A paixão da humanidade pelo vinho não é recente. Embora haja várias versões para o surgimento da bebida, o que se sabe com certeza é que ela surgiu há muito tempo, cerca de 8000 anos antes de Cristo.
Atualmente, é possível encontrar vinhos de diferentes tipos e para todos os bolsos, como é possível ver em portais de promoção, como o Porta Folhetos. O Brasil tem uma produção interessante da bebida, porém, os vinhos franceses e italianos são mais famosos em todo o mundo.
A ficção não poderia deixar de fora um elemento tão comum no dia a dia das pessoas. Por isso, existem tantos filmes e séries que fazem referência à bebida. Confira a seguir alguns exemplos dessas obras!
1 – O julgamento de Paris
O julgamento de Paris é um filme baseado em fatos reais, e conta a história de quando um pequeno produtor da Califórnia venceu um concurso de vinhos, em 1976. Até então, a França era a principal produtora da bebida, e não era fácil vencê-la.
O concurso era às cegas, ou seja, os jurados bebiam vinho sem saber quem os havia produzido. O resultado foi surpreendente na época, quando os europeus não botavam fé no que era feito fora do continente.
2 – Um bom ano
Nesse filme estrelado por Russell Crowe, o personagem principal cresce aprendendo a saborear vinhos com seu tio, que era um produtor da França. Já adulto, a morte do familiar faz com que ele herde a propriedade.
Porém, ao chegar lá, o protagonista percebe que não será tão fácil vender o patrimônio, como ele estava imaginando. Afinal, por ter passado parte da infância no vinhedo, ele tem muitas lembranças.
3 – Saint Amour: na rota do vinho
Nesse filme, o ator principal Gérard Depardieu está angustiado por ser odiado pelo filho e vê-lo entregue ao alcoolismo. Pensando em como resolver a situação, ele decide aproveitar enquanto está em uma feira de negócios na França para fazer um tour pelas vinícolas com o herdeiro.
Os dois e o taxista fazem uma jornada, repleta de perrengues, risadas e momentos de amor. A bela região francesa é palco dessa reaproximação entre pai e filho.
4 – Sour grapes
Para quem quer conhecer um pouco mais do que há por trás dos negócios dos vinhos, Sour grapes é uma boa opção. O filme, que é na verdade um documentário, mostra a história de um leilão de vinhos finos e raros.
A história poderia se desenrolar sem emoção se não fosse por um detalhe: boa parte das bebidas vendidas era falsa. O indonésio Rudy Kurniawan era um profundo conhecedor de vinho, mas também um criminoso, que mantinha uma grande adega clandestina na sua mansão. Essa é a maior história já descoberta de falsificação da bebida, e que sentenciou o criminoso a 10 anos de prisão.
5 – Sob o sol da Toscana
Impossível falar de vinho e não pensar nesse clássico que estreou em 2004. Sob o sol da Toscana, a personagem principal é uma escritora que vive bem e feliz na Califórnia. Porém, ela vê tudo mudar depois que se separa do marido.
Para encontrar um novo propósito e voltar a escrever, ela resolve se mudar para a Toscana, tradicional região produtora de vinhos na Itália. Lá, ela compra uma casa, a reforma e no meio disso tudo conhece um homem que fará seu coração bater mais forte novamente.
Seja para promover encontros, servir de paisagem ou até demonstrar o amor das pessoas pela terra, o vinho é uma bebida que rende boas histórias. O cinema já provou que o fruto das uvas pode acompanhar todos os momentos, então por que não conhecer mais sobre ele?
Não deixe de acompanha todas as notícias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.