PREY | Choque no Sistema

Jogo รฉ tudo que fรฃs de sci-fi poderiam desejar

Prey รฉ o novo game da Arkane Studios, criadora da sรฉrie Dishonored, publicado pela Bethesda – famosa por Fallout e The Elder Scrolls. Embora seja o reboot do excelente, e quase nunca reconhecido,ย Prey (2006) o game รฉ uma reimaginaรงรฃo completa da franquia. Como os prรณprios diretores da Arkane disseram, apenas a temรกtica bรกsica de enfrentar alienรญgenas e o nome dos jogos sรฃo pontos comuns. Todo resto รฉ novo.

Embora eu esperasse uma continuaรงรฃo mais raiz, ou uma sequรชncia direta como seria com o canceladoย Prey 2, eu estava cauteloso quanto aย esse recomeรงo. Serรก que a Arkane conseguiu criar mais um tรญtulo de qualidade, ou esse aquiย foi pro espaรงo? Peguem suas chaves de fenda e se preparem. Estรก na hora de mais uma anรกlise doย Jornada Geek.

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Houston, temos um problema

Prey se passa na estaรงรฃo de Talos I, uma maravilha da engenharia moderna. Lรก eram feitas muitas pesquisas envolvendo seres extraterrestres. E, tambรฉm, meios de fornecer conhecimento e habilidades aos seres humanos atravรฉs da implantaรงรฃo de chips batizados deย neuromods.ย Pra variar, algo deu muito – mas muito errado! Alienรญgenas chamados deย Typhonย invadiram o lugar e mataram quase todos os tripulantes.

Controlamos um dos poucos sobreviventes. Podemos escolher o sexo de nosso herรณi ou heroรญna, que รฉ conhecido como Morgan Yu. Irei me referir a Morgan no feminino, pois foi o que eu escolhi jogar. Contar mais que isso seria matar a surpresa da histรณria, que รฉ surpreendentemente boa e bem escrita. Ainda que ela seja vaga no comeรงo, as coisas pegam um gรกs bom para o meio e chegam a uma conclusรฃo satisfatรณria. Apenas digo: vejam o final e tirem suas prรณprias conclusรตes.

Ainda que seja a mesma ideia de isolamento e aliens do game de 2006, a histรณria รฉ completamente diferente. Nรฃo temos mais protagonistas indรญgenas e tons espirituais na jornada. Aqui a onda รฉ muito maisย sci-fi. Ainda que eu ache a premissa original mais refrescante, essa funcionou e foi bem implementada. Nisso nรฃo ficou devendo nada ao original.

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Prey imagem 1
Vai um colรญrio aรญ, campeรฃo? (Fonte: Reproduรงรฃo)

Sobre o ombro de gigantes

Uma das primeiras coisas que notei foi como esse jogo me lembrouย System Shock. Para quem nรฃo conhece, esse รฉ um clรกssico doย Survival Horror eย inspiraรงรฃo que originou o lendรกrioย Bioshock. Podemos notar as referรชncias logo na primeira arma que conseguimos, a boa e velha chave de fenda. Assim como emย Bioshock,ย Prey se passa em um ambiente completamente desolado, salvo pelosย Typhons e cadรกveres da tripulaรงรฃo. Nossa รบnica amiga รฉ January, que conversa conosco atravรฉs de um comunicador.

Quando eu faรงo essa observaรงรฃo, nรฃo digo como algo ruim. O jogo รฉ um ode aos clรกssicos do passado, homenageando suas melhores partes sem ser uma cรณpia barata. A Arkane entendeu o que fez esses jogos brilharem, sua essรชncia. Ela compreendeu, honrou e adaptou dentro das mecรขnicas usadas para criarย Prey, e o resultado dificilmente poderia ser melhor. Temos, aqui, um forte candidato ร  jogo do ano em sua categoria.

O clima de isolamento da estaรงรฃo รฉ incrรญvel, e faz a atmosfera ser igualmente deprimente e solitรกria. Alรฉm disso, serve para manter uma tensรฃo constante, principalmente pelo fato dos inimigos poderem se disfarรงar como objetos do cenรกrio. Duas canecas de cafรฉ em uma mesa? Melhor ficar de olho parceira. Pode ser um alien querendo te assimilar.

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Um dos grandes sinais que um jogo รฉ inspirado em System Shock รฉ ter uma chave de fenda como arma inicial. (Fonte: Divulgaรงรฃo)

Malditas canecas de cafรฉ

Osย typhons tem uma habilidade interessante, e original, de se transformar em itens do cenรกrio. Isso faz com que estejamos sempre ligados e sem saber de onde virรก o ataque. Mais pra frente conseguimos uma habilidade que nos permite enxergar atravรฉs desse truque, mas atรฉ lรก espere muitos sustos e mortes inesperadas.

