Onde Alien: Romulus se encaixa na linha do tempo da franquia

Um Xenomorfo saltando na tela
A franquia Alien é uma das franquias de filmes de ficção científica mais bem-sucedidas e populares de todos os tempos, sendo a propriedade um fenômeno da cultura pop desde o original de Ridley Scott. Embora tenha começado na década de 1970, a série e sua linha do tempo ainda estão fortes. Isso culmina com o lançamento do próximo Alien: Romulus, que é – e não é – a próxima entrada da franquia.

Longe de serem simples, os filmes Alien e seus derivados têm uma cronologia um tanto confusa. Isso foi agravado pelo filme Prometheus, que alguns espectadores inicialmente nem perceberam que estava relacionado a Alien. Alien: Romulus pode acabar tornando a continuidade ainda mais complicada, embora seja possivelmente a melhor chance que a série tem de um novo salto.

- publicidade -

A Duologia Prometheus é o início da linha do tempo alienígena

Onde Alien: Romulus se encaixa na linha do tempo da franquia

Embora tenha sido lançado mais de 30 anos após o Alien original, o filme Prometheus de 2012 é cronologicamente a primeira entrada na linha do tempo do Alien. O filme começa em 2089 antes de avançar para 2093, com o enredo envolvendo a tripulação da nave homônima. Seguindo um “mapa estelar”, a tripulação acaba encontrando diversos artefatos relacionados às origens da raça humana. Infelizmente, isso também os liga aos Engenheiros, um grupo de extraterrestres humanóides que aparentemente querem acabar com a humanidade.

O filme foi concebido como ambientado no mesmo mundo dos filmes Alien, embora essas conexões (além da insidiosa Weyland Corporation) não fossem inicialmente claras. As coisas ficam mais óbvias quando o filme termina, no entanto, com o filho mutante alienígena da Dra. Elizabeth Shaw (que foi removido de seu estômago e desde então cresceu imensamente) engravidando um Engenheiro. A prole dessa reprodução forçada brota do corpo do Engenheiro como uma versão ancestral dos Xenomorfos dos principais filmes de Alien.

- publicidade -

Esta série prequel continuou com Alien: Covenant de 2017, que aconteceu 11 anos após o fim de Prometheus. Lá, foi revelado que os Xenomorfos “aperfeiçoados” foram intencionalmente projetados por ninguém menos que David, o andróide humano visto no filme anterior. No entanto, ainda havia vários mistérios deixados pela conclusão do filme. Mais notavelmente, a nave do Engineer acidentada vista mais tarde no Alien original ainda não tinha sido explicada. Até agora, este é o filme Alien lançado mais recentemente, e não se sabe se algum dia haverá uma sequência direta que preencha a lacuna com os filmes posteriores.

Onde Alien: Romulus se encaixa na linha do tempo da franquia Prometheus RAaventuraMistério

Seguindo pistas sobre a origem da humanidade, uma equipe encontra uma estrutura em uma lua distante, mas logo percebe que não está sozinha.

Diretor Ridley Scott Data de lançamento 8 de junho de 2012 Elenco Noomi Rapace, Logan Marshall-Green, Michael Fassbender, Charlize Theron, Idris Elba, Guy Pearce Escritores Jon Spaihts, Damon Lindelof, Dan O’Bannon Runtime 2 horas e 4 minutos Produção de ficção científica do gênero principal Empresa Twentieth Century Fox, Dune Entertainment, Scott Free Productions

A clássica série Alien se passa menos de 2 décadas após a duologia Prometheus

Fechar

- publicidade -

Onde Alien: Romulus se encaixa na linha do tempo da franquia Relacionado ‘Sem telas verdes’: Alien: Diretor de Romulus provoca efeitos práticos para criaturas e cenários Alien: O diretor de Romulus, Fede Alvarez, fala sobre a importância de criar os Xenomorfos do filme usando a mesma equipe que os criou para Aliens.

O primeiro filme Alien se passa no ano de 2122, apenas 18 anos após a conclusão de Alien: Covenant. A trama envolve a tripulação do Nostromo, nomeadamente a protagonista da série Ellen Ripley, sendo forçada a enfrentar um Xenomorfo quando um deles infecta um dos seus. Também é revelado que Weyland-Yutani (tendo feito uma fusão desde os dias de Prometeu) está interessada em obter um espécime de Xenomorfo para seus próprios propósitos nefastos. Da mesma forma, entre os eventos deste filme e do último filme, um grupo de Engenheiros pousou no planeta LV-426 e ali depositou vários ovos de Xenomorfos.

