Meses após muita espera do público, a Fase 4 da Marvel Studios finalmente foi iniciada com WandaVision nesta sexta-feira (15 de janeiro de 2021). E claro, com tantas referências, teorias e mistérios, uma que certamente chamou atenção foram os comerciais exibidos quando a personagem estava assistindo TV.
Talvez você também queira ler: WandaVision | Saiba quando os próximos episódio serão lançados pelo Disney+
Qual o significado dos comerciais em WandaVision?
Mais de um ano e meio após o lançamento de Vingadores: Guerra Infinita, justamente por conta dos adiamentos provocados pela pandemia de Coronavírus (Covid-19), a Fase 4 do MCU foi iniciada com WandaVision. E mesmo com o projeto abordando um formado incomum, ainda assim certas pistas foram entregues para indicar o que pode estar acontecendo. E claro, uma delas envolve justamente os comerciais apresentados.
Por conta da inspiração em sitcoms clássicas, a Marvel Studios decidiu apostar também na inclusão dos anúncios falsos dentro da trama do seu novo projeto. Ainda assim, de uma forma interessante ao mostrar que este material em questão é parte dos traumas que Wanda Maximoff sofreu no passado. E ao se aproveitar desta narrativa de um anúncio por episódio, como acontecia com I Love Lucy e A Feiticeira, o projeto nos entrega também certas pistas. Não entendeu? Bem, confira abaixo as descrições do site Screen Rant sobre os conteúdos.
O comercial das Indústrias Stark em WandaVision Explicado
O primeiro episódio de WandaVision apresentou um comercial de torradeira criado pela Indústrias Stark. Em termos de cânone oficial da MCU, isso poderia muito bem ser um anúncio real da empresa nos anos 50, considerando que Howard Stark fundou sua empresa nos anos 1940. As Indústrias Stark se concentrou principalmente em fornecer ajuda as Forças Armadas dos EUA com a criação de várias armas. Embora também tenha outras invenções não militares, não está claro se os eletrodomésticos para cozinha fazem parte de sua linha de produtos.
No entanto, se você acompanhou a trajetória de Wanda, certamente notou que o significado do comercial não era realmente sobre a torradeira, mas sim o papel da empresa em moldar a infância traumática e o início da idade adulta da personagem. Conforme as pessoas no anúncio mostram como a torradeira funciona, de repente ela começa a piscar em vermelho e a emitir bipes, piscando cada vez mais rápido – uma aproximação de uma bomba.
Como ela e seu irmão gêmeo, Pietro Maximoff, relembram em Vingadores: Idade de Ultron, uma bomba perdida criada pelas Indústrias Stark caiu em seu prédio em Sokovia quando eles tinham 10 anos, atingindo inesperadamente a sua casa enquanto jantavam uma noite com seus pais. Seus pais foram mortos, e eles passaram os dias seguintes presos nos escombros com a bomba que não explodiu, mas os torturou com seu piscar. A partir de então, eles passaram a próxima década odiando Tony Stark – algo que não foi realmente resolvido e pode nunca ser com o Homem de Ferro agora morto.
O comercial da Hydra em WandaVision explicado
O próximo anúncio da WandaVision veio no episódio 2 e, desta vez, apresentava uma empresa chamada Strücker. O comercial era de um relógio de pulso, mostrando um homem se vestindo para sair. Conforme o clipe se fechava na face do relógio, a marca Strücker pode ser vista acima do logotipo inconfundível da HYDRA. Isso foi em referência a Wolfgang von Strücker – líder da célula HYDRA que adquiriu o cetro de Loki com a Pedra Mental após a Batalha dos Vingadores de Nova York e o usou para fazer experiências com os gêmeos Maximoff.
Se seus experimentos lhes deram seus poderes diretamente, ou simplesmente despertaram capacidades adormecidas que já estavam dentro dos gêmeos, de qualquer forma, os experimentos de Strücker colocaram Wanda e Pietro em tortura física e mental. Em qualquer caso, a experiência não teria sido agradável, e também é provavelmente uma fonte de culpa, pois foi um período da vida de Wanda em que ela estava alinhada com a HYDRA. Algo que, como ela descobriu posteriormente, eram “vilões” da história.
Qual o motivo do passado de Wanda estar sendo apresentado nos comerciais?
