Os Estados Unidos da América são um dos países que abrigam uma das maiores diversidades culturais do mundo, vinda de imigrantes de diversas partes, que chegam ao país todos os dias. E uma das formas de retratar esses costumes e comportamentos é por meio da produção artística, como músicas, filmes e séries, que auxiliam na compreensão das diferenças presentes entre uma cultura e outra.
Assim, montamos uma lista com 6 séries que representam as diferentes culturas que os EUA possuem:
Atlanta: uma série feita por e sobre negros nos EUA, Atlanta retrata a cultura afro-americana focada na juventude negra, além de inovar no conceito de sitcoms, com um humor de alto nível e fora daqueles estereótipos escrachados do humor, tidos como tradicional norte-americano. A trama gira em torno do personagem protagonizado por Donald Glover, Earn Marks, um rapper fracassado, que vive uma vida complexa entre a casa da namorada, a casa do primo e a casa dos pais, e não aceita as opções que a vida lhe dá, mas que precisa avançar na vida.
On My Block: uma produção para quem quer saber mais sobre a cultura latina presente nos EUA, On My Block conta com um elenco exclusivamente não-branco. A trama acompanha a vida de quatro adolescentes que tentam sobreviver na periferia de Los Angeles. Com uma pegada de humor, a série consegue abordar temas complexos como feminismo, imigração, racismo e violência com um pouco mais de leveza, sem perder a importância das pautas.
Califado: uma série de origem escandinava que se passa na Suécia e aborda a radicalização do Estado Islâmico, que ameaça aquela sociedade. A trama conta a história de três mulheres: uma policial ambiciosa, uma mãe turca, que vive uma situação difícil e tenta fugir do fanatismo religioso do marido, e uma adolescente, que está sendo seduzida a aderir ao EI, por meio de muita desinformação.
Eu nunca…: uma série adolescente que retrata o cotidiano da jovem Devi, uma jovem de origem indiana nada popular na escola e que vive um conflito intercultural; por estar sendo criada em um país diferente da cultura de seus pais, existem muitos comportamentos conflituosos e questionados pela própria jovem. A trama é cheia de humor, conflitos, e é marcada pela diversidade cultural, visto que, além dos costumes indianos, também estão presentes personagens asiáticos, negros e pessoas com síndrome de down. Por ser uma série leve e com episódios curtos, pode ser maratonada em um dia.
Master of None: se o objetivo é aprender um pouco mais como é a vida de um indiano vivendo nos EUA, essa é a série perfeita. Criada e protagonizada por Aziz Ansari, a série demonstra de modo leve e cheio de humor e emoção o cotidiano de uma pessoa que vive uma vida comum nos EUA, mas que, por ser de etnia diferente, enfrenta dificuldades e preconceitos. É uma série atual e que pode muito bem ser inserida em nosso dia a dia.
Nada Ortodoxa: uma excelente oportunidade para entender mais sobre a cultura judaica. A série aborda a vida de Esty, uma jovem criada nos costumes tradicionalistas, em que, para compensar os mortos do Holocausto, é obrigação das mulheres casar e procriar para repovoar o mundo dos judeus. Todavia, após um ano de casamento arranjado e frustrado, sem conseguir engravidar, a jovem judia foge para Berlin, e ali vai se reinventar e dar novas significações para aquela cidade e tudo o que aprendeu até ali, descobrindo novos hábitos e aprendendo que pode viver de um modo diferente.
Além de aprender sobre as diversas culturas, assistir a séries em outros idiomas ajuda muito no aprendizado de uma nova língua, tanto para falar quanto para ler e escrever. É uma das técnicas metodológicas adotadas por diversos cursos de inglês, alemão e espanhol para auxiliar os estudantes a desenvolverem melhor a sua prática.
Confira também:
Ted Lasso 3ª temporada: Tudo o que sabemos até o momento
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.