Após mais de duas décadas de uma parceria de enorme sucesso entre FIFA (principal Organização de Futebol mundial) e a empresa EA, em 2022, as duas partes optaram por se separarem. Desde então, a FIFA está buscando por uma nova desenvolvedora que possa criar o próximo “grande jogo de futebol virtual”. Logo, será que teremos um jogo que poderá finalmente ameaçar a hegemonia de EA nos jogos de futebol?
De fato, essa novela está sendo construída há já vários anos, bem diferente dos voos cancelados Azul onde os direitos dos consumidores estão assegurados. Sem que os próprios jogadores tenham percebido, a FIFA terá exigido mais dinheiro à EA. Tal resultou em que a empresa tenha optado por abandonar o projeto de longa data, tendo lançado, no final do ano passado, o primeiro EAFC. Aliás, com um sucesso que em pouco ficou atrás do último FIFA 23.
2K é a empresa favorita para firmar parceria com FIFA
Mesmo que nada oficial tenha sido anunciado, já se sabe que a empresa 2K seria a principal favorito para conseguir a tão aguardada parceria com a FIFA. Sendo a criadora de NBA 2k, Madden e até o jogo de WWE, a 2K já é uma empresa muito respeitada dentro dos simuladores esportivos. Ao ponto de se já apontar um motor de busca maduro, algo que o próprio FIFA estaria buscando como alternativa.
Tudo isso resultou em que os rumores tenham apontado que um contrato de acordo entre os dois lados já estaria praticamente garantido. A única questão seria na data em que esse lançamento poderia ser realizado. Tendo em conta que o FIFA terá como especial objetivo de destronar a hegemonia de EAFC, a verdade é que o lançamento desse jogo terá que exceder todas as expectativas. Mas será possível tal acontecer?
Modo Ultimate Team ainda é o maior sucesso do EAFC
Com muitas críticas para com seus modos offline, como Pro Clubs ou Modo Carreira, o principal motivo para EAFC ainda continuar sendo um sucesso está em seu modo competitivo online: o Ultimate Team. Nesse modo, existe um sistema de divisões, bem como de várias recompensas, no final de cada semana. O resultado é que esse modo leva a que os jogadores tenham a tentação de estarem comprando novos packs.
Ora, é precisamente nessa compra de “coins” que a EA está conseguindo a maior receita em seu jogo. Porém, será que o possível FIFA 2K irá conseguir cativar os jogadores a gastarem dinheiro nessas potenciais loot boxes ou cartas especiais?
FIFA 2K poderá ser free to play?
Vale a pena relembrar que os novos lançamentos de simuladores de jogos de futebol estão lançando seu modo “free to play”. Enquanto que o EAFC continua sendo um jogo pago. Porém, o fenômeno do gaming parece estar mesmo “puxando” por esse modo gratuito. Seria assim interessante que o FIFA 2k lançasse seu tão aguardado título de forma gratuita, existindo somente alguns modos que fossem pagos.
A verdade é que ainda existem muitas questões sobre como poderá ser esse novo jogo do FIFA. Contudo, com um nível de descontentamento elevado nesse jogo de EAFC, será essa a verdadeira oportunidade para o FIFA ter um novo jogo dominante?
Confira também: Skull and Bones: Onde conseguir areia de fundição?
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.