NIOH | Sympathy for the Oni

Quebrando expectativas, Team Ninja trouxe um excelente exclusivo para PS4

Venho acompanhando o desenvolvimento de Nioh de perto desde o ano passado, quandoย  tive oportunidade de jogar a primeira demo. Consegui completar ela e as que saรญram depois, tendo uma boa ideia do produto final.

Ainda que vรก contra meu bom senso, fiquei com um hype tremendo pelo jogo. Nรฃo era para menos, jรก que vindo da mente dos caras da Team Ninja (famosos pela sรฉrie Ninja Gaiden), Nioh foi anunciado como um jogo de aรงรฃo nos moldes de Dark Souls, no qual um samurai oriental enfrentava diversos inimigos, humanos e yokais, no Japรฃo feudal, devendo sempre observar sua barra de Ki (ou stamina, para os mais chegados), coletar armas e equipamentos e usar de algo no estilo das almas da sรฉrie Souls para melhorar suas habilidades. E, sendo a cereja do bolo, o jogo possuรญa uma vibe de Onimusha que era simplesmente sensacional.

E, finalmente, estamos com o jogo nas mรฃos para testar e opinar. Serรก que ficou tรฃo bom assim?

O incrรญvel mundo de William

Nioh conta a histรณria de um marinheiro chamado William Adams, famoso por ser o primeiro samurai ocidental da histรณria. Ele chegou no Japรฃo em 1600 e apรณs algum tempo se tornou conselheiro do shogun Tokugawa Ieyasu. Para quem se interessar mais, a Wikipedia tem um artigo muito bem feito contando a vida dele. Mas jรก adianto que ele nรฃo lutou com demรดnios, utilizou espadas de fogo e nรฃo teve guardiรตes espirituais como o jogo nos mostra.

A Team Ninja tomou grandes liberdades com os personagens, tal qual Dinasty Warriors, Samurai Orochi e o prรณprio Onimusha fizeram. Nesse conto, William รฉ um homem em busca de sua guardiรฃ espiritual, que foi tomada por um alquimista chamado Edward Kelley, tambรฉm baseado em uma pessoa de carne e osso. Adams vai ao Japรฃo em busca de seu desafeto e lรก encontra demรดnios e bandidos oprimindo terras. ร‰ preciso bolar um plano para obter Amrita, uma espรฉcie de “Pedra Filosofal”, que tem o poder de mudar o rumo do mundo.

Nioh - PlayStation 4
Foto: Divulgaรงรฃo

Bem padrรฃo, nรฃo รฉ? Aquele velho conto de “mocinho tem algo roubado de si, persegue o malfeitor e se dรก de cara com uma conspiraรงรฃo que promete balanรงar a fรกbrica da realidade”. Nada de novo atรฉ aqui. Contudo, por mais simples que seja, a histรณria รฉ bem contada, os personagens sรฃo bem definidos e o ambiente รฉ construรญdo e apresentado com maestria. A produtora soube capturar toda a beleza e opressรฃo vistas na era Sengoku, bem como o charme das localidades e da parte mais rural do Japรฃo. Esse detalhamento e cuidado com a representaรงรฃo fazem atรฉ uma histรณria simplรณria e direta como a que รฉ apresentada ser interessante, ao ponto de que explorar as localidades nรฃo se torna uma coisa chata.

Em suma, nรฃo espere aqui uma trama elaborada e pessoal como a saga de Ellie e Joel (The Last of Us), mas sim uma que รฉ boa o suficiente para dar um sentido a aรงรฃo e criar vontade o suficiente para ver o final.

O Estilo Samurai

Umas das coisas que me agradou quando joguei a demo pela primeira vez, e fiquei feliz de ver bem implementada, foi a mecรขnica de stances que desenvolveram para o jogo. O jogador pode escolher entre trรชs stances para utilizar as armas de William, cada uma destas com um foco especรญfico:

  • High Stance รฉ focada em golpes fortes, porem mais lentos e fรกceis de um inimigo escapar ou defender e que consomem horrores de stamina.
  • Mid Stance รฉ o meio termo, possuindo golpes um pouco mais rรกpidos, menos fortes e com um consumo menor da barra de Ki.
  • Low Stance possui os golpes mais rรกpidos e com menos custos, alรฉm de uma esquiva mais ligeira, porรฉm seu dano deixa um pouco a desejar.