Isso deixa claro que os comerciais da WandaVision não são simplesmente anúncios aleatórios; assim como o show em si, há algo mais acontecendo neles, já que apresentam detalhes sobre alguns dos momentos pertinentes do arco de Wanda no MCU até agora. Especificamente, são memórias reprimidas que ela pode ter bloqueado como um mecanismo de defesa. Embora a morte de Visão em Vingadores: Guerra Infinita possa ser o catalisador para o suposto colapso de Feiticeira Escarlate no programa, ela também vem sofrendo anos de traumas, começando com a morte de seus pais.
Na verdade, a vingança impulsionada pelo trauma que eles sentiram foi o que levou ela e Pietro a se juntarem ao experimento HYDRA de Strücker, que por sua vez resultou na morte de seu irmão gêmeo em Vingadores: Era de Ultron. Incorporar esses detalhes significativos como comerciais em WandaVision é, na verdade, uma maneira inteligente de conduzir a ideia de que a realidade está tentando romper o subconsciente de Wanda.
Os anúncios trazem os espectadores de volta ao mundo real, agindo como uma pausa no entretenimento escapista que os programas de TV costumam oferecer. Na falsa, mas reconfortante realidade de Wanda, no entanto, os comerciais contam a trajetória geral da história de WandaVision, enfatizando que nem tudo é o que parece ser neste programa.
Quais outros traumas podem ser abordados nos comerciais de WandaVision?
Se levarmos em conta todos os traumas sofridos por Wanda Maximoff até o momento, então certamente WandaVision ainda nos apresentará alguns comerciais. Dois deles garantidos são materiais com referências as mortes de Pietro / Mercúrio, o seu irmão gêmeo, assim como a perda de Visão. Além disso, outro fato que também poderia estar presente envolve o seu descontrole na cena de Capitão América: Guerra Civil, que resultou no início do Tratado de Sokovia e a grande rivalidade nos Vingadores.
O que os comerciais podem significar para o futuro de WandaVision e o arco da personagem no MCU
Mesmo com a sua trama tendo sido iniciada de forma leve, graças às raízes envolvendo inspirações em sitcoms, os comerciais apresentados em WandaVision estão nos entregando claramente pistas de acontecimentos do passado que influenciaram o estado mental da personagem. E claro, isso certamente voltará a ser abordado de alguma forma no futuro envolvendo até mesmo o estouro dos seus sentimentos e situação mental em algum momento.
É seguro dizer desta forma que surgirá um momento em que Wanda deverá enfrentar a sua trágica realidade de que Visão está morto e de que o seu casamento feliz que ela está criando pode nunca acontecer. Como nos quadrinhos, essa é uma receita para o desastre. Enquanto a Marvel Studios não está adaptando diretamente a narrativa da Dinastia M, eles são conhecidos por escolher certas histórias e usá-las em seus próprios planos de narrativa, e esta é a oportunidade perfeita para fazer isso.
Na série de quadrinhos, a delirante Feiticeira escarlate perde o controle de sua habilidade de alterar a realidade – algo que pode não ter sido focado no MCU, mas está em exibição total no WandaVision. Depois de perder seus dois filhos com Visão, ela sofre um colapso nervoso e, sem saber, cria uma realidade alternativa onde sua família é da realeza e os mutantes estão sob o reinado de Magneto. Embora WandaVision não tenha mostrado como Wanda é no mundo real, é possível que tudo o que está acontecendo em Westview seja fruto de sua imaginação.
E mesmo que sonhar acordado não seja tecnicamente prejudicial, sua habilidade de distorcer realidades representa uma ameaça não apenas para ela, mas para a própria estrutura da realidade do MCU. Eventualmente, ela precisará parar de reprimir suas memórias e lidar com a dolorosa realidade. E claro, isso também pode nos trazer consequências não apenas para a série em questão, mas também para todo o futuro da Fase 4 do MCU. Entretanto, isso é um assunto para outro momento.
Confira o trailer da série:
Sobre a série WandaVision
WandaVision, da Marvel Studios, é uma série de comédia que combina o estilo das comédias clássicas com o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), na qual Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany) vivem uma vida suburbana ideal até começarem a suspeitar que nem tudo é o que parece.
Além da dupla de protagonistas formada por Elizabeth Olsen e Paul Bettany, o elenco da série ainda conta com Teyonah Parris, Kathryn Hahn, Randall Park e Kay Dennings. Por sua vez, a direção do projeto ficará por conta de Matt Shakman (The Boys, Game of Thrones), enquanto Jac Schaeffer é a roteirista principal.
Confira também: WandaVision | Tudo o que sabemos sobre a série até o momento
WandaVision está ganhando episódios semanais no Disney+, com os seus dois primeiros capítulos tendo sido lançados em 15 de janeiro de 2021.