Após o sucesso em bilheteria do remake de O Rei Leão lançado em 2019 usando uma tecnologia de CGI, a Walt Disney Pictures está aos poucos trilhando o caminho para a construção de uma franquia. Contudo, agora com um possível foco em Mufasa.
O Rei Leão ganhará uma continuação
Após muitas especulações ao longo dos últimos meses, foi noticiado ao longo dos últimos dias que O Rei Leão 2 está realmente acontecendo. Entretanto, ao que tudo indica, desta vez teremos uma história diferente do que já foi mostrado ao público na continuação da animação original.
Embora a informação ainda não seja oficial, rapidamente começaram a surgir detalhes na internet que indicavam mudanças no caminho traçado para a Disney envolvendo o projeto que tinha o leão Simba como o seu grande protagonista no original. Entre eles, o maior deles indica que a trama será um prelúdio. Ou seja, ambientada no passado e focada na juventude de Mufasa.
Filme já tem roteirista e diretor confirmados
A novidade envolvendo este novo projeto ambientado no universo da franquia O Rei Leão também chegou já com alguns nomes importantes do seu bastidores definidos. Entretanto, desta vez o cineasta Jon Favreau deixará o cargo para a chegada de um novo nome que assumirá a função por trás das câmeras.
Acontece que a Walt Disney Studios contratou o cineasta Barry Jenkins (Moonlight) para ser o responsável pela direção do longa que está em desenvolvimento. Por sua vez, no roteiro não tivemos mudanças: Jeff Nathanson, que escreveu a trama do primeiro longa, estará de volta ao cargo em questão.
Mas afinal, o que esperar da trama de O Rei Leão 2?
Até o momento não temos informações oficiais sobre a trama de O Rei Leão 2, mas as indicações reveladas envolvem justamente o que já afirmamos: uma presença maior de Mufasa, no que será uma espécie de prelúdio para a história e não apenas uma continuação sobre Simba.
Outra possibilidade também destacada sobre o assunto é que podemos ter uma narrativa dividida entre sequência e prelúdio. Enquanto também conta a história seguinte envolvendo Simba, o seu reinado, e sua família, o projeto estaria pronto para explorar mais sobre a origem do seu pai. Ou seja, de qualquer forma Mufasa estaria em grande foco.
Um pouco do passado de Mufasa já foi mostrado na franquia O Rei Leão
É válido destacar que o passado de Mufasa ser explorado é muito interessante para o andamento da franquia O Rei Leão, principalmente pelo fato de que nos levará para um período pouco abordado ao longo dos diversos títulos animados lançados até hoje.
O site Screen Rant destaca que o que tivemos mais perto nas telas sobre o passado do pai de Simba está na série de TV The Lion Guard, produzida pela Disney, que por sua vez nos mostra os primeiros anos de Mufasa e do seu irmão, Scar.
Na trama mostrada, como leões adolescentes, Mufasa era o filho mais velho e herdeiro da Pedra do Reino e Scar foi nomeado líder da Guarda do Leão, protegendo os animais de ameaças externas. Acontece que também é neste período que a inveja de Scar cresceu, visto que o mesmo estava cansado de lutar constantemente contra os inimigos enquanto Mufasa permanecia como um príncipe amado pelos outros.
O líder da guarda do leão chega, inclusive, a impedir o plano de traição de outro leão, ganhando neste momento o seu famoso ferimento no olho. Entretanto, quando Scar retorna para a Pedra do Reino e conta a Mufasa sobre seus feitos, o mesmo simplesmente lhe agradeceu. E é neste ponto que surgia o antagonismo já conhecido.
Em O Rei Leão de 2019, Mufasa é apontado como o responsável pela ferida homônima de Scar, então é improvável que esta história de fundo permaneça intacta. De tal forma, certamente o novo projeto irá explorar o ressentimento persistente de Scar. Entretanto, não sabemos como a história do seu irmão será construída.
Mesmo assim, a história de O Rei Leão 2 pode ser muito diferente
Embora tenha tido um pouco do seu passado mostrado na série animada, a origem de Mufasa pode vir a ser explorada de uma forma extremamente diferente em O Rei Leão 2. Tudo isso viria do livro de 1994, também da Disney, intitulado A Tale of Two Brothers (O Conto dos Dois Irmãos).
No livro em questão, a trama apresenta um jovem Scar já como um vilão astuto, constantemente tentando colocar Mufasa em problemas ou colocá-lo em perigo. Entretanto, sempre o futuro rei e pai de Simba consegue se salvar das situações criadas pelo seu irmão mais novo.
O livro ainda nos revela também o nome do pai de Mufasa e Scar: Ahadi. Entretanto, o mesmo é acusado de favorecer o filho mais velho, criando assim a tensão entre os dois irmãos. É ainda válido lembrar que Mufasa conta um pequeno pedaço de sua história no filme de animação original do Rei Leão de 1994. Antes de mostrar a Simba os grandes reis do passado dentro do céu estrelado, destacando inclusive ter orgulho do que seu pai lhe disse.
Ainda assim, muito pouco se sabe sobre os pais de Mufasa, mas está claro que a maioria das lições que ele ensinou a Simba veio de seu próprio pai. De tal forma, em O Rei Leão 2 é provável que Mufasa interprete o jovem exuberante, enquanto seu pai será o governante sábio, oferecendo algumas dicas sobre como Mufasa cresceu para se tornar o grande rei visto em O Rei Leão.
A esposa de Mufasa, Sarabi, provavelmente será um personagem-chave em O Rei Leão 2. No mundo fictício da franquia, os príncipes são prometidos a seus futuros companheiros desde muito jovens, o que significa que qualquer prelúdio que conte com Mufasa irá quase certamente revelar como ele conheceu a mãe de Simba.
Mas qual história a Disney irá escolher para o passado de Mufasa em O Rei Leão 2?
Este acaba se tornando um dos grandes questionamentos do momento, visto que existem duas versões da história sobre o passado de Mufasa que já foram contadas pela própria Disney no passado. Afinal, qual delas será considerada canônica para o caminho que a franquia O Rei Leão irá seguir?
Ou melhor: será que existe a possibilidade de que eles nos apresentem uma nova história? Tudo parece possível neste momento, incluindo até mesmo uma possível mistura das duas abordagens que citamos acima.
Sobre o filme O Rei Leão
“Ambientado na Savana Africana, O Rei Leão conta a história de um jovem leão chamado Simba que perde seu pai, Mufasa, graças à seu temível tio Scar. Ele foge e decide se isolar, mas retorna, anos depois, para clamar seu lugar no trono”.
Confira também: O Rei Leão | Filme ultrapassa a marca de US$ 1 bilhão em bilheteria
O filme contou com um elenco de vozes formado por Donald Glover (Han Solo) como Simba, enquanto James Earl Jones retornou para dar voz ao Mufasa. Por sua vez, Beyoncé emprestou sua voz para Nala, o interesse amoroso do protagonista. Chiwetel Ejiofor (Doutor Estranho) foi o responsável pela voz do vilão Scar. Alfre Woodard, John Oliver, John Kani, Seth Rogen, Billy Eichner, Eric André, Florence Kasumba e Keegan-Michael Key também estiveram no elenco. Além disso, JD McCrary e Shahadi Wright Joseph foram as vozes dos jovens Simba e Nala.
Jeff Nathanson (O Terminal e Piratas do Caribe: a Vingança de Salazar) assinou o roteiro, enquanto Jon Favreau (Homem de Ferro, Mogli – O Menino Lobo) foi o responsável pela direção.
O novo filme de O Rei Leão ainda não teve a sua data de estreia definida.
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter e instagram.