Uma das maiores romancistas de todos os tempos, a escritora inglesa Jane Austen retratou como poucos a sociedade de sua época. Nascida em 1775, publicaria sua primeira obra, “Razão e Sensibilidade”, em 1808. Em 1813, lançaria uma das obras mais aclamadas até nossos dias, “Orgulho e Preconceito”. Até hoje, a autora de rosto desconhecido abala a literatura e também o cinema.
Criada no seio de uma família rural, Jane Austen cresceu cercada de livros. Suas obras eram do gênero romance e foram escritas sob o pseudônimo de “A senhora”. Escrevia sobre pessoas comuns, das classes média e alta, mas principalmente mulheres. Mulheres estas que queriam ser tratadas como iguais em uma época fortemente marcada pelas relações patriarcais, casamentos arranjados e com vidas voltadas apenas à função doméstica.
Seus livros atravessaram dois séculos e ainda trazem inspiração. Não à toa, boa parte dos seus escritos segue sendo publicada e adaptada para o cinema e a televisão. O mais novo longa, “Persuasão”, tem estreia prevista para julho, e está sendo aguardado ansiosamente pelos fãs da autora.
Confira uma lista de produções baseadas na vida e obra dela:
Razão e Sensibilidade
O filme traz a história das irmãs Elinor e Marianne Dashwood, interpretadas por Emma Thompson e Kate Winslet, na obra adaptada de 1995, dirigida por Ang Lee. A obra retrata a procura pelo amor por duas mulheres completamente diferentes. Uma é vívida e sensível, enquanto a outra é reclusa e socialmente reprimida. Ambas, porém, precisam romper com o status quo e encontrar o amor conjugal em uma sociedade inglesa economicamente fraturada e sem esperanças.
Orgulho e Preconceito
Nesta adaptação de 2005, vemos Keira Knightley vivendo uma das irmãs Bennet. Nela, Elizabeth Bennet se aproxima do rico Fitzwilliam Darcy, e mostra como a hostilidade pode acabar por se tornar amor. O orgulho de Elizabeth, que dá nome ao livro, dá a tônica da história. Ela deseja ser muito mais que apenas a mulher de um homem rico, mas o caráter de Darcy acaba por conquistar o coração da moça.
Emma
Esta obra ganhou uma versão cinematográfica recente, com Anya Taylor-Joy estrelando a trama. É a história de uma jovem rica e bonita, que apesar de não querer se casar, adora criar relacionamentos para os outros, o que traz bastante problemas.
Mansfield Park
De 1999, a obra que no Brasil ganhou o nome de “Palácio das Ilusões” é uma crítica ao preconceito da sociedade do século 18. A jovem Fanny é adotada por parentes ricos que a menosprezam. Quando adulta, torna-se atraente e talentosa para a literatura. Quando um bom partido aparece, ela logo o despreza, chocando a família.
Amor e Inocência
De 2007, tem Anne Hathaway interpretando a própria Jane Austen e seu suposto romance com o advogado Thomas Lefroy, indo contra a vontade de sua família. É um recorte da juventude da vida da autora.
Persuasão
O filme baseado no último livro da autora, está pronto para estrear na Netflix. O novo longa será estrelado por Dakota Johnson, e tem lançamento previsto para julho. Nele, a protagonista Anne Elliot, vivida por Dakota, é levada a romper seu noivado com um tenente da Marinha inglesa, interpretado pelo ator Cosmo Jarvis, pelo fato de o rapaz não ser suficientemente rico pelos padrões de época. Anos mais tarde, eles voltam a se encontrar, e resta saber se o rapaz, que conseguiu fortuna durante a guerra, está disposto a uma nova chance com Anne.
O filme também conta com grande elenco e já tem trailer disponível. Além disso, traz bem o clima divertido e taciturno das obras de Jane Austen. É um filme para os amantes da literatura, do cinema, estudantes das mais diversas áreas que pesquisam suas obras, de graduação ou pós-graduação online, não encontrarem defeito.
Confira também:
8 filmes e séries para quem gostou de Olá, Adeus e Tudo Mais
Não deixe de acompanha todas as notícias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.