O SPIELBERG ADULTO | KINOS

Por que meu Caderno de Criatividade se chamava Steven Spielberg? No dia da escolha do nome, estava em casa e pedi ajuda pra minha mรฃe. Ela corrigia provas sobre a mesa, diante da televisรฃo, e parou pra me ajudar. Conversamos um pouco, ela me deu umas dicas e voltei pro quarto pra pensar. Foi ela mesma quem veio com a notรญcia de que em poucos minutos comeรงaria a passar Contatos imediatos do terceiro grau na Sessรฃo da Tarde. Se vocรช gosta do Spielberg, comentou, tem que ver esse filme e pode dar o nome dele pro seu caderno. E ainda comeรงa com um comentรกrio sobre esse filme. E assim fiz: com uma breve ficha tรฉcnica, inaugurei o caderno Steven Spielberg com um texto sobre Contatos imediatos. Kinos em gestaรงรฃo?

093 - Spielberg no chรฃo

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Foi a primeira vez que escrevi sobre o Spielberg, de quem atรฉ entรฃo acompanhava os filmes e as notรญcias. Foi a primeira vez que dei esse passo em relaรงรฃo ao cinema, uma caminhada pra ficar adulto, mas sem perder o tom infantil, o que Spielberg conseguiu em alguns filmes. Vindo da televisรฃo, o jovem diretor precisava mostrar serviรงo e tinha que contrapor a cara de menino com temรกticas adultas. Ganhou fama com Encurralado, filme para TV que cria o suspense com cรขmera subjetiva, ritmo narrativo e, claro, o tamanho desproporcional do caminhรฃo perto do carrinho. Quatro anos depois ele aprimoraria a tรฉcnica em Tubarรฃo, que o consagrou como Midas de Hollywood ao gerar filas pra, por quase todo o filme, nรฃo se ver o protagonista. Entre os dois estรก Sugarland Express, outra perseguiรงรฃo, nesse caso no estilo Bonnie and Clyde.

Com Contatos imediatos do terceiro grau, o diretor manteve o jogo com o que nรฃo pode ser visto, desta vez envolvendo desenhos, modelos em purรช de batata e em argila, atรฉ encontrar Franรงois Truffaut e os acordes clรกssicos de John Williams. A cena da porta abrindo pra luz รฉ uma das mais cรฉlebres da ficรงรฃo cientรญfica e nem a computaรงรฃo atual sob tutela de Jeff Nichols conseguiu chegar aos pรฉs contando a mesma histรณria em Midnight Special. Spielberg fala sรฉrio sem perder o jogo, diverte e segura o espectador no tom que mostrou desde o inรญcio da carreira, mas faltava, como alguns criticavam, fazer pensar.

Atรฉ entรฃo, a crรญtica nรฃo incluiria Spielberg entre diretores politizados, mas isso muda em 1985 com A cor pรบrpura. Acima de tudo feminista, a histรณria trata da mulher dentro da sociedade e de um grupo social dentro de outro, como ocorre com os negros numa cultura racista branca. O Spielberg polรญtico volta em outros filmes com prioridade em valores humanos, como a jornada do jovem (Batman?) em busca dos pais em Impรฉrio do Sol ou em Ghostโ€ฆ digo, Alรฉm da eternidade e os incรชndios na floresta.

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A equaรงรฃo se inverte quando, mesmo com o protagonista humano, o lado polรญtico se torna mais importante em A lista de Schindler. No cinema, fui com minha irmรฃ ver mais um Spielberg, provavelmente, como se constatou, o Spielberg do Oscar; mas nรฃo era apenas mais um. O incรดmodo do preto e branco foi logo abstraรญdo perto de tantos outros, que acompanhamos mudos, atรฉ na cena da mulher nua sobre a cama do comandante do campo de concentraรงรฃo. Naquele momento minha irmรฃ susurrou: um seio no filme do Spielberg!? Essa frase รฉ nosso rito de passagem.

O diretor volta ร  Segunda Guerra pra resgatar outro Oscar e o Soldado Ryan, conquistado nos trinta primeiros minutos do filme, na Normandia, mas sua seriedade tambรฉm volta ร  questรฃo do preconceito. Em Amistad, alรฉm da magnรญfica fotografia de Janusz Kaminski, a problemรกtica racial รฉ tratada no formato โ€˜filme de tribunalโ€™, tรฃo caro aos americanos. Com os altos e baixos vividos pelos imigrantes, a questรฃo da comunicaรงรฃo รฉ o ponto forte da discussรฃo, pois antes de julgar รฉ fundamental entender o que se julga e tudo vai e volta em funรงรฃo dessas possibilidades.

De volta ร  ficรงรฃo cientรญfica, Spielberg bebe em um dos mais prolรญficos autores do final do sรฉculo: Phillip K. Dick. Minority Report รฉ um jogo de tempos e realidades em que Spielberg se faz de sรฉrio com o ritmo da crianรงa de antes. Um jovem que se mostra tambรฉm em Prenda-me se for capaz, exercรญcio de sutilezas e referรชncias que รฉ um passo pra algo mais refinado. Com o mesmo Tom Hanks, O terminal รฉ um dos melhores trabalhos do diretor, com a sensibilidade desenvolvida pelo tempo, a riqueza narrativa despretensiosa de um filme que nรฃo nasceu pra ser blockbuster e o senso de humor refinado, mesmo que amparado em clichรชs, desenvolvido desde Indiana Jones e a รบltima cruzada. ร‰ o รบltimo exemplo de que a crianรงa soube crescer.

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