Anos após as primeiras notícias sobre o seu desenvolvimento, o filme Rebel Ridge foi lançado pela Netflix alcançando um grande sucesso rapidamente. Mas agora o público quer saber: a sua história é baseada em fatos reais, ou apenas pura ficção? Neste texto explicaremos este contexto para você.
Se você é um fã de filmes de ação, mas que também abordam situações de reviravoltas e tensão, então certamente precisa conferir Rebel Ridge na Netflix. Dirigido e roteirizado por Jaremy Saulnier, o filme que conta com Aaron Pierre no papel principal, além de ter nomes como AnnaSophia Robb, David Denman e Don Johnson como coadjuvantes.
A história acompanha Terry Richmond, um ex-fuzileiro naval que acaba sendo acusado por policiais corruptos de forma injusta em uma pequena cidade no sul dos EUA. Após ser detido, ele então tem o seu dinheiro confiscado pelos policiais ilegalmente. Acontece que Terry não aceita esta injustiça facilmente, iniciando assim uma história na qual ele decide enfrentar estes policiais e o seu sistema corrupto, com eles sendo liderados pelo chefe de polícia Sandy Summers.
Desde o seu primeiro dia, o filme passou a se destacar na Netflix como um grande sucesso da plataforma. O projeto chamou atenção do público principalmente pelas cenas de ação e confronto entre Terry e a polícia local, além do desenvolvimento de sua trama que é muito bem construída. E enquanto se destaca no mundo, a produção ainda conseguiu uma avaliação no Rotten Tomatoes com mais de 95% de aprovação.
Rebel Ridge não é baseado em uma única história real
Apesar de parecer inspirada em uma história real, a narrativa de Rebel Ridge é ficcional. No entanto, o realismo presente no filme é algo que se destacou diante do público, principalmente por conta das injustiças legais que Terry sofre dos policiais da pequena cidade. O enredo do filme também prendeu atenção do público, já que o mesmo é extremamente imersivo do início ao fim por conta dos seus toques nos quais destaca os probleas reais no sistema de justiça.
O cineasta Jeremy Saulnier, que já é conhecido por outros projetos de impacto, continua então com este novo projeto da Netflix com a sua missão de criar tramas que desafiam o espectador enquanto eles refletem sobre questões sociais. Em Rebel Ridge, ele foca na prática real do confisco de bens civis, uma injustiça que afeta milhares de pessoas no seu dia a dia.
O filme não é baseado em uma história real, mas se inspira em situações comuns de injustiça e confisco de bens
Uma das mensagens mais poderosas de Rebel Ridge é justamente a sua crítica ao confisco de bens civis em situações de completa injustiça. Na trama, Terry tem seu dinheiro confiscado pelos policiais, sem direito a um julgamento justo. Essa prática, que é permitida pela lei nos Estados Unidos, é questionada pelo diretor ao longo do filme. A forma como o cineasta aborda essa questão torna o enredo ainda mais interessante, especialmente em um momento onde a confiança no sistema de justiça é frequentemente questionada.
Com cenas de ação intensas e uma crítica social poderosa, Rebel Ridge vai além de um simples filme de ação. Isso porque ele nos faz refletir sobre como a lei, em alguns casos, pode ser usada para prejudicar os cidadãos, em vez de protegê-los.
Confira também: Antes de Rebel Ridge: 7 filmes com AnnaSophia Robb que você não pode perder
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.