Meses após ter o seu desenvolvimento anunciado, a série Falcão e o Soldado Invernal começou a ser exibida pelo Disney+ no dia 19 de março de 2021. E entre as muitas questões envolvendo a sua trama, uma que vem chamando atenção é a sua grande quantidade de introduções ao MCU.
Talvez você também queira ler: Soldado Invernal | A história completa do personagem no MCU
Como já destacamos em outros textos, a série logo em seu início cuidou de introduzir o grupo de vilões conhecido como Apátridas, além de também nos apresentar um vislumbre do Agente Americano ao final do seu primeiro episódio. A organização terrorista e o substituto do governo para o manto do Capitão América, ao que tudo indica, estarão presentes em praticamente toda a trama. Entretanto, muito mais aos poucos vai ganhando evidência.
Um bom exemplo disso é o fato de que o primeiro capítulo da série Falcão e o Soldado Invernal também cuidou de introduzir ao universo criado pela Marvel Studios o personagem Joaquín Torres como uma espécie de parceiro de Sam Wilson em uma das suas missões. Mas quem é este personagem? Bem, nós listamos alguns detalhes sobre ele logo abaixo.
Conheça a história de Torres, o personagem das HQs que está em Falcão e o Soldado Invernal
Um ponto que merece ser destacado logo de início é que Torres – nome completo Joaquín Torres – não é um personagem inventado para a série Falcão e o Soldado Invernal, da Marvel Studios e Disney+, mas sim um personagem dos quadrinhos. Embora seu enredo quase certamente não vá se desenrolar exatamente como nos quadrinhos – afinal, isso quase nunca acontece no MCU – se a Marvel escolher seguir vagamente seu arco pode ser algo significante para a série e também para o futuro da franquia.
Torres não está há muito tempo nos quadrinhos da Marvel, tendo apenas feito sua primeira aparição no Capitão América: Sam Wilson #1, em 2015, como uma criação do escritor Nick Spencer e do artista Daniel Acuña.
Nascido no México, Joaquin Torres aos seis anos se mudou para Tucson, Arizona, na América do Norte, com sua mãe e avó. Quando adolescente, ele se tornou um samaritano, fornecendo comida, água e remédios para os que cruzam a fronteira. Aos dezessete anos, durante uma corrida de água, o grupo racista Filhos da Serpente o sequestrou, levando-o à cidade de Nova York para o Dr. Karlin Malus, também conhecido como Dr. Karl Malus, para passar por experimentos.
Realizando experimentos em Joaquin usando o material genético do falcão vampiro Redwing, Malus o transformou em um híbrido falcão / humano que lhe dá asas, um fator de cura regenerativo e uma ligação psíquica com Redwing, o pássaro Falcão de Sam Wilson. Quando o Falcão, agora como Capitão América, e Mercedes Knight, também conhecido como Misty Knight, recebem a notícia da avó de Joaquin, Mariana, de que ele foi capturado, eles cumprem seu dever heróico e o libertam da base de Malus em Nova York.
Poderes e habilidades nas HQs
Depois de passar por um experimento com o vampiro / falcão Redwing, Joaquin sofre mutações permanentes, incluindo asas que o permitem voar. Da natureza vampírica de Redwing, ele também possui uma capacidade regenerativa. Ele também compartilha um link psíquico para Redwing, semelhante ao link de Sam. Este link permite que Joaquin e Sam estejam mentalmente conectados.
Enquanto as asas de Joaquin foram criadas em um laboratório pela Serpent Solutions, as mutações que ele experimenta como resultado do experimento de Malus acabam sendo permanentes. A Dra. Claire Temple avalia sua condição e determina que, como Redwing é vampírico por natureza com um fator de cura, essa habilidade regenerativa foi passada para Joaquin e impede qualquer regressão de suas mutações. Seus olhos também aumentam após o experimento, e suas mãos e pés parecem garras.
Confira também: Falcão e o Soldado Invernal | Entenda onde a série se encaixa na linha temporal do MCU
As diferenças de Joaquín Torres nas HQs e na série Falcão e o Soldado Invernal
Como é possível notar, as diferenças entre o Joaquín Torres das HQs e o que vimos até o momento em Falcão e o Soldado Invernal são extremamente gritantes. Na série, até o momento Torres não conta com nenhum dos poderes que a sua versão das páginas apresentou até hoje. Por sua vez, a relação mentor-pupilo com Sam Wilson foi algo extremamente mantido até o momento, o que nos dá uma ideia de como isso também pode ser abordado.
