Diferentemente da maternidade, que costuma gerar um sentimento mais unânime nas pessoas, a paternidade é um assunto complexo e retratado de diferentes formas dentro do cinema. Existem pais de todos os jeitos, desde os mais ausentes até os mais protetores, mas esses filmes certamente se assemelham em uma coisa: independentemente das circunstâncias, da personalidade do personagem ou de suas limitações, eles estão sempre dando o melhor que têm para seus filhos.
Confira alguns filmes imperdíveis para assistir com seu pai neste Dia dos Pais:
À Procura da Felicidade
Este longa foi o filme definitivo para provar que Will Smith também sabe fazer dramas, e muito bem! Ao lado do seu filho Jaden Smith, que na época tinha apenas 7 anos de idade, Will interpreta um pai solteiro que perde tudo e precisa reconstruir sua vida do zero, ao mesmo tempo que é responsável por uma criança pequena que não tem noção da realidade em que se encontra.
Através de uma trajetória extremamente árdua, o filme mostra até que ponto um pai é capaz de chegar para prover o sustento dos seus filhos.
A Vida é Bela
Vencedor de três Oscars, o filme ambientado na Segunda Guerra Mundial conta a história de Guido (Roberto Benigni) e seu filho, que são levados a um campo de concentração nazista, devido a sua ascendência judaica. Por ser uma criança, o garoto não consegue entender o que está acontecendo, e, a partir disso, acompanhamos a emocionante história de um pai que, mesmo em circunstâncias terríveis, conduz a situação com muita leveza e bom humor, levando o filho a acreditar que tudo aquilo é uma brincadeira.
Uma Família de Dois
Partindo para um filme mais leve, Uma Família de Dois conta a história de Samuel (Omar Sy), um homem que virou pai da noite para o dia. Fruto de um relacionamento passageiro, a criança é deixada em sua porta repentinamente, e, ao falhar em encontrar sua mãe, ele acaba criando a garota sozinho. O problema é que, alguns anos depois, quando os dois já estão inseparáveis, a mãe decide voltar para a vida da menina, em busca de sua guarda.
Capitão Fantástico
Um pai de seis filhos que vive no meio de uma floresta, isolado da sociedade, acaba sendo forçado a trazer suas crianças para o “mundo real”. Isso implicará em uma série de questões e desafios envolvendo a forma como ele criou seus filhos e o quão certo ou errado ele possa estar. O foco do filme não deixa de ser a paternidade, mas acaba pendendo mais para o lado da educação e dos métodos parentais. Afinal, existe um jeito certo de se educar uma criança? Esse filme pode ajudar a refletir melhor sobre o assunto!
Como Pai
Com foco na relação entre pai e filha, Como Pai conta a história de Rachel (Kristen Bell), uma mulher cuja vida gira em torno da sua carreira, e todo o resto acaba ficando em segundo plano. Por causa disso, acaba sendo deixada no altar, e isso a faz decidir fazer sua viagem de lua de mel para repensar suas prioridades, só que com uma companhia um tanto inusitada: seu pai!
Eu sou Sam
Fechando com mais um drama, este filme conta a história de um pai que sofre de deficiência intelectual, e, após ser abandonado pela esposa, perde a guarda da filha, que é enviada para um orfanato. O longa gira em torno de Sam (Sean Penn) lutando judicialmente para recuperar sua filha e provar que tem totais condições de ser um bom pai, mesmo com suas limitações.
Não se esqueça de preparar um presente especial para o seu velho neste dia. Além de um presente útil, como um kit ferramentas de Dia dos Pais, prepare algo legal para a sessão de cinema, com bebidas e guloseimas para comer. Ele certamente ficará bem feliz com a ocasião!
Confira também:
Carter: Conheça o filme que é destaque na Netflix
Não deixe de acompanha todas as notícias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.