O ano de 2016 está chegando ao fim, então também chegou o momento de pensarmos em uma lista contando com os títulos que consideramos os melhores que foram lançados ao longo dos últimos meses.
Além disso, também é válido destacar que alguns filmes que concorreram ao último Oscar acabaram fazendo parte do material por conta da época dos seus lançamentos em nosso país.
Sem mais delongas, confira abaixo:
1 – A Chegada;
A trama é centrada na Dr. Louise Bancos (Amy Adams), uma especialista em linguística, que é recrutada pelos militares para determinar se os alienígenas que recentemente pousaram na Terra estão em uma missão de paz, ou são uma ameaça.
2 – O Quarto de Jack;
Joy (Brie Larson) e seu filho Jack (Jacob Tremblay) vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick (Sean Bridgers), que os mantém em cativeiro. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local, mas não vê a hora de deixá-lo. Para tanto, elabora um plano em que, com a ajuda do filho, poderá enganar Nick e retornar à realidade.
3 – Spotlight: Segredos Revelados;
Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.
4 – Zootopia;
Judy Hopps é a pequena coelha de uma fazenda isolada, filha de agricultores que plantam cenouras há décadas. Mas ela tem sonhos maiores: pretende se mudar para a cidade grande, Zootopia, onde todas as espécies de animais convivem em harmonia, na intenção de se tornar a primeira coelha policial. Judy enfrenta o preconceito e as manipulações dos outros animais, mas conta com a ajuda inesperada da raposa Nick Wilde, conhecida por sua malícia e suas infrações. A inesperada dupla se dedica à busca de um animal desaparecido, descobrindo uma conspiração que afeta toda a cidade.
5 – Perdido em Marte;
O astronauta Mark Watney (Matt Damon) é enviado a uma missão em Marte. Após uma severa tempestade ele é dado como morto, abandonado pelos colegas e acorda sozinho no misterioso planeta com escassos suprimentos, sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra.
6 – Os Oito Odiados;
Durante uma nevasca, o carrasco John Ruth (Kurt Russell) está transportando uma prisioneira, a famosa Daisy Domergue (Jennifer Jason Leigh), que ele espera trocar por grande quantia de dinheiro. No caminho, os viajantes aceitam transportar o caçador de recompensas Marquis Warren (Samuel L. Jackson), que está de olho em outro tesouro, e o xerife Chris Mannix (Walton Goggins), prestes a ser empossado em sua cidade. Como as condições climáticas pioram, eles buscam abrigo no Armazém da Minnie, onde quatro outros desconhecidos estão abrigados. Aos poucos, os oito viajantes no local começam a descobrir os segredos sangrentos uns dos outros, levando a um inevitável confronto entre eles.
7 – Capitão Fantástico;
8 – Star Trek: Sem Fronteiras;
9 – Rogue One: Uma História Star Wars;
A trama acompanha Jyn Erso (Felicity Jones), uma jovem que muito nova viu o seu pai, Galen Erso (Mads Mikkelsen), ser levado de volta e obrigado a trabalhar novamente para o império por conta da sua genialidade. Na ocasião, uma arma era citada. Anos mais tarde, ela então tem sua ligação com Galen descoberta pela aliança rebelde. Tendo passado parte da sua vida com Saw Gerrera (Forest Whitaker), Jyn é pessoa perfeita para um contato com o combatente extremista por conta de uma mensagem enviada pelo seu pai por um piloto do império. No local, logo ela descobre que o conteúdo revela que a arma, intitulada estrela da morte, possuí uma falha e que seus planos precisam ser roubados. Mergulhando cada vez mais na situação em questão, a jovem acaba assumindo a liderança de um pequeno grupo de combatentes em busca de atingir tal objetivo e resgatar o seu pai.
10 – Deadpool;
Baseado nos quadrinhos do anti-herói mais controverso da Marvel, DEADPOOL conta a origem da história do ex-agente das Forças Especiais que tornou Wade Wilson (Ryan Reynolds) um mercenário. Após ser submetido a um experimento que o deixa com poderes de cura acelerada, Wade adota o alter-ego heroico, armado com suas novas habilidades e um ácido senso de humor.
11 – O Regresso;
12 – Mogli: O Menino Lobo;
A trama gira em torno do jovem Mogli (Neel Sethi), garoto de origem indiana que foi criado por lobos em plena selva, contando apenas com a companhia do urso Baloo (Bill Murray) e da pantera negra Bagheera (Ben Kingsley), sem nenhum contato com humanos. O menino é amado pelos animais, mas visto como uma ameaça pelo temido tigre Shere Khan (Idris Elba), que está decidido a matá-lo. Com a família de lobos ameaçada, Mogli decide se afastar. Baseado na série literária de Rudyard Kipling.
Menção 1 – Aquarius:
Além dos filmes citados acima, nossa primeira menção honrosa vai exatamente para o projeto brasileiro Aquarius. Estrelado por Sônia Braga, a produção ganhou uma grande força em sua divulgação por conta da sua qualidade e a linha de protestos feita pelo sua equipe na mesma época em que o Brasil passava (e ainda passa) por um período turbulento em sua política. Chegou a ser cotado como possível representante do Brasil na corrida pelo Oscar de Língua Estrangeira, mas acabou não acontecendo. Ainda assim, vale MUITO a pena ser conferido.
Menção 2 – Blockbusters e filmes de heróis:
Nossa segunda, e última, menção vai para diversos longas que conquistaram grande destaque em bilheteria ao longo do ano, que gostamos, mas que acabaram não figurando na lista acima. Estão entre eles Batman vs Superman e Capitão América: Guerra Civil, que com suas tramas modificadas para a grande tela nos agradaram muito, mas ainda assim poderiam ter entregue algo maior em alguns pequenos pontos. Além deles, temos também o recente Animais Fantásticos e Onde Habitam, que conseguiu levar o público de volta ao mundo mágico criado por J.K.Rowling e chegou prometendo a evolução de uma grande franquia cinematográfico.