Já pensou em um jogo de plataforma 3D com mecânicas de stealth, puzzles e com uma temática obscura? É exatamente isso que a desenvolvedora Taiser Studios traz para a mesa com Little Nightmares.
Mas será que todos esses elementos se complementam de maneira harmoniosa? Confira agora em mais um review do Jornada Geek!
Obscuro e emblemático
À primeira vista, Little Nightmares pode parecer um jogo “bonitinho”. Nós controlamos Six, uma personagem bem pequena que usa uma capa de chuva e que atravessa lugares que dão uma impressão de serem enormes pela diferença de tamanho do personagem.
Mas logo depois essa impressão é passada quando vemos algumas coisas mais sombrias, como pessoas que se suicidaram, inimigos que parecem ter sido desenhados pelo Tim Burton e assuntos como fome extrema.
Não há diálogos em Little Nightmares, mas o simbolismo da ambientação e dos “pesadelos” sofridos pela personagem são provas de que não é preciso palavras pra contar uma história.
Então quando estiver jogando, preste atenção nos detalhes e você pode descobrir uma história bem mais profunda do que um simples jogo de plataforma.
Diferentes elementos de gameplay
Como já falamos no início desse review, Little Nightmares combina algumas mecânicas que não é sempre que caminham juntas. O game funciona assim: você tem uma sequencia de salas e você só pode progredir para a próxima se atender alguns requisitos.
Por exemplo, a porta está trancada por uma manivela ou você precisar achar um jeito de subir em lugares altos para apertar o botão do elevador. Essas condições, apesar de parecerem fáceis, por vezes te fazem quebrar a cabeça graças a um bom level design presente no jogo.
Mas o jogo brilha na hora que você tem que lidar com os inimigos. A presença deles te deixa apreensivo e te faz pensar em caminhos alternativos para conseguir atravessar a sala sem ser notado.
As vezes você pode ser criativo e jogar algo que faça barulho enquanto se esconde e espera o momento para correr. Ou você pode ser mais paciente e esperar uma oportunidade. No final, depende de você.
A apreensão se intensifica quando os elementos de puzzle e plataforma se combinam com os encontros contra os inimigos pois te força a pensar mais rápido e você sempre fica com aquele sentimento de “será que vai dar tempo?” que são sempre satisfatórios quando dão certo.
Artisticamente Maravilhoso
Não tem como não falar da arte do jogo. Visualmente o game apresenta características de filme da Disney ou da Pixar quanto aos shaders e texturas. Mas é realmente a atmosfera que merece destaque. O jogo consegue facilmente de inserir na vibe sombria, com ótimos jogos de luz e design perturbadores dos inimigos.
Sem falar nos efeitos sonoros que sutilmente te surpreendem. Um grande exemplo é quando o inimigo te avista e a música começa a ficar bem tensa e rápida. São fatores pequenos mas que realmente melhoram a experiência de jogo.
Apesar do tom mais sombrio, se você não gosta de terror, fique tranquilo. Você não sentirá medo ou tomará susto jogando Little Nightmares.
Tudo de bom?
Apesar de só termos falado bem de Little Nightmares, há alguns fatores que podem te incomodar. Como havíamos falado, o level design do jogo é muito bom, porém há vezes que ele não fica bem claro. Então não é que você esteja quebrando a cabeça em um puzzle, mas sim batalhando pra entender como o level funciona.
Esse fator não seria um grande problema se não fosse o sistema de check point que por vezes é bem castigador. Pode parecer um pouco da comodidade gamer atual (e talvez seja) mas não muda o fato de que muitas vezes você pode passar raiva por estar quase passando da fase, morrer sem entender como evitar e voltar lá do início da sala.
Essa raiva se acumula quando muitas das salas requerem que você tenha paciência para esperar o momento certo de agir. Quando já se está um pouco nervoso por ter voltado muito, essa paciência pode encurtar e te fazer morrer mais uma vez.
O game é um pouco curto, mas aceitável para seu gênero. O que ajudaria para aumentar o seu tempo de jogo são os colecionáveis. Há algumas lâmpadas que você pode acender e alguns itens que você pode pegar. Porém eles não oferecem nenhuma recompensa além de conquista e um (único) item cosmético. Então dificilmente você vai querer re-jogar pra colecionar tudo, a não ser que você tenha uma fixação por conquista e troféus.
Veredito
No geral, Little Nightmares é um bom jogo de plataforma 3D. Ele consegue combinar muito bem o sistema de puzzles e stealth, além de ter uma atmosfera obscura bem bonita. Mesmo podendo por vezes estressar qualquer jogador que não esteja muito paciente e não tenha tantos motivos pra completar os colecionáveis, ele pode te divertir com uma boa experiência.
Little Nightmares está disponível pra PS4, Xbox One e PC. Seu preço é de R$80,00 em todas as plataformas.
*Review elaborado usando a versão de PC do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.