A batalha de atores e diretores sobre os formatos de lançamentos de seus filmes é um dos pontos em alta em Hollywood nos últimos anos, principalmente após a pandemia de Covid-19. E no caso de Oppenheimer, o filme conta com um dos mais entusiasmados nomes contra o formato popularizado ao longo dos anos pela Netflix.
Oppenheimer, Christopher Nolan, e sua batalha contra o streaming
Assim como em 2022 o ator Tom Cruise lutou para que Top Gun: Maverick ganhasse mais tempo nos cinemas, o cineasta Christopher Nolan antes mesmo disso já se mostrava um nome forte contra o lançamento de filmes diretamente em plataformas de streamings.
Há anos Nolan comenta que nunca irá lançar um dos seus filmes em streamings, e que eles foram feitos para serem vistos em grandes telas de cinema. Para se ter uma ideia, recentemente o mesmo chegou a afirmar que prefere assistir as produções que já saíram do cinema em Blu-ray do que em uma das plataformas do mercado, enfatizando que a qualidade da imagem é melhor no formato de disco.
Oppenheimer, filme que está nos cinemas protagonizando uma disputa de bilheteria com Barbie, é justamente um fruto também da batalha de Christopher Nolan contra essa indústria digital. O longa é o primeiro filme do cineasta a não ser lançado pela Warner Bros. em muito tempo, e o streaming é ponto central de tal decisão.
Acontece que o cineasta entrou em conflito com o estúdio na época da pandemia, quando a Warner resolveu lançar todos os seus filmes no cinema e na HBO Max simultaneamente nos EUA. Isso gerou muitos comentários, debates intensos nos bastidores, e Nolan sempre esteve defendendo as telonas.
Na ocasião ele chegou a dizer que a HBO Max seria o pior serviço de streaming do mercado, e logo em seguida fechou um contrato com a Universal Pictures para distribuir o seu próximo filme: Oppenheimer. O acordo do cineasta com o novo estúdio contém uma claúsula de 100 dias de exibição nos cinemas para o seu filme.
Ou seja, assim como Tom Cruise deve travar uma nova batalhar e adiar o lançamento de Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1 nos streamings, Christopher Nolan deve seguir o mesmo caminho pelo seu Oppenheimer.
Mas afinal, quando Oppenheimer deve ser lançado nos streamings?
Como já destacamos anteriormente, Christopher Nolan tem um acordo com a Universal Pictures para que Oppenheimer seja exibido nos cinemas durante 100 dias. Ou seja, por pelo menos 3 meses não teremos o lançamento deste filme em plataformas de streamings.
Não apenas esse acordo, mas também o sucesso de Oppenheimer nas bilheterias devem fazer com que esse tempo possa se tornar ainda maior. O calendário de agosto e setembro para lançamentos não causaria qualquer disputa com o projeto, e neste momento hollywood ainda passa por uma greve de roteiristas e atores que pode causar adiamentos. Um cenário que garante ainda mais espaço para produções já lançadas.
Ainda assim, levando em consideração apenas o acordo firmado, neste momento podemos garantir que Oppenheimer não chega aos streamings antes de Outubro. Uma data mais realista, inclusive, seria novembro, dezembro, ou janeiro. Um período antes do Oscar para fazer com que pessoas relembrem deste projeto.
A plataforma para a qual o mesmo será lançado no Brasil ainda é desconhecida, mas uma aposta de primeira opção certamente seria a Telecine. Obviamente, por conta do sucesso do longa, empresas como Netflix, Amazon Prime e HBO Max devem entrar na briga para ter o filme em seus catálogos.
Confira o trailer:
Sobre o filme Oppenheimer
Christopher Nolan (Tenet, Trilogia Batman) é o responsávdel pela direção e roteiro do filme, além de também ser um dos produtores ao lado de Emma Thomas e Charles Roven. O longa é baseado no livro American Prometheus: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer, escrito por Kai Bird e o falecido Martin J. Sherwin.
Como anunciado anteriormente, Cillian Murphy (Batman – Begins, Peaky Blinders) viverá o protagonista, o cientista J. Robert Oppenheimer, conhecido como o “pai da bomba atômica”. O ator vai contracenar com Emily Blunt (Um Lugar Silencioso), que será responsável por interpretar a sua esposa, Katherine “Kitty” Oppenheimer.
Dos nomes adicionados recentemente, Robert Downey Jr. (Vingadores: Ultimato) será Lewis Strauss, o infame presidente da Comissão de Energia Atômica dos EUA. Já Matt Damon (Perdido em Marte, Jason Bourne) vai atuar como o Tenente General Leslie Groves, diretor do Projeto Manhattan.
Além disso, a atriz Florence Pugh (Viúva Negra, Little Women) e os atores Rami Malek (Bohemian Rhapsody, 007 – Sem Tempo Para Morrer), Benny Safdie (Obi-Wan Kenobi), Dane DeHann (The Son, O Espetacular Homem-Aranha 2), Alex Wolff(Pig) e Tony Goldwyn (King Richard) também foram confirmados no projeto.
Oppenheimer já está em exibição nos cinemas.
Confira também: Atividade Paranormal: Como assistir aos 8 filmes em ordem cronológica
Não deixe de acompanha todas as notícias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.