Após um bom tempo de espera por parte do público, a 4ª temporada de Stranger Things foi lançada recentemente pela Netflix e, contando com um novo formato onde sua trama foi dividida em dois volumes, a série criada pelos Irmãos Duffer conquistou o recorde de maior estreia na plataforma streaming e gerou o sentimento de grandes expectativas para o que está por vir.
Não somente pela sua trama, outro assunto que gera conversas entre os fãs da série e serve como um ponto de partida para especulações e teorias em relação a sua narrativa são ligados justamente ao fato de que a série se passa nos anos 80. Dessa maneira, envolvidos em nostalgia, os espectadores também podem encontrar referências visuais, sonoras e até mesmo ligações diretas em uma mistura perfeita e equilibrada entre os sucessos do cinema de ficção científica, fantasia, terror e ação da época.
Pensando nisso, reunimos alguns filmes que já foram referenciados em Stranger Things ao longo das suas quatro temporadas. Então, sem mais delongas…
Confira 11 filmes que foram referenciados em Stranger Things
Caça-Fantasmas
Uma das referências mais claras a aparecer em Stranger Things acontece justamente em sua 2ª temporada (mais precisamente nos episódios 1, 2 e 3). Além de apresentar os garotos do grupo principal vestidos como os protagonistas de Caça-Fantasmas, os roteiristas da série também fizeram questão de inserir pequenos detalhes como piadinhas, elementos de cenário – como um certificado que pode ser encontrado na parede do quarto de Dustin -, o clima de certas cenas e, claro, falas icônicas que podem ser vistas no filme.
Tubarão
Clássico de Steven Spielberg, o filme Tubarão também foi homenageado em Stranger Things. Uma das homenagens aconteceu de forma simples, com um pôster que foi colocado no quarto de Will; e a outra acontece logo em sua primeira temporada, quando encontramos Hopper tão abalado emocionalmente quanto o Chefe Jim Brody. Outra semelhança entre os dois personagens é justamente sua motivação para manter a cidade segura pelo bem das crianças.
Por fim, a última semelhança entre os dois títulos é justamente o fato dos crimes aparentemente bobos que acontecem na cidade pacata.
A Hora do Pesadelo
Presente na temporada mais recente de Stranger Things, o filme A Hora do Pesadelo é homenageado de diversas formas. Dentre elas, estão: o seu tom, claramente mais voltado para o gênero de terror; o vilão da 4ª temporada, Vecna (que ameaça adolescentes traumatizados, cria visões que parecem pesadelos e compartilha de uma semelhança física: suas garras afiadas); e o fato de que Victor Creel é interpretado por Robert Englund, ator que interpretou Freedy Krueger no filme original de ‘A Hora do Pesadelo’.
Top Gun
Outro filme que também foi referenciado na mais nova temporada de Stranger Things foi justamente Top Gun, filme protagonizado por Tom Cruise. Quer dizer, a referência em si é mais do próprio ator, que pode ser visto em um pôster na parade do quarto de Nancy Wheeler, irmã mais velha de Mike. Entretanto, é válido lembrar que a trama da 4ª temporada ocorre justamente em 1986, ano de lançamento de Top Gun e do grande estouro da carreira de Cruise.
E.T. – O Extraterrestre
E.T. – O Extraterrestre é um dos filmes que foi homenageado de maneiras sutis ao longo de três temporadas da série. Na primeira temporada, as pequenas referencias são: a peruca da Eleven, as lanternas utilizadas nas buscas por Will e o fato de que a relação de Eleven e Mike espelha a doce amizade entre humanos e criaturas de outro mundo. Já em sua segunda temporada, os fãs podem encontrar as homenagens quando a Eleven se veste como um fantasma para o Halloween, Dustin fazendo uma nova amizade e o fato de que Will ama o doce Reese’s Pieces (que também pode ser uma referência ao fato de que o doce de manteiga de amendoim ajudou Elliot a abordar o E.T.).
Por fim, na terceira temporada, a homenagem ao filme também fez referência a outro clássico: “IT – A Coisa”. Na cena em questão, Eleven e Max vão em busca de Billy durante uma tempestade e ambas estão vestidas com casacos de chuva: um vermelho (E.T.) e um amarelo (IT – A Coisa).
A História Sem Fim
A História Sem Fim é um dos filmes que ganhou uma homenagem e referência mais óbvia, sendo inserida durante a sua narrativa. Durante a terceira temporada de Stranger Things, mais precisamente em seu último episódio, Dustin e sua namorada, Suzie, cantam a música tema “The Never Ending Story”, escrita por Giorgio Moroder e cantada por Christopher “Limahl” Hamill e Beth Anderson em sua versão original.
Os Goonies
Uma das homenagens mais diferentes e inusitadas, os criadores de Stranger Things levaram suas referências para outro nível quando contrataram o ator Sean Austin para interpretar o personagem Bob em sua terceira temporada.
Logo de cara, os fãs ligaram a presença do ator ao fato de que o mesmo interpretou Mikey em Os Goonies – filme clássico dos anos 80 -, e, para a alegria dos espectadores, os Irmãos Duffer adicionaram uma referência direta no episódio cinco da temporada: na cena em questão, Bob é responsável por descobrir que os desenhos de Will são, na verdade, um mapa de Hawkins. Ao explicar “o jogo” e no que eles estão tentando decifrar com base nos desenhos, Mike diz que eles devem encontrar o X. Então, a resposta de Bob é: “É? O que é o X? Tesouro pirata?”.
A Coisa
O filme A Coisa é uma das produções clássicas dos anos 80 que apareceu constantemente nas duas primeiras temporadas de Stranger Things. Na segunda temporada, um funcionário do Laboratório de Hawkins coloca fogo em uma mistura variada de vinhas do Mundo Invertido, lembrando uma cena que o professor dos garotos, Mr. Clarke, relembra uma cena de um filme que ele assistiu em sua casa durante a primeira temporada.
