A inteligência artificial ganhou enorme notoriedade no último ano, embora boa parte de nossos dispositivos atuais já contem com opções similares. Entretanto, a temática em questão já vem marcando presença nas tramas de filmes há algum tempo.
De alguma forma ou de outra, certamente você usou inteligência artificial em algum momento nos últimos anos. Afinal, quem nunca solicitou uma tarefa simples para Siri, Cortana ou Alexa? Mas já imaginou se essa inteligência começasse a planejar o mal de seus criadores? Pois bem, nessa lista mostramos 3 filmes que provaram que isso pode acontecer, embora o nosso desejo é de que isso não seja possível.
Os filmes com inteligência artificial assustadora
A.I. – Inteligência Artificial
Há mais de 20 anos, pouquíssimas pessoas pensariam em uma inteligência artificial aprimorada, mas Steven Spielberg e Stanley Kubrick imaginaram. Lançado em 2001, e baseado no conto de 1969, de Brian Aldiss chamado Supertoys Last All Summer Long, o longa traz Haley Joel Osment como David.
David é um andróide infantil programado exclusivamente com a capacidade de amar. Situado em uma sociedade futurística pós-mudança climática, onde o aumento do nível do mar destruiu cidades costeiras e reduziu a população mundial.
Para auxiliar a humanidade, foram criados robôs capazes de ter pensamentos complexos. Mas, eles carecem de emoções. Infelizmente, A.I. – Inteligência artificial está disponível apenas por aluguel, na Amazon Prime Video e Apple TV.
M3GAN
Lançado em 2022, e considerado uma das gratas surpresas dos filmes de terror da Blumhouse, esse filme de ficção científica é protagonizado por Allison Williams e Violet McGraw. Amie Donald retrata fisicamente M3GAN, enquanto Jenna Davis dubla o personagem.
Rapidamente o longa se transformou em um sucesso de crítica e público, recebendo muitos elogios por sua mistura exagerada de terror e humor. Além disso, os elementos satíricos e atuações dos atores ganharam destaque. Em suma, o filme gira em torno de Cady, uma garota de nove anos.
Após perder os pais em um trágico acidente de carro, Cady é enviada para morar com sua tia Gemma. Gemma é uma roboticista de uma empresa de brinquedos de alta tecnologia e está usando secretamente os recursos da empresa para desenvolver o Android Generativo Modelo 3.
Ou como eles chamam: M3GAN, uma boneca robô humanóide de tamanho infantil alimentada por IA. Gemma emparelha M3GAN com Cady para ajudá-la a se conectar mais e superar sua dor. No entanto, a boneca desenvolve autoconsciência e se torna hostil com qualquer um que se interponha entre ela e Cady.
O filme está disponível na Claro TV ou Net. Também é possível alugá-lo na Amazon Prime Video.
Eu, Robô
Também lançado há quase 20 anos, Eu, Robô chegou aos cinemas em 2004 e mistura ação e ficção científica. O longa traz Will Smith como protagonista e um elenco complementar grandioso, que inclui, Bridget Moynahan, Bruce Greenwood, James Cromwell, Chi McBride e Alan Tudyk.
O enredo se passa em uma Chicago de 2035, onde robôs inteligentes preenchem cargos de serviço público. No entanto, eles operam sob três regras da robótica para manter os humanos seguros. Nesse interím, o detetive Del Spooner, investiga o suposto suicídio do fundador da US Robotics, Alfred Lanning.
Spooner acredita que um dos robôs está tomando vida própria e é responsável pela morte. Eu, Robô recebeu elogios por seus efeitos visuais e atuação, mas o enredo foi extremamente criticado. Curiosamente, o longa foi indicado para o Oscar de melhor efeito visual, embora tenha perdido para Homem-Aranha 2.
Eu, Robô está disponível no catálogo do Star+.
Então, você já viu algum desses filmes?
Confira também: Netflix: A lista com TODOS os lançamentos do mês de junho de 2023
Não deixe de acompanha todas as notícias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.