Algum após ter o seu desenvolvimento anunciado, a animação Raya e o Último Dragão chegou nesta sexta-feira, 05 de março, aos cinemas e também no Disney+ com custo adicional para o Premier Access. Contudo, quando o filme estará disponível sem a taxa? Separamos a resposta logo abaixo.
Talvez você também queira ler: Virando o Jogo dos Campeões | O que sabemos sobre a série até o momento
Afinal, quando a animação Raya e o Último Dragão poderá ser vista no Disney+ sem taxa adicional?
Se você não estiver disposto a pagar os R$ 69,90 cobrados pela Disney como taxa para o seu Premier Access para assistir a animação Raya e o Último Dragão já a partir do dia 05 e março no Disney+, então a boa notícia é que a data em questão já foi definida.
Em um comunicado oficial, a Walt Disney Studios e o Disney+ confirmaram que a animação poderá ser vista por todos os assinantes da plataforma de streaming sem qualquer custo adicional a partir do dia 23 de abril. Ou seja, mais de um mês após o seu lançamento com Premier Access.
Por sua vez, aqueles que optarem pagar o valor em questão, a animação Raya e o Último Dragão então estará disponível no seu catálogo entre os dias 05 e 19 de março. No período em questão, os assinantes poderão ver a animação quantas vezes quiserem nos seus dispositivos preferidos, ao mesmo tempo em que o filme entra em cartaz nos cinemas.
Decisão em lançar Raya e o Último Dragão no Disney+ foi tomada por conta da pandemia
Como é de conhecimento público, e constantemente destacado, a pandemia de Coronavírus (Covid-19) acabou influenciando os estúdios a modificarem diversos planos para os seus lançamentos cinematográficos. E claro, a Walt Disney Studios acabou tomando algumas decisões envolvendo lançamentos híbridos ao até mesmo voltados para o Disney+.
O live-action de Mulan foi o primeiro longa a ser lançado com Premier Access nos EUA durante o ano de 2020, quando a plataforma ainda não havia chegado ao Brasil. Por sua vez, meses depois (em dezembro) Soul entrou diretamente como parte do catálogo do Disney+ sem necessidade da taxa. E agora, com Raya e o Último Dragão, a taxa extra volta a ser cobrada.
Neste ponto é válido citar que o Premier Access vem causando dois tipos de polêmicas no lançamento de Raya e o Último Dragão. O primeiro deles é o valor elevado no território brasileiro, que vem causando reclamações, enquanto o segundo envolve o fato de que redes de cinema são contra tal decisão. A Cinemark, por exemplo, não pretende exibir a animação nos cinemas brasileiros.
Ainda assim, este parece ser o formato da moda do momento por diversos motivos. O principal deles, é claro, envolve a busca dos estúdios em recuperar o investimento nos seus projetos usando as suas próprias plataformas. Algo que, além da Disney, a Warner já definiu fazer também com o HBO Max nos EUA.
Confira o trailer da animação:
Sobre a animação Raya e o Último Dragão
O reino encantado chamado Kumandra é dividido em cinco regiões e sua população venerava os dragões mágicos que eram presentes no reino, porém estes dragões entraram em extinção misteriosamente, e agora o reino está ameaçado por uma força maligna e obscura. Para salvar seu lar, a guerreira Raya (Kelly Marie Tran) embarca em uma jornada cheia de perigos pelas cinco regiões atrás do dragão Sisu (Awkwafina), o último sobrevivente, que também irá embarcar em uma jornada atrás de sua pedra mágica perdida.
Co-dirigido por Paul Briggs e John Ripa, e produzido por Osnat Shurer e Peter Del Vecho, o roteiro da animação é assinado por Qui Nguyen e Adele Lim, enquanto a sua trama é baseada em contos, lendas e culturas do Sudeste Asiático, principalmente em países como Indonésia, Tailândia, Vietnã e Camboja.