Ainda durante a segunda temporada, outra referência direta que pode ser apontada é o fato de que A Coisa é um alienígena que invade outras formas de vida para espiar nas pessoas. Essa é uma ligação à maneira como os Irmãos Duffer fizeram com que Will fosse o corpo hospedeiro do monstro do Mundo Invertido.
Aliens
Assim como a referência de Os Goonies, os Irmãos Duffer também contrataram outro ator que esteve em um clássico dos anos 80: Paul Reiser. No filme Aliens, Reiser interpretou um cientista enganoso do governo, que diz às pessoas para confiarem nele enquanto ele cuida de si mesmo. Já em Stranger Things, o ator interpretou o Dr. Owens, cujo uma das falas durante a primeira temporada é justamente “preciso que você confie em mim” – que foi direcionada ao Dr. Brenner.
Outra referência direta apareceu no sexto episódio da segunda temporada, quando um soldado de Hawkins diz uma frase icônica do filme.
Contatos Imediatos do Terceiro Grau
Mais voltado para uma referência em relação à maneira que a fotografia da cena foi pensada, o filme Contatos Imediatos do Terceiro Grau ganhou uma homenagem durante o primeiro episódio da segunda temporada de Stranger Things. Durante o momento em questão, a porta da casa do Will abre e ele olha para fora aterrorizado com o que vê: um céu vermelho ardente e relâmpagos crepitantes.
Outra homenagem que pode ser encontrada na série, agora em sua primeira temporada, é a maneira como a Joyce utiliza as luzes de Natal para estabelecer um sistema de comunicação entre seu mundo e o mundo invertido.
Star Wars
O último filme que vamos destacar por conta das suas referências e homenagens é a franquia Star Wars, mais precisamente a primeira trilogia (Episódios IV, V e VI).
Na primeira temporada, Mike faz referências à Estrela da Morte durante o terceiro episódio. Além disso, os espectadores também podem ver que o garoto tem uma Millennium Falcon – objeto que foi utilizado para mostrar os poderes da Eleven, quando ela fez o brinquedo flutuar.
Outro momento de referência acontece quando Mike tenta avisar todos que os soldados de Hawkings caíram em uma armadilha do Monstro das Sombras, o “cemitério”, ele grita “É uma armadilha!”. Essa cena lembra um momento similar em “O Império Contra-Ataca”, onde a Princesa Leia avisa Luke que ele está indo direto para uma armadilha de Darth Vader – inclusive, gritando a mesma frase.
Por fim, a referência mais recente pode ser encontrada no Volume 4 da série. Em uma entrevista para o site IGN, os Irmãos Duffer revelaram que “O Império Contra-Ataca” se tornou uma inspiração durante o processo de encontrar um tom para a temporada mais recente de Stranger Things:
“Nos falamos bastante sobre ‘O Império Contra-Ataca’, que é… talvez não agora, mas por um longo tempo, foi o filme mais sombrio da franquia Star Wars”, disse Matt Duffer. “Nós conversamos muito sobre isso, querendo capturar esse tom.”
Sobre a série Stranger Things
“Seis meses se passaram da batalha de Starcourt, que deixou um rastro de terror e destruição em Hawkins. Enquanto continuam a lidar com as consequências, o grupo de amigos se separa pela primeira vez – e navegar pelas complexidades da escola não torna as coisas mais fáceis.”
O elenco protagonista da 4ª temporada de Stranger Things é formado por Millie Bobby Brown (Eleven), Finn Wolfhard (Mike Wheeler), Gaten Matarazzo (Dustin Henderson), Caleb McLaughlin (Lucas Sinclair), Noah Schnapp (Will Byers), Sadie Sink (Max Mayfield), Winona Ryder (Joyce Byers), David Harbour (Jim Hopper), Natalia Dyer (Nancy Wheeler), Charlie Heaton (Jonathan Byers), Joe Keery (Steve Harrington), Maya Hawke (Robin Buckley), Priah Ferguson (Erica Sinclair), Brett Gelman (Murray), Cara Buono (Karen Wheeler) e Matthew Modine (Dr. Brenner).
É também válido citar que, muito provavelmente, esta é a temporada da série de sucesso da Netflix que teve mais adições para os seus episódios. Muito disso possivelmente aconteceu por conta dos diversos núcleos que foram formados por conta do final da 3ª temporada da série.
De tal forma, no momento, temos conhecimento de que os principais personagens de Stranger Things estarão divididos em 4 núcles: Rússia, os Laboratórios de Hawkins, a família Byers na Califórnia, e o grupo que estará na residência Creel.
Entre os novos nomes confirmados pela Netflix estão: Jamie Campbell Bower (Peter Ballard), Joseph Quinn (Eddie Munson), Eduardo Franco (Argyle), Sherman Augustus (Lt. Colonel Sullivan), Mason Dye (Jason Carver), Nikola Djuricko (Yuri), Tom Wlaschiha (Dmitri), Myles Truitt (Patrick), Regina Ting Chen (Ms. Kelly), Grace Van Dien (Chrissy), Logan Riley Bruner (Fred Benson), Logan Allen (Jake), Elodie Grace Orkin (Angela), John Reynolds (Officer Callahan), Rob Morgan (Chief Powell), Amybeth McNulty (Vickie) e Robert Englund (Victor Creel).
As 4 temporadas de Stranger Things estão disponíveis na Netflix.
Confira também:
Linha de Frente: Tudo sobre o filme que está em destaque na Netflix
Não deixe de acompanha todas as notícias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.