JUMANJI: BEM VINDO À SELVA | CRÍTICA

O longa estreia no dia 4 de janeiro nos cinemas.

Classificação:

Nota ótimo

- publicidade -

Pôster de Jumanji: Bem Vindo à SelvaContinuando com uma tradição de sequências e visitas à antigos clássicos do cinema, o conhecido jogo de tabuleiro Jumanji volta às telas de cinema. 20 anos após a estreia de seu antecessor, o filme Jumanji: Bem Vindo à Selva leva, pela primeira vez, o espectador para dentro do ambiente do jogo e abre espaço para um novo mundo dentro da conhecida história de 1995, estrelada por Alan Parrish (Robin Willians)

Na trama da sequência, quatro adolescentes, forçados a limpar um porão, descobrem uma versão eletrônica de Jumanji, um videogame de aventura inspirado no antigo jogo de tabuleiro. Após escolherem avatares, o grupo é inesperadamente transportado para dentro do universo do jogo.

Contando com um roteiro leve e humorístico, a sequência do filme de 1995 consegue capturar o espírito de seu antecessor. Apesar de apresentar seus personagens adolescentes de maneira superficial – como realmente são no longa -, Jumanji: De Volta à Selva não se preocupa em fazer uma homenagem constante ao filme estrelado por Robin Williams, e apresenta alguns paralelos e easter eggs ao longo da trama. Vale destacar que a explicação de como o jogo de tabuleiro se tornou uma fita de vídeo game é aceitável, se transmutando após a percepção de que não convidaria mais um possível jogador em seu antigo formato.

- publicidade -

Se utilizando o formato de vídeo game, o filme apresenta uma estrutura narrativa familiar ao gênero, contando com cut scenes – cenas explicativas – e personagens secundários programados para interagir com os avatares. O diretor Jake Kasdan acertou em seu comando e fez com que todos os elementos da produção contribuíssem para uma aventura divertida durante as quase 2 horas de filme.

Partindo para seus personagens, é interessante ver a dinâmica entre os adolescentes dentro e fora do jogo. Contando com quatro esteriótipos, Spencer (Alex Wolff)Fridge (Ser’Darius Blain)Bethany (Madison Iseman)Martha (Morgan Turner) trazem um contraste entre si, o que lembra o clássico O Clube dos Cinco.

Além disso, os mesmos apresentam uma diferença física e intelectual em relação aos avatares que foram escolhidos por cada um, colocando em oposição os “poderes” e “fraquezas” de cada um dos adolescentes visualmente representadas pelas suas versões do jogo – interpretadas por Dwayne “The Rock” JohnsonKevin HartJack BlackKaren Gillian. Os nerds se tornam os personagens forte do jogo, enquanto os populares assumem o suporte.

Outra interpretação que se pode ter deste contraste é a imagem que às vezes queremos passar àqueles que nos vêem em oposição a quem realmente somos – coisa que é feita no filme no momento em que os jovens selecionam seus avatares. Aqui, o destaque vai para o quarteto que dá vida aos personagens do jogo: JohnsonHartBlackGillian. Os atores funcionam juntos e trazem uma interação divertida e descontraída para um filme já conhecido por sua característica de aventura e diversão. O ator Nick Jonas chega para adicionar ao grupo, trazendo um paralelo com o personagem Alan Parrish em sua própria versão do humano preso dentro de Jumanji.

A fotografia é mais um elemento que funciona como narrativa. Com planos e sequências que lembram os jogos da atualidade, o recurso é utilizado para dar ainda mais imersão ao mundo apresentado e proposto pelo longa, fazendo com que o espectador realmente acredite e aceite a realidade proposta.

- publicidade -

Por fim, marcado por sua música tema, Jumanji: Bem Vindo à Selva é um ótimo entretenimento para o começo do ano. O longa se mostra uma verdadeira e divertida aventura que não pode deixar de ser assistida e apreciada pelos fãs do original. Agora é a sua vez de entrar nessa selva.

Confira também: Jack Black revela ideia para o terceiro filme

Dwayne “The Rock” Johnson, Karen Gillan (Doctor Who), Kevin HartRhys DarbyNick Jonas, Jack Black (Escola de Rock)Ser’Darius Blain, Madison Iseman, Alex Wolff e Morgan Turner estão no elenco da continuação de Jumanji.

O diretor Jake Kasdan (Professora Sem ClasseSex Tape – Perdido na Nuvem) trabalhou no roteiro da produção ao lado de Scott Rosenberg, com Jeff Pinkner, produtor executivo de projetos como Lost e Fringe, ocupou o cargo de consultor.

Chris Van Allsburg, escritor do livro no qual a trama original foi baseada, foi um dos produtores executivos do novo longa, ao lado de Ted Field Mike WeberMall Tolmach Bill Teitler são os produtores.

Jumanji: Welcome to the Jungle tem previsão de estreia para o dia 04 de janeiro no Brasil.

Não deixe de acompanhar todas as novidades e atualizações diárias do Jornada Geek no facebooktwitter e instagram.

- publicidade -

Notícias Relacionadas

Amanda Vizagre
Amanda Vizagre
Apaixonada por cinema e interessada nos bastidores e curiosidades por trás de filmes, games e séries, se formou em Rádio, TV e Cinema em 2017. Seu jogo favorito é The Last of Us e dentre seus títulos favoritos estão as séries 24 Horas, Friends e Bones; a saga Harry Potter; e a animação Avatar: A Lenda de Aang.

Últimas Notícias

- publicidade -