Certa vezย eu estava chegando em uma mesa para xeretar num computador atrรกs de senhas para portas e tive minha vida arrancada por um alien disfarรงado como uma maรงรฃ. Outra vez, fiquei todo feliz por achar minha primeira arma de fogo. Sร“ QUE NรƒO. NADA DE PROTEร‡รƒO PARA VOCรŠ SRA. MORGAN, CARREGUE SEU JOGO DO รšLTIMO SALVAMENTO. Eu fiquei revoltado na hora, mas foi a primeira vez que algo do tipo aconteceu comigo em todos esses anos nessa indรบstria vital. Inesperado, criativo e um tanto quanto memorรกvel.

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Apรณs certo tempo pode ficar um pouco frustrante, principalmente porque tem um efeito sonoro que mostra quando um inimigo vai surgir do nada. ร‰ efetivo e ajuda, mas quebra um pouco da surpresa. Algumas vezes, tambรฉm, ele ativa sem que haja nenhum perigo por perto. Esses foram meus momentos mais tensos. Sem saber se haviam inimigos ou nรฃo, olhando todo canto. Essa atmosfera, essa sensaรงรฃo de vulnerabilidade e forte presenรงa dos antagonistas elevamย Prey a um alto patamar em seu meio.

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Conselho de malandro: destruam todas as canequinhas. (Fonte: Reproduรงรฃo)

Melhor nรฃo encarar

Como nada รฉ perfeito, vou reclamar de duas coisas aqui. Primeiro, do combate. Embora tenhamos uma boa gama de armas e sejam criativas, o combate รฉ bem fraco. Os golpes e tiros nรฃo tem impacto, e devido a mobilidade dos inimigos muitas vezes acaba sendo questรฃo de sorte acertar ou nรฃo. Bom que podemos ser sorrateiros e evitar brigas desnecessรกrias.

Outro negativo รฉ o tempo de carregamento. Osย loadings iniciais levam um bom tempo para acontecer, o que incomoda um pouco. Felizmente, apรณs isso podemos explorar as รกreas livremente. Mas mudar de รกrea para รกrea dรก um pouco de desanimo devido ao tanto de tempo que temos que ficar esperando.

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As armas sรฃo variadas e imaginativas. (Fonte: Reproduรงรฃo).

Sons e visuais espaciais

O visual do jogo รฉ maneiro para caramba, e a estaรงรฃo รฉ muito detalhada. Temos itens pequenos como canecas e fotos que dรฃo vida ร s estaรงรตes de trabalho. E as texturas e modelos sรฃo muito bem feitas na maioria do tempo. Claro, vemos algo serrilhado ou com baixa definiรงรฃo vez ou outra, mas nada que seja muito perceptรญvel. O visual do jogo agradou bastante, e o design das fases foi feito de maneira magistral. Principalmente por implementar as armas como maneiras de se explorar e alcanรงar lugares mais difรญceis. Esse tipo de interaรงรฃo รฉ rara hoje em dia, e muito bem vinda.

A trilha sonora รฉ muito bem feita, e eu recomendo fortemente que joguem usando umย headset. Nรฃo apenas para ouvir as batidas e sons da estaรงรฃo, ou dos inimigos, ou as dicas visuais de que algo tenso estรก para acontecer. Mas, tambรฉm, para aproveitar as mรบsicas. Todas sรฃo muito bem feitas e caem como luvas nos momentos em que sรฃo usadas. Confiram a trilha de abertura do jogo, uma das minhas preferidas e que entrou para minha playlist pessoal:

Veredito

Preyย foi uma das minhas surpresas mais agradรกveis desse ano. Eu sou chato comย reboots, e podia jurar que esse seria mais um dos casos que revivem uma franquia apenas pelo nome. Mas, felizmente, a Arkane mandou bem demais e criou mais uma joia para sua coleรงรฃo de sucessos.

Seja por fazer jus ao legado deย System Shock, seja por incluir novas ideias e melhorias para o conceito,ย Prey conseguiu se inspirar e honrar os gigantes do passado sem deixar de contribuir para o crescimento e melhoria do gรชnero como um todo. Com uma duraรงรฃo considerรกvel, histรณria intrigante, possibilidade de customizaรงรฃo de habilidades e itens, tem muito que se amar aqui. Ah, e tudo dublado e legendado em portuguรชs!

E eu nem falei a fundo sobre as habilidadesย Typhon que recebemos, e como seu uso impacta no gameplay e na histรณria. Essa deixo para vocรชs descobrirem, e se surpreenderem como eu. Porqueย Prey รฉ isso. Cair no desconhecido, explorar cada canto, ler cada documento e descobrir. ร‰ tomar sustos e ficar na ponta da cadeira, รฉ se sentir acuado e pensar rรกpido em como sair daquela situaรงรฃo drรกstica. ร‰ ficar aflito sem saber o que te espera, em ponderar se a curiosidade vale o risco de dar de cara com uma aberraรงรฃo travestida de utensรญlio domรฉstico. Em suma?ย Prey รฉ realmente bom demais!

O game foi lanรงado para PlayStation 4, Xbox One e PC no dia 5 de maio. Atรฉ o momento, a mรฉdia do game no Metacritic รฉ 79 na versรฃo de PS4, 85 para PC e 88 para Xbox One.

Nota Surpreendente

ย *Review elaborado usando a versรฃo de PS4 do jogo. Cรณpia fornecida pela desenvolvedora.

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