Por mais que pareรงa algo simplรณrio, esse esquema introduz uma complexidade bem vinda ao jogo, sendo que cada inimigo e cada situaรงรฃo pode ser encarada de diversas maneiras fazendo uso dessa mecรขnica, alรฉm de deixar o combate fresco, pois cada stance de cada arma possui golpes com tempos de animaรงรฃo e alcances diferentes. Alรฉm disso, William possui uma habilidade chamada Ki Pulse, que o permite recuperar imediatamente uma porรงรฃo do Ki ย utilizado para executar um golpe ou tรฉcnica. Esperar a barra carregar lentamente รฉ coisa do passado!

Essa mecรขnica funciona mais ou menos como o active reload da sรฉrie Gears of War, no qual o jogador precisa apertar um botรฃo (nesse caso R1) no tempo exato para executar a aรงรฃo. ร‰ interessante notar que seu uso nรฃo รฉ de todo obrigatรณrio, mas extremamente encorajado pelo game. O Ki Pulse permite que o jogador acabe com รกreas yokai, criado pelos demรดnios, onde seu Ki nรฃo recarrega, alรฉm de contar com algumas Skills que aumentam significativamente o dano do prรณximo ataque ao se fazer um Ki Pulse perfeito.

Nioh - PlayStation 4
Foto: Divulgaรงรฃo

Alรฉm disso, temos magias e ninjutsus. Aqui nรฃo temos nada de extremamente inovador: alocando pontos de habilidade, podemos compras shurikens para usar, talismรฃs para adicionar elementos aos ataques, pรญlulas de defesa e cura, bombas, kunais, o padrรฃo. O interessante รฉ que esses itens sรฃo recarregรกveis, e completam sempre que vocรช visita uma shrine (algo como as bonfires de Dark Souls). Cada um tem um gasto para se equipar, e a quantidade de itens que o jogador pode utilizar รฉ ligado ao nรญvel de Ninjutsu e Onmyo Magic que William possui.

Isso tudo, somado ร  quantidade de armas disponรญveis e as diferenรงas entre cada uma, deixam o combate sempre fresco, sem muita repetiรงรฃo e extremamente flexรญvel. Por exemplo, eu joguei usando uma categoria de armas chamada Kusarigama. Aqueles que jogaram o saudoso Ninja Gaiden 2, de PS3, devem se lembrar dela como a foice presa em uma corrente que Ryu usava com maestria para matar geral. Em Nioh, cada stance faz a arma ter um alcance diferente, sendo que a High Stance ย dela possui um ataque bom para separar inimigos (faz com que William atire a bola da corrente pra frente, atacando um inimigo e o chamando para si), alรฉm de ataques que prendem e puxam inimigos, no estilo da corrente do Scorpion de Mortal Kombat. Alรฉm dessa minha preferida, temos espadas simples e duplas, machados, lanรงas, arcos e rifles. Muito completo e garanto que cada jogador vai achar uma que se encaixe bem em seu estilo de jogo com facilidade.

ร‰ realmente incrรญvel ver como a Team Ninja acertou no combate com esse jogo. O que era uma das minhas grandes preocupaรงรตes, principalmente apรณs da tristeza que foi Ninja Gaiden 3. Contudo, depois de experimentar e ver como acertaram em Nioh posso dizer, de coraรงรฃo tranquilo, que eles voltaram com tudo!

Ao gosto do freguรชs

Outra escolha certa, que eu espero ver mais de todas as produtoras no futuro, รฉ a possibilidade de escolher qual esquema grรกfico e de frames vocรช deseja utilizar. Aqui temos duas possibilidades: Movie Mode e Action Mode.

No primeiro, temos os melhores grรกficos, texturas e detalhes. O jogo assim fica consideravelmente mais polido e bonito, contudo o framerate fica trancado em 30 FPS. Para aqueles que desejam uma experiรชncia mais agradรกvel ao olhar, esse รฉ o jeito de jogar. Mas adianto que em jogos que tem um foco em reflexos rรกpidos como Nioh cada frame a mais conta, alรฉm de deixar a experiรชncia bem mais fluรญda e dinรขmica.

