Oppenheimer: 2 Animações que você PRECISA assistir depois do filme

Precisamos falar sobre as consequências da criação de Oppenheimer!

Imagem oficial do filme Oppenheimer
Divulgação

Oppenheimer, o novo filme do diretor de Christopher Nolan já é um sucesso sem precedentes. O longa explora a vida de J. Robert Oppenheimer, conhecido também como pai da Bomba Atômica, e faz um recorte dito por alguns, como covarde da história.

Isso porque, o filme escolhe focar no dilema existencial de um físico por criar uma arma de destruição em massa, e em como o cientista teria sido usado pelo governo (Muito semelhante como já vimos em O Jogo da Imitação), sem mencionar ou elucidar as consequências de sua criação para as cidades de Hiroshima e Nagasaki

- publicidade -

Contextualizando…

Estados Unidos e o Japão entraram em conflito durante a Segunda Guerra, após ataque a Pearl Harbor. Outros ataques se sucederam onde os Estados Unidos saíram vitoriosos, entre eles a Batalha de Midway. O Japão estava falido por conta da guerra e os EUA juntamente com seus aliados planejaram uma invasão, mas ainda assim, o Japão resistia.

Foi quando, durante uma conferência, os EUA apresentaram aquilo que chamaram de Projeto Manhattan. Na mesma conferência uma carta de termos de rendição foi redigida para o Japão, que ficou conhecido como “Declaração de Potsdam.”

Hiroshima-e-Nagasaki
Divulgação

Obviamente o Japão negou a rendição, os EUA então decidiram lançar a bomba atômica na cidade de Hiroshima em agosto de 1945. 80 mil pessoas foram vitimadas na hora. Sem se render, os EUA usou uma segunda bomba em Nagasaki, que matou 40 mil pessoas imediatamente. Algumas vaporizadas.

- publicidade -

O Japão se entregou então em 14 de agosto de 1945. Até hoje as cidades sofrem as consequências das bombas.

E para entender melhor tudo isso, que não foi dito em Oppenheimer, confira abaixo 2 Animações que você PRECISA assistir:

1 – O Túmulo dos Vagalumes

O filme relata a história de dois irmãos, Seita e Setsuko, no período da Segunda Guerra Mundial no Japão. O pai deles é convocado para defender o país na guerra, pois faz parte da marinha japonesa e a mãe falece em um bombardeio de aviões norte-americanos.

A partir daí, o filme mostra a luta pela sobrevivência das duas crianças em meio à pobreza e miséria que assola o país. Fome, doenças e a falta de generosidade e sensibilidade dos adultos faz deste percurso um dos filmes mais bonitos e comoventes sobre o trágico quadro gerado pela guerra.

2 – Gen Pés Descalços

Gen e sua família vivem em Hiroshima, perto do final da Segunda Guerra Mundial. Enquanto o pai de Gen sofre com a ira e o desprezo dos militares e vizinhos por achar que é impossível uma vitória japonesa, sua família sofre com a escassez de alimentos. Mas nada disso terá qualquer importância diante da nova e terrível arma que o exército americano pretende lançar sobre o país.

Sobre Oppenheimer…

No filme acompanharemos a história do físico americano Julius Robert Oppenheimer (Cillian Murphy) e seu papel no Projeto Manhattan e no desenvolvimento da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.

- publicidade -

Confira também: Pegue seu protetor solar! O Verão que mudou minha vida vai ganhar 3ª temporada

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games no Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitterinstagram e também no Google News.

- publicidade -

Notícias Relacionadas

Juliana Brito
Juliana Brito
Sou brasileira, carioca da Gema, Bióloga, professora, Nerd, Traveller e geminiana. 39 anos com carinha de 25. Movida a filmes, séries e livros (falo sobre isso também nas minhas redes sociais @geekthingsblog). Tenho mais fases do que a própria lua, mas uma coisa que todos precisam saber sobre mim é que eu sempre realizo meus sonhos, por mais que isso demore um tempinho!

Últimas Notícias

- publicidade -