita, Alina é separada de tudo o que conhece para treinar e fazer parte de um exército de elite de soldados mágicos conhecidos como Grisha.
Enquanto aprende a controlar seus poderes, ela descobre que os aliados e inimigos não são tão diferentes assim e que nada nesse mundo é o que parece. Além de tudo isso, existem forças malignas em jogo, incluindo um grupo de criminosos muito carismáticos – só a magia não será suficiente para sobreviver.
Baseado nos romances do autor Leigh Bardugo, a série Sombra e Ossos foi criada, escrita, produzida e executada por Eric Heisserer, conhecido por escrever o sucesso de terror de 2016 Quando As Luzes se Apagam. Outros créditos notáveis de Heisserer incluem o thriller pós-apocalíptico Bird Box, que foi um enorme sucesso de audiência para o serviço de streaming e recebeu elogios do público e críticas positivas dos críticos.
Por sua vez, o time de produtores é formado por Jeremy Webb (Doctor Who, The Umbrella Academy), Mairzee Almas (Outlander, Jessica Jones), Lee Toland Krieger (You, O Mundo Sombrio de Sabrina) e Dan Liu (The Walking Dead).
O elenco de Sangue e Ossos
Ben Barnes (The Punisher, Westworld), Freddy Carter (Pennyworth), Jessie Mei Li (Together, They Smoke), Archie Renaux (Gold Digger), Amita Suman (Doctor Who), e Kit Young (Endeavour) foram confirmados anteriormente no elenco do projeto.
Barnes vive o General Kirigan, enquanto Carter é o intérprete de Kaz Brekker. Por sua vez, Mei Li vive Alina Starkove, acompanhada por Renaux como Malyen Oretsev. Suman interpreta Inej, e Young é o responsável por dar vida a Jasper Fahey.