No Action Mode contamos com grรกficos significativamente piorados, com mais texturas simples, serrilhados e um nรญvel de detalhe menor. Nรฃo que o jogo fique feio demais ou com cara de antiga geraรงรฃo, mas ele fica bem mais grosso nos detalhes e com menos refino. Contudo, temos uma taxa de 60 frames por segundo, e isso faz toda a diferenรงa para mim. Todo meu tempo de jogo, das demos ao produto final, foi feito no Action Mode, e esse รฉ o modo que acho mais adequado e mais simples de se jogar, facilitando defesas e respostas para ataques e esquivas. Mas, independente do modo, รฉ bom ver a produtora dar essa opรงรฃo em jogos de console. ร‰ uma prรกtica que eu espero de coraรงรฃo ver implementada em jogos futuros, nรฃo sรณ da Team Ninja.

Voltando a falar de fidelidade, quem gosta de cultura japonesa (principalmente na รฉpoca dos samurais) vai ir ao delรญrio com o detalhe e as armaduras feitas para o jogo, principalmente no Movie Mode. Cada set de armaduras รฉ mais bem feito e trabalhado que o outro, principalmente aqueles dados de presente aos que conseguiram terminar as duas demos. Quando estiverem jogando, tentem completar e equipar todo o set Unusual Armor, รฉ um dos meus preferidos.

Clone de Dark Souls?

Eu ouvi essa frase demais nesses รบltimos meses, e como ela estรก longe da realidade. ร‰ fato que Dark Souls criou um novo gรชnero de jogos, assim como Amnesia fez com os jogos de terror em primeira pessoa ou Resident Evil 4 com sua cรขmera por cima do ombro. Nioh bebe muito dessa fonte, implementando uma dificuldade maior, inimigos que nรฃo perdoam, perder todos seus pontos de experiรชncia nรฃo utilizados quando morre, um foco em combate mais tรกtico, etc. Mas isso faz dele um clone? Felizmente, de jeito nenhum.

Muitas mecรขnicas diferentes fazem com o que o jogo seja รบnico dentro desse novo gรชnero criado. Por exemplo, aqui nรฃo temos um mapa interconectado e aberto como Dark Souls, por exemplo. O jogo รฉ dividido em missรตes, e cada uma dela contรฉm sub-missรตes que podem ser encaradas para obter mais experiรชncia e recompensas. O mapa nรฃo muda, mas rotas bloqueadas, nova disposiรงรฃo de inimigos e itens, alรฉm de uma dificuldade aumentada, fazem valer a pena revisitar esses localidades. Alรฉm disso, temos as chamadas Twilight Missions, que sรฃo missรตes especiais focadas em alto risco e recompensa, dando mais uma camada de profundidade ao gameplay e variaรงรฃo nos objetivos.

Outra coisa legal รฉ o esquema de Revenants. Quando um jogador morre, ele deixa para trรกs um tรบmulo que aparece durante o jogo de outras pessoas. Por exemplo, durante meu tempo de jogo eu cheguei em รกreas com inimigos mais fortes que estavam lotadas desses tรบmulos, indicando que com certeza tinha algum yokai casca grossa ali, ou uma emboscada. Quando tocamos nesses tรบmulos, invocamos o espรญrito do jogador morto para enfrentarmos como um inimigo mais forte. A grande sacada aqui รฉ que, ao ser derrotado, o Revenant derruba um pedaรงo do equipamento que o jogador usava ao morrer. Isso รฉ excelente para aqueles que nรฃo deram sorte nos drops de inimigos comuns e precisam de coisas melhores para encarar os chefes e inimigos mais parrudos que esperam nas รบltimas zonas de cada missรฃo. Soma-se que os combates com esses inimigos especiais รฉ muito divertido e intenso, ainda que eles tenham uma inteligรชncia bem fรกcil de ser explorada. Basicamente, defender e contra atacar com habilidades de chute acaba com eles bem rรกpido.

Nioh - PlayStation 4
Foto: Divulgaรงรฃo

E uma das grandes sacadas รฉ que os inimigos sรฃo governados pelas mesmas regras que os jogadores. Todos eles tem uma barra de Ki que รฉ gasta ao atacar, e quando ela termina eles tambรฉm ficam atordoados por um instante e precisam se recuperar. Os inimigos humanos usam as mesmas instรขncias e ataques que William, e nunca sentimos que a mรกquina tem uma vantagem muito maior sobre nรณs ou que os inimigos sรฃo seres mรกgicos que nรฃo cansam, atacam a torto e direito e nunca precisam parar para se recuperar.