A história continua em Aliens, que se passa em 2179. O salto no tempo e o fato de Ripley ter a mesma idade se devem ao fato de ela ter estado em sono criogênico nesse ínterim, com LV-426 se tornando uma colônia durante o salto no tempo. Infelizmente, uma legião de Xenomorfos é despertada, forçando Ripley e uma tripulação de soldados a entrar e enfrentá-los. Tanto Aliens quanto sua sequência, Alien 3, aconteceram em 2179. O último filme terminou com Ripley, agora a anfitriã da criança rainha Xenomorfa, sacrificando-se para se livrar da espécie de uma vez por todas. O quarto filme foi Alien: Resurrection, que se passa 202 anos depois, em 2381, e segue um clone de Ellen Ripley.

Usando amostras de sangue da verdadeira Ripley, os cientistas conseguiram criar réplicas dela e dos Xenomorfos. Isso faz com que a nova rainha Xenomorfa, que sofreu mutação genética, dê à luz um híbrido de aparência mais humana. Juntamente com a tripulação do Auriga, a clonada Ripley tem que lidar com sua prole enquanto os personagens eventualmente se dirigem para a Terra. Até agora, esta é a última novidade da série em termos de cronologia, e isso ainda não mudou, mesmo com o próximo Alien: Romulus.

Quando Alien: Romulus acontece?

Onde Alien: Romulus se encaixa na linha do tempo da franquia Relacionado ‘O detalhe é incrível’: Alien: Romulus estrela elogia os efeitos práticos do xenomorfo do filme Alien: Romulus a estrela Isabela Merced revela que ficou maravilhada com os efeitos práticos que foram usados ​​​​para dar vida aos Xenomorfos no filme de ficção científica.

A sétima entrada principal na linha do tempo geral de Alien, Alien: Romulus é lançada sete anos após a prequela, Alien: Covenant. No entanto, não é uma continuação da duologia Prometheus e, em vez disso, é de natureza mais independente. O filme se passa entre os eventos de Alien e Aliens, o que é, para ser justo, um período de várias décadas. O ano exato foi revelado como sendo 20 anos após o primeiro filme, o que significa que também se passa 37 anos antes de Aliens. A história envolverá um grupo de colonos espaciais que ficam cara a cara com um Xenomorfo mortal enquanto investigam uma nave espacial perdida.

Dado que o filme pretende ser narrativamente independente, é improvável que esta nave esteja diretamente ligada a qualquer coisa vista no primeiro filme Alien ou mesmo em Prometheus e Alien: Covenant. Como o filme ainda não foi lançado, resta saber se os pontos da trama de Romulus serão aproveitados em filmes futuros. Isso provavelmente depende do desempenho do filme, especialmente porque Alien: Covenant foi uma espécie de decepção nas bilheterias. Se o novo filme fizer sucesso, possivelmente receberá sequências diretas que vinculam mais firmemente as coisas aos acontecimentos de Aliens.

Os filmes Alien vs. Predator são Canon?

Onde Alien: Romulus se encaixa na linha do tempo da franquia

Os dois filmes Alien vs. Predator não são canônicos para os eventos dos filmes principais de Alien, e são mais como brincadeiras divertidas que colocam as duas espécies extraterrestres uma contra a outra. Os eventos dos filmes contradizem diretamente a tradição alienígena estabelecida, especialmente considerando o que foi revelado em Prometheus. Por exemplo, o primeiro filme Alien vs. Predator é mostrado como acontecendo no mesmo ano em que foi lançado: 2004. Isso não corresponde a Prometheus, que mostrou que a espécie Xenomorfo nem existia em uma forma primordial. até 2089. Da mesma forma, não tinha vínculos com os filmes Predador, que, por outro lado, estão em um cânone diferente de Alien. Assim, o filme crossover e sua sequência não têm relação com os outros filmes, incluindo o próximo Alien: Romulus.

Onde Alien: Romulus se encaixa na linha do tempo da franquia Alien: Romulus Sci-Fi Terror

Jovens de um mundo distante devem enfrentar a forma de vida mais aterrorizante do universo.

Diretor Fede Alvarez Data de lançamento 16 de agosto de 2024 Elenco Isabela Merced, Cailee Spaeny, David Jonsson, Archie Renaux Escritores Fede Alvarez, Rodo Sayagues Gênero principal Ficção científica

- publicidade -

Notícias Relacionadas

Jornada Geek
Jornada Geek
Criado e liderado por Marco Victor Barbosa, jornalista formado pela UniAcademia (antigo CES/JF), o site Jornada Geek foi fundado em 2012 sob o nome de Cinefagia. Em 2016 seu nome foi alterado, e ao longo de todos estes anos foi atualizado constantemente com notícias e textos sobre filmes, séries e games.

Últimas Notícias

- publicidade -