Em 2019, o diretor norte-americano Robert Eggers intrigou a todos com um filme bem fora do convencional. O Farol, estrelando Robert Pattinson e Willem Dafoe, traz o equilíbrio perfeito entre mistério e mitologia, deixando o espectador cada vez mais interessado nos acontecimentos de um enredo que, a princípio, não faz nenhum sentido. Em 2022, o cineasta novamente ganhou os holofotes com O Homem do Norte, protagonizado por Alexander Skarsgard e Anya Taylor-Joy, uma jornada nórdica de tirar o fôlego.
Se você assistiu pelo menos um desses filmes e séries e gostou, certamente vai se interessar por uma dessas recomendações.
Confira abaixo 7 filmes e séries para quem gostou de O Homem do Norte
A Lenda de Bewoulf (2007)
Do mesmo diretor de clássicos como De Volta para o Futuro e Forrest Gump, A Lenda de Bewoulf é um longa produzido em computação gráfica, mas com um elenco de primeira, incluindo nomes como Angelina Jolie e Anthony Hopkins. Com uma temática totalmente voltada para fantasia, o filme foi inspirado no poema épico anglo-saxônico de mesmo nome, contando a história do guerreiro Bewoulf (Ray Winstone) em sua jornada para matar o monstro Grendel (Crispin Glover).
Mesmo sendo uma animação, o longa não perde em nada quando comparado com outros filmes do gênero, trazendo uma aventura épica de encher os olhos e repleta de mitologia nórdica do início ao fim.
Warriors – Os Selvagens da Noite (1979)
Apesar de não abordar nenhuma mitologia de forma direta em seu enredo, Warriors – Os Selvagens da Noite é um grande clássico do cinema que tem sua história baseada no texto Anabasis, escrito na Grécia Antiga por Xeneophon. No filme, uma gangue conhecida como Selvagens da Noite é acusada injustamente de ter assassinado o líder da assembleia das gangues. A partir disso, eles precisam voltar para o seu território e literalmente lutar pela sobrevivência, já que todas as outras gangues de Nova York iniciam uma caçada em busca de vingança.
Toda a estrutura da história é baseada nos acontecimentos de Anabasis, trazendo uma história sobre a guerra e seus desafios, assim como a ascensão dos protagonistas.
Gladiador (2000)
Em Gladiador, Ridley Scott foi o autor de um dos maiores épicos das últimas décadas. Com um enredo semelhante ao visto em O Homem do Norte, aqui temos uma história de vingança protagonizada pelo general Maximus (Russell Crowe), que foi traído pelo filho do imperador (Joaquin Phoenix) e perdeu tudo que tinha. Após ser vendido como escravo, Maximus se torna o melhor gladiador de Roma em uma busca incessante por justiça.
Vikings (2013)
Com 6 temporadas, a produção é um seriado criado pelo diretor Michael Hirst, o qual já tem seu nome envolvido em outros roteiros do mesmo gênero, anteriores a esse, como Camelot e The Tudors. A trama gira em torno da figura histórica de Ragnar Lothbrok, ou Ragnar Calças Peludas, um rei nórdico e guerreiro nato que busca desbravar o mundo ocidental, após ter visões com Odin, o Deus da vida e da morte.
Junto de seus filhos, o Rei trava muitas batalhas, você pode esperar cenas de ação com uma direção de arte bem feita. E mesmo sem evidências históricas de sua existência, seu legado é contado através de vários poemas e lendas nórdicos, até hoje.
The Last Kingdom (2020)
Mais uma história épica dos tempos medievais, The Last Kingdom, ou O Último Reino, trás a perspectiva da simbiose da cultura nórdica e da realeza em um único personagem. Adotado por um viking, Uhtred é um nobre saxão que viu seu pai morrer em uma batalha. Ele busca reivindicar seu título e o sangue que corre em suas veias, mas sem deixar os costumes e tudo o que o foi ensinado por sua família adotiva.
A série é uma adaptação do livro “Crônicas Saxônicas”, de Bernard Cornwell que se passa no século IX dentro de uma Inglaterra nada receptiva.
Bárbaros (2020)
Uma produção alemã que acompanha a batalha da Floresta deTeutoburgo, no ano 9 d.C, na Alemanha. Guerreiros germânicos, intitulados de bárbaros pelos romanos por destuarem da língua, dos costumes e da religião cristã, entram em combate com o Império Romano para impedir seu avanço ao norte.
A trama gira em torno de três personagens: Arminius (Laurence Rupp), um soldado romano, Thusnelda (Jeanne Goursaud) uma princesa germânica e Folkwin (David Schütter) um guerreiro em defesa da identidade germânica. Essas narrativas se conectam e revelam uma história cheia de intrigas políticas, amor e ódio.
Vikings: Valhalla (2022)
Baseado em guerreiros e conflitos reais, Vikings:Valhalla é a continuação da série Vikings após um século dos eventos com a família de Ragnar. Com direção de Jeb Stuart e Michael Hirst como produtor executivo, a história conta como foi o combate entre os guerreiros nórdicos e a nobreza inglesa, as novas descobertas e o fim da era viking.
A narrativa indica três personagens para ficar de olho: os irmãos Leif Erikson(Sam Corlett) e Freydis Eriksdotter (Frida Gustavsson) que partem para batalha logo no primeiro episódio, e Harald Sigurdsson (Leo Suter) o próximo rei da Noruega.
Seja assistindo na televisão, no computador ou no seu Galaxy S21, essas 7 produções certamente não vão desapontar nenhum fã das obras de Eggers.
Confira também:
See: Apple TV+ divulga o teaser da 3ª e última temporada da série com Jason Momoa
Não deixe de acompanha todas as notícias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.