Isso acabou criando uma tensรฃo espetacular no combate, quando tanto vocรช quanto o inimigo ou o chefe estรฃo com o Ki baixo e ficam se encarando esperando um mรญnimo de energia para dar o golpe final ou fugir. Com bosses maiores e rรกpidos como os dois primeiros, por exemplo, saber conservar seu Ki ย enquanto o oponente gasta o dele รฉ essencial para uma vitรณria mais rรกpida e menos suada. Isso era algo que antes sรณ vรญamos em PVP, com outros jogadores, e eu particularmente achei a implementaรงรฃo espetacular. ร‰ algo simples que muda a dinรขmica completamente, e dรก um diferencial para a obra.

E falando em PVP, ย aqui tambรฉm teremos isso! Mas nรฃo no lanรงamento. A Team Ninja afirmou que estรก trabalhando nessa funcionalidade e que ela virรก em um update futuro, mas que ainda nรฃo hรก uma data especรญfica para recebermos. Por hora contamos com o bom e velho co-op, que funciona basicamente da mesma forma que Dark Souls e jogos do gรชnero. Ao usar um item nas shrines podemos chamar alguรฉm para nosso mundo, e tambรฉm podemos selecionar uma opรงรฃo para sermos enviados de maneira aleatรณria para o mundo de alguรฉm. ร‰ divertido ajudar outros jogadores com bosses e criar estratรฉgias, mas admito que o jogo fica trivial demais assim. Certos chefes sรฃo fรกceis demais de se abusar com outro jogador ajudando, e os encontros acabam se tornando banais de tรฃo fรกceis. ร‰ legal ter essa opรงรฃo implementada e รฉ รณtimo jogar com amigos, mas eu particularmente preferia encarar as missรตes sozinhos para poder experimentar o jogo com o nรญvel de dificuldade pensado pelos desenvolvedores.

E sobre dificuldades, uma dica: Assim que possรญvel coloquem pontos em Onmyo Magic e comprem o Sloth Talisman, ele desce a velocidade do inimigo em 50%, tornando os bosses uma piada. ร‰ uma magia bem desbalanceada e vai contra o espรญrito da coisa, mas em certos bosses mais ligeiros e irritantes ela quebra um galho tremendo. Novamente, รฉ interessante ter essas magias, mesmo que elas quebrem os inimigos e abaixem a dificuldade demais, em um jogo onde passar aperto e morrer รฉ um dos pontos principais.

Finalizando

Sinceramente, os que leram atรฉ aqui jรก devem ter uma ideia boa da minha opiniรฃo final desse jogo, nรฃo รฉ? Eu fiquei realmente encantado com o universo criado, os inimigos e mecรขnicas, detalhes, tudo.

Ele รฉ fรกcil de recomendar para aqueles que gostam de jogos com a mentalidade Souls, e tambรฉm para aqueles que gostam de jogos de aรงรฃo no geral. Mesmo governado por uma barra de Ki, o combate ainda รฉ mais corrido e frenรฉtico que outros jogos da classe, fazendo com que seja uma boa pedida para gregos e troianos. Contando com uma campanha recheada de missรตes e sub-missรตes, inimigos, segredos nas fases, baรบs para encontrar, colecionรกveis, armas, magias, vamos ter conteรบdo para jogar durante um bom tempo. Uma das estimativas de tempo para platina que li, por exemplo, fala de 100 horas para conquistar todos os trofรฉus. ร‰ um tempo considerรกvel, e faz valer o preรงo sugerido valer cada centavo.

Se vocรช gosta de samurais e demรดnios, jogos da escola de Dark Souls, ou sรณ aprecia jogar algo bem feito e acima da mรฉdia, entรฃo precisa mesmo comprar, alugar ou dar um jeito de jogar isso aqui. A falta de PvP, histรณria meio zoada e maneiras de deixar o jogo trivial nรฃo fazem nada para diminuir a glรณria e os mรฉritos da Team Ninja por ter criado mais um clรกssico do gรชnero de aรงรฃo.

Estamos vendo uma nova IP de peso surgir, meus amigos, e o futuro รฉ promissor. Agora, se me dรฃo licenรงa, preciso voltar ao Japรฃo. O tempo รฉ curto e eu ainda tenho muitas terras para salvar e demรดnios para derrotar.