THE WALKING DEAD | Uma coletânea de respeito

Trata-se de uma ótima oportunidade para os fãs da série de TV conhecerem uma premiada história, em um jogo original

A nova geração de consoles vem se caracterizando pelo relançamento de games que fizeram sucesso no passado. Indiferente de jogos com décadas de vida, ou apenas alguns anos, nós tivemos muitos títulos que já brilharam, mas acabaram chegando também para os nossos videogames modernos, seja o PlayStation 4 ou o Xbox One. O último grande título relançado foi The Walking Dead: The Telltale Series Collection, que trouxe as três temporadas da saga de Clementine, além dos jogos bônus “400 dias” e “Michonne”.

Meu título-spoiler já disse minha opinião: temos aqui uma coletânea de respeito. E você vai saber o porquê agora, em mais uma análise do Jornada Geek!

- publicidade -

Uma história digna da TV

Os jogos da Telltale são característicos por trazerem uma narrativa profunda e envolvente. Tanto que a produtora ganhou o reconhecimento que tem hoje no universo gamer graças à este trabalho. Em The Walking Dead: The Telltale Series não é diferente. Na história principal, composta por The Walking Dead: A Telltale Games SeriesThe Walking Dead: Season Two e The Walking Dead: A New Frontier, imergimos em um universo de zumbis, reviravoltas e tensão.

A história principal gira em torno de Clementine, uma garota que se viu sozinha em meio ao apocalipse zumbi, sendo ajudada por Lee Everett, um condenado à caminho da prisão. A relação de amizade entre eles é construída sutilmente, mas gera um laço forte, daqueles que é lembrado por muito tempo por aqueles que terminam o jogo.

The Walking Dead: The Telltale Series Collection
Foto: Reprodução

Não é por acaso que a premiadíssima série já vendeu mais de 50 milhões de episódios em todo o mundo e ganhou mais de 100 prêmios, incluindo dois BAFTA Video Games para Melhor História e Melhor Jogo Móvel, ambos em 2013. Acredite, temos aqui uma das melhores narrativas dos videogames, seja você fã da série de TV ou não.

- publicidade -

Eu poderia falar da história dos outros jogos, mas inevitavelmente, te daria spoilers sobre a primeira temporada. Então, é melhor deixar você descobrir por conta própria…

The Walking Dead: The Telltale Series Collection
Foto: Divulgação

A jogabilidade

O ponto de discórdia da comunidade quando se trata de um jogo da Telltale é o gameplay. Amado e odiado, os jogadores são obrigados a fazer escolhas que impactam no decorrer do jogo. É verdade que elas parecem influenciar bem pouco, principalmente entre em um título e outro. Isso fica ainda mais evidente em uma coletânea, onde a possibilidade de jogá-los em sequência é facilitada.

No entanto, é assim que é e promete ser por muito tempo. Com algumas cenas de investigação, muitas decisões e poucos Quick Time Event (QTE), os jogos foram construídos. A diversão fica por conta de acompanhar a história e encontrar pistas.

The Walking Dead: The Telltale Series CollectionThe Walking Dead: The Telltale Series Collection
Foto: Divulgação

Assim que se faz uma coletânea

A Telltale trouxe The Walking Dead: The Telltale Series Collection mantendo a característica cartoonizada, clássica da publisher. Mas com muitas melhorias gráficas. Além de uma boa repaginada no visual, o jogo também ganhou um toque que não se vê muito por aí em outras coletâneas ou relançamentos: legendas nacionais!

Desde o segundo jogo da série, a Telltale já havia lançado uma atualização que acrescentou nosso idioma. O primeiro havia ficado de fora e nunca recebeu a tradução. Mas, agora, podemos jogar o jogo totalmente em português nos consoles! Em um game onde o entendimento da narrativa é fundamental, a publisher acerta em cheio ao pensar em nós.

- publicidade -
The Walking Dead: The Telltale Series Collection
Comparativo gráfico da primeira temporada. (Foto: Divulgação)

Veredito

The Walking Dead: The Telltale Series Collection é uma ótima oportunidade para os fãs da série de TV conhecerem uma premiada história, em um jogo original. Afinal, temos em um único arquivo, todos os 19 episódios que compõe a saga principal até aqui, incluindo os adicionais. Além disso, vale lembrar que a última temporada chegará em 2018 para consoles, PC, Mac, iOS e Android.

E, mesmo para quem já jogou, há motivos para jogar novamente. Além dos gráficos repaginados e da legenda do primeiro jogo, os caçadores de troféus tem uma boa opção, afinal, é um novo jogo, com muitas novas conquistas!

Nota ótimo

The Walking Dead: The Telltale Series Collection foi lançado exclusivamente para PlayStation 4 e Xbox One, e tem o preço sugerido de R$ 191,90 para PS4 e R$ 192,00 na Microsoft Store. Uma versão em mídia física será lançada no Brasil em janeiro, com o selo da WB Games.

*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.

- publicidade -

Notícias Relacionadas

Lucas Soares
Lucas Soares
Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem PS4, PSVR e PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, Red Dead Redemption 2 e The Last of Us completam o Top-5.

Últimas Notícias

- publicidade -