Existem diversas maneiras de descobrir e desenvolver uma paixão por uma profissão. Enquanto alguns encontram identificação ao observar profissionais em ação, outros se encantam ao acompanhar grandes produções audiovisuais, como as séries voltadas para estudantes e entusiastas do direito.
Selecionamos nove obras que abrangem tanto clássicos quanto as mais recentes novidades, oferecendo entretenimento enriquecedor e lições valiosas para quem busca explorar o mundo da advocacia.
Confira então 9 séries imperdíveis para apaixonados por advocacia
1) Uma Advogada Extraordinária (2022)
Esta série sul-coreana traz um olhar único ao apresentar uma protagonista com transtorno do espectro autista. A história gira em torno de Woo Young-woo, uma advogada recrutada por uma das principais empresas de advocacia do país. Enfrentando desafios na interação social, ela supera preconceitos e se destaca ao resolver questões jurídicas eticamente complexas, construindo seu crescimento profissional a cada episódio.
2) The Good Wife (2009-2016)
Uma das séries jurídicas mais premiadas da atualidade, a obra aborda temas como o papel da mulher no ambiente de trabalho. Após 13 anos afastada da advocacia, a advogada Alicia Florrick (Julianna Margulies) é obrigada a retomar sua carreira após seu marido, um promotor e candidato ao governo de Chicago ser preso por estar envolvido em um escândalo de corrupção. Os produtores informam que o seriado foi parcialmente inspirado em situações semelhantes que vieram a público por meio de figuras norte-americanas famosas.
3) How To Get Away With Murder (2014-2020)
A trama envolve assassinatos, conspirações e ótimas teorias jurídicas. Aborda a rotina pessoal e profissional da advogada Annalise Keating (Viola Davis) e também professora de direito criminal na East Coast Law School, na Filadélfia. Sua vida muda totalmente após a seleção de cinco de seus alunos para trabalhar diretamente com ela. O que parecia ser uma oportunidade única logo se transforma em uma situação extremamente complicada, quando todos eles acabam envolvidos em um assassinato.
4) Scandal (2012)
Considerada uma ótima opção de série de advogados, a trama oferece uma perspectiva sobre a interseção entre direito, política e mídia. Com o apoio de sua equipe de advogados e investigadores, Olivia Pope (Kerry Washington), ex-diretora de comunicações da Casa Branca, se dedica a dar um fim nos escândalos da política americana e mantém sua reputação como a melhor em gerenciamento de crises.
A série foi parcialmente baseada na história da ex-assessora de imprensa do governo de George H.W. Bush, Judy Smith, que trabalhou como coprodutora executiva do programa.
5) Better Call Saul (2015-2022)
Esta série norte-americana examina a história de Saul Goodman (Bob Odenkirk), um jovem advogado com dificuldades para se firmar no mercado de trabalho, dando pequenas lições sobre o que não fazer na advocacia e tocando questões éticas e os limites da profissão. Decorrente da renomada série Breaking Bad, os eventos da série decorrem seis anos antes da aparição de Saul na série original e revelam a sua trajetória de vida.
6) Suits (2011-2019)
A série de drama jurídico mostra a rotina de um escritório de advocacia na cidade de Nova York. Na história, Mike Ross (Patrick J. Adams) é um jovem incrivelmente inteligente e com potencial para ser um grande advogado, mas ele nunca concluiu a faculdade de direito e não tem licença para o trabalho.
Apesar disto, ele é contratado por um dos melhores e mais respeitados advogados da cidade, Harvey Specter (Gabriel Macht). Para que essa contratação funcione, ambos terão que encontrar uma forma de manter a falta de diploma de Mike em segredo.
7) O Poder e a Lei (2022)
Baseada no livro “The Brass Verdict”, esta série combina drama jurídico com suspense. A trama segue Mickey Haller (Manuel Garcia-Rulfo), um advogado que volta à ativa depois de um acidente e comanda uma empresa de advocacia de Los Angeles. Usando o seu carro como escritório, ele cuida de todos os tipos de casos da cidade, desde tráfico de pessoas até assassinatos.
8) Billions (2016)
A série Billions é um prato cheio para os amantes da advocacia, trazendo personagens complexos repletos de falhas e virtudes. A trama acompanha uma variedade de casos que envolvem os principais centros financeiros dos Estados Unidos. Nesse contexto, o procurador federal Chuck Rhoades (Paul Giamatti) embarca em uma busca implacável pelo bilionário Bobby ‘Axe’ Axelrod (Damien Lewis), uma figura ambiciosa do mundo financeiro que se recusa a ceder.
9) Olhos Que Condenam (2019)
A série apresenta uma história baseada em fatos reais que envolve cinco jovens negros dos Estados Unidos, injustamente condenados por agressão sexual a uma mulher, em Nova York. Criada, escrita e dirigida por Ava DuVernay, a série destaca-se por estabelecer um marco histórico ao tornar Ava a primeira diretora negra a ser nomeada para um Globo de Ouro.
Essas séries não apenas entretêm, mas também proporcionam uma visão rica e múltipla do mundo jurídico. Assim, ao mergulhar nessas obras, é possível absorver conhecimento e perspectivas únicas sobre a advocacia e também desfrutar de narrativas envolventes.
Confira também: 7 estreias que devem se destacar na Netflix nesta semana
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games no Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.