MELHOR MORRER DO QUE PERDER A VIDA | KINOS

A vida de Frei Tito de Alencar Lima รฉ maior que a de Antรดnio Marighella quando sob a pena de Frei Betto. Isso se repete diante das lentes de Helvรฉcio Ratton na adaptaรงรฃo do livro Batismo de snague, lanรงado em 2006. Quem busca por Marighella deve, sim, procurar por esta histรณria e complementรก-la com a biografia escrita por Mรกrio Magalhรฃes, outra obra indispensรกvel para compreender o que foi o Brasil sob a ditadura civil-militar. Betto, no entanto, destaca a situaรงรฃo dos padres dominicanos na resistรชncia ao regime em vigor e elabora uma defesa contra injustiรงas nos contidas discursos a eles dirigidos.

ร‰ melhor morrer do que perder a vida

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Esta semana, um colega de teatro comentou que, jovem, frequentava um grupo de oraรงรฃo com dominicanos em Juiz de Fora. Houve o dia, nos anos 1970, em que policiais invadiram o lugar e bateram no grupo, cuja idade ia dos 17 aos 23 anos. Levaram tapas na cabeรงa e telefones nos ouvidos (quando o sujeito bate palmas com sua cabeรงa no meio), acusados de subversรฃo. Talvez muitos naquele grupo nรฃo soubessem o significado de subversรฃo, mas acredito que tenham procurado pelo de liberdade depois desse dia.

Frei Tito nรฃo foi tรฃo feliz a ponto de levar apenas alguns sopapos. Tito conheceu o papa, como se auto-denominava Fleury, a imagem da tortura durante a ditadura. Geralmente vestindo branco, รฉ Cรกssio Gabus Mendes que lhe dรก vida na versรฃo de Ratton, trazendo a frieza do torturador e levando o espectador e torcer, em vรฃo, para que Fleury mude de vida rรกpido e morra o quanto antes em seu barco. Em todo lugar, de fotos a depoimentos, a imagens de Fleury, com seus olhos vermelhos de pupilas dilatadas quimicamente, dรฃo mais asco que Gabus Mendes, que ainda assim consegue mostrar o que รฉ a criatura.

Tito รฉ interpretado por Caio Blat e a consequรชncia de tudo vem na primeira cena do filme: o enforcamento. Ratton queria deixar claro, como conta em entrevista, que o filme era sobre Tito, o frade que foi torturado no pau-de-arara, que sentou na cadeira do dragรฃo e que tentou se matar, sem sucesso, com lรขmina de barbear para fugir de tudo aquilo. Foram anos de assombraรงรตes com as visรตes de Fleury, inclusive no exรญlio na Franรงa, atรฉ optar por enfrentar a indisposiรงรฃo divina para o suicรญdio e pendurar-se em uma รกrvore. Deus รฉ mais misericordioso com os suicidas do que Fleury era com suas vรญtimas.

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Amigos nรฃo faltaram a Tito, que os tinha prรณximos quando na prisรฃo ou no exรญlio. Todo o tempo podia se corresponder com a famรญlia ou conversar com seus colegas de religiรฃo. A batalha de Tito tem outras em paralelo, como de Marighella para mobilizar a guerrilha e de Betto na ajuda para enviar procurados para o Uruguai. Marighella, mesmo que com pouca รชnfase no filme, รฉ o pilar de toda a organizaรงรฃo, pois toda a busca por ele รฉ que leva muitos ร  tortura. A morte do guerrilheiro, โ€œinimigo pรบblico nรบmero umโ€, sรณ se dรก por uma sรฉrie de erros, cujo inรญcio se dรก no sequestro do embaixador americano, narrado por Fernando Gabeira em O que รฉ isso, companheiro?, filmado por Bruno Barreto. A vida de Marighella tambรฉm pode ganhar as telonas, com respaldo de Wagner Moura, mas ainda sem data prevista.

O olhar documental de Ratton nรฃo estรก ausente da pelรญcula: alguns momentos de dramaticidade perdem forรงa em funรงรฃo da histรณria a ser contada. O filme รฉ bom e deve ser assistido, mas o curioso pela histรณria do paรญs deve ler o livro, para se ater aos detalhes muitas vezes em uma frase pronunciada ou numa cena rรกpida, mas repleta de significados. Muito da tensรฃo vivida naquele tempo pode ser percebido nos momentos em que decisรตes tomadas de supetรฃo podem salvar vidas, como sair imediatamente de um apartamento ou correr sem suas posses para longe: segundos preciosos quando os militares estavam ร  esperita.

Ano passado, fizemos pesquisa sobre a vida de Tito quando tivemos dois desafios. O primeiro deles foi a concepรงรฃo, pelo Hupokhondrรญa, da cena Agnus Dei, cujo texto apresenta os trรชs dias de tortura de Tito, desenvolvidos em paralelo aos sete dias da criaรงรฃo. A cena foi extraรญda de Canรงรฃo de ninar (ou Faรงa o que tem que fazer), peรงa de Tรกscia Souza montada pelo T.O.C. (Teatro Obsessivo Compulsivo) este ano, o segundo desafio. O espetรกculo traรงa paralelos entre trรชs tempos de intolerรขncia: a vida de Santa Catarina de Alexandria, a ditadura civil-militar brasileira e hoje. Diante do que a sociedade brasileira nos apresenta ultimamente, Batismo de sangue se torna filme e livro obrigatรณrios, principalmente para mostrar a Frei Betto que Frei Tito de Alencar Lima, ao contrรกrio do que temia, morreu, mas nรฃo perdeu a vida.

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