Uma outra mudança que podemos destacar sobre a versão de Torres no MCU envolve justamente o contexto do seu arco na série. Obviamente, o Torres do MCU tem algumas milhas a mais do que o adolescente nos quadrinhos, mas o enredo militar é novo. Ainda não foi revelado muito sobre a vida de Torres antes de entrar para o exército, ou se ele conhecia ou não Sam antes da missão em que trabalharam juntos na estreia, mas é provável que eles tenham se conhecido no MCU trabalhando para os militares ou para o governo dos EUA e o veterano Sam Wilson gostou do jovem e diligente soldado.
Ainda assim, a personalidade de Torres nos quadrinhos parece ter sido transferida intacta para a tela em Falcon & Winter Soldier. Ele ainda está cheio de exuberância juvenil, e a ideia de super-heróis ainda é um pouco inspiradora para ele, a julgar pela sugestão de adoração ao herói em suas interações com Sam. Ele também é um benfeitor que se esforça para fazer a coisa certa, seja se desculpando com um policial que teve de derrubar ou tentando parar sozinho o grupo terrorista Apátridas, embora a única coisa que tenha sido destruída tenha sido seu próprio rosto. Ele é um bom garoto nos quadrinhos e, até agora, isso parece não ter mudado.
Como Joaquín Torres se encaixará no futuro do MCU?
O arco de Sam em Falcão e o Soldado Invernal está sendo focado sobre ele aceitar o fato de que é digno o suficiente para pegar o escudo de Steve Rogers e se tornar o próximo Capitão América. Isso significa que, no final da série, haverá um espaço aberto onde o manto do Falcão já existiu, e não seria nenhuma surpresa ver Torres assumir tal posto no final da produção, assim como a sua versão nos quadrinhos.
Se ele fizer isso, será uma continuação do movimento jovem que a Marvel Studios colocou em prática em seu universo recentemente e no futuro de curto prazo. Joaquín Torres, o Falcão, se juntaria então a um grupo de jovens heróis que já inclui, ou incluirá, o Homem-Aranha (Peter Parker), Wiccano (Billy Maximoff) e Celeré (Tommy Maximoff), Miss Marvel (Kamala Khan), Gaviã Arqueira (Kate Bishop) ) e Ironheart (Riri Williams), junto com outros que ainda não foram confirmados, mas podem muito bem ser introduzidos nos próximos anos.
É válido citar que estas diversas introduções que estão sendo feitas, ou preparadas, são extremamente inteligentes. Afinal, além de preparar o caminho para a criação de um novo grupo de heróis, possivelmente os Jovens Vingadores, a Marvel Studios ainda está aproveitando toda a extensão do seu universo para criar uma grande interação destes novos nomes com outros já extremamente conhecidos do público.
Sobre a série Falcão e o Soldado Invernal
“Seguindo os eventos de ‘Vingadores: Ultimato’, Sam Wilson/Falcão (Anthony Mackie) e Bucky Barnes/Soldado Invernal (Sebastian Stan) se unem em uma aventura global que testa suas habilidades – e sua paciência – em ‘Falcão e Soldado Invernal’”.
Anthony Mackie e Sebastian Stan, intérpretes respectivos dos personagens protagonistas, retornam aos seus papéis na série da Marvel Studios. Além disso, a atriz Emily Van Camp também foi confirmada no projeto novamente como a intérprete da Agente 13.
Outro nome que também estará no projeto é o ator Daniel Bruhl, que por sua vez reprisará o seu papel como vilão Barão Zemo, que esteve em Capitão América: Guerra Civil. Além disso, Georges St. Pierre voltará a viver o vilão Georges Batroc, de Capitão América: O Soldado Invernal. Outra possível aparição / retorno da série é o de Don Cheadle, intérprete do personagem James “Rhodey” Rhodes / Máquina de Combate, já que o mesmo revelou recentemente que aparecerá na série.
A série também contará com novidades em seu elenco para o MCU, com o ator Wyatt Russell sendo o intérprete do personagem conhecido como o Agente Americano. Erin Kellyman interpreta Karli Morgenthau, uma membro anarquista mascarada do grupo anti-patriotismo os Flag-Smashers e Adepero Oduye interpreta Sarah Wilson, irmã de Sam Wilson. Desmond Chiam, Miki Ishikawa, Noah Mills, Carl Lumbly, e Danny Ramirez foram escalados para papéis não revelados.
Kari Skogland é a responsável pela direção dos 6 episódios, enquanto Derek Kolstad (da franquia John Wick) é um dos roteiristas. Malcolm Spellman assume o cargo de showrunner da série.