5 filmes para conhecer Ruben Östlund, cineasta que concorre ao Oscar de Melhor Filme

Com três indicações ao Oscar, Triângulo da Tristeza é a nova obra do grande e promissor cineasta sueco.

Ruben Ostlund nas gravações de Triângulo da Tristeza
Ruben Ostlund nas gravações de Triângulo da Tristeza

Nascido em Styrsö, na Suécia, em 13 de abril de 1974, Ruben Ostlund é um cineasta, produtor, roteirista e diretor de fotografia que ganhou grande notoriedade com seu novo filme, Triângulo da Tristeza. O longa-metragem recebeu três indicações ao Oscar 2023 (Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro), além de ter participado de inúmeras premiações e festivais de cinema ao redor do mundo.

Apesar de o diretor não ser muito conhecido pelo grande público, ele não é um novato e já dirigiu inúmeros filmes durante sua carreira, tendo ganhado inclusive duas Palmas de Ouro. Por isso, separamos 5 filmes para você conhecer a obra de Ruben Östlund.

- publicidade -

Involuntário (2008)

Dirigido e roteirizado por Ruben Östlund, Involuntário é um filme suéco que intercala cinco situações distintas vividas por grupos de pessoas, que não se relacionam entre si, como um grupo de adolescentes que gosta de se embebedar e tirar fotos sensuais, uma professora que não consegue impor limites e entra em conflito com os outros professores, um homem que é submetido a um grande constrangimento sexual, entre outras. O filme possui um olhar muito bem humorado sobre aprender, reaprender e como colocar limites, e explora a relação entre grupos e indivíduos.

The Square: A Arte da Discórdia (2017)

- publicidade -

Lançado em 2017, The Square é uma produção sueca que conta com a incrível Elizabeth Moss no elenco principal. O filme é uma comédia de erros em que acompanhamos um gerente de museu que está totalmente empenhado em promover o sucesso de uma nova instalação. Para isso, ele resolve contratar uma empresa de relações públicas, a fim de fazer um grande barulho na mídia e chamar a atenção para a nova instalação, porém isso acaba gerando diversas consequências indesejadas e uma grande confusão.

No festival de Cannes, em 2017, o filme foi o grande vencedor da Palma de Ouro.

Triângulo da Tristeza (2022)

Novo filme do cultuado diretor Ruben Östlund, Triângulo da Tristeza foi o grande vencedor do Festival de Cannes, ganhando a Palma de Ouro, o prêmio máximo de um dos festivais mais importantes de cinema do mundo, sendo essa a segunda vez que um longa do diretor recebeu essa premiação. Na história, um casal de modelos é convidado para um luxuoso iate.

Quando esse iate afunda, eles se veem presos em uma ilha deserta com alguns bilionários e uma empregada. É nesse momento que antigas hierarquias são viradas de cabeça para baixo quando descobrem que a faxineira é a única do grupo que sabe pescar.

- publicidade -

É um filme provocativo e polêmico e faz uma ácida crítica às desigualdades sociais. O filme, que é para pessoas que possuem estômago forte, estreou recentemente no Brasil e foi indicado a três Oscars, incluindo o de Melhor Filme.

Play (2011)

Play é um filme genial baseado em casos reais de bullying na Suécia. Na trama, um grupo de meninos de 12 a 14 anos de idade executa roubos contra outras crianças em cerca de 40 ocasiões diferentes, que ocorreram entre 2006 e 2008. Ao invés de usarem violência física, o grupo usava um elaborado esquema conhecido como “número do irmão mais novo” ou “truque do irmão”. O filme aborda as questões envolvendo os jovens de maneira incrível, além de debater temas como o preconceito. No Festival de Cannes, em 2011, o filme foi vencedor do “Coup de Coeur”.

Força Maior (2014)

Força Maior foi o quarto longa-metragem dirigido pelo diretor sueco e foi o vencedor da mostra Un Certain Regard, realizada no Festival de Cannes, em 2014. Na trama, uma família sueca decide passar as férias nos incríveis Alpes franceses. Tudo parece incrível, mas durante um almoço realizado em um restaurante a céu aberto uma avalanche pega a família e todos os turistas presentes de surpresa.

A cena é muito bem trabalhada em um plano aberto, mostrando o desespero da mãe em tentar proteger os filhos, enquanto o marido se desespera e corre para longe. Em uma situação de extremo perigo como essa, um seguro de vida poderia ter deixado todos mais tranquilos.

Apesar do susto, a avalanche não atinge a família, e é a partir desse momento que o verdadeiro drama começa, pois a atitude do marido, que nega ter abandonado a família,  irá gerar grandes consequências na família.

Confira também: HBO Max: A lista com TODOS os lançamentos de março de 2023

Não deixe de acompanha todas as notícias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitterinstagram e também no Google News.

- publicidade -

Notícias Relacionadas

Marco Victor
Marco Victor
Amante de filmes, séries e games, criou o Jornada Geek em 2011. Em 2012 se formou em Jornalismo pela UniAcademia, e a partir de então passou a fazer cursos com foco em uma especialização em SEO. Atualmente é responsável por desenvolver conteúdos diários para o site com focos em textos originais e notícias sobre as produções em andamento. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC ao mesmo tempo.

Últimas Notícias

- publicidade -