A continuação de Independence Day não está chamando atenção apenas desde ontem, quando o seu trailer foi lançado, mas sim desde que foi confirmada. Entretanto, Will Smith não quis retornar ao seu papel. Agora, com a intenção de explicar a ausência do seu personagem, um site viral foi lançado.
Com o endereço de warof1996.com, a página em questão explica os ataques acontecidos no primeiro filme, mas também vai apresentando uma linha temporal envolvendo diversos acontecimentos após a trama mostrada, incluindo reconstruções de cidades, diversos testes e a construção de uma base lunar com tecnologia alienígena.
Entre eles, no ano de 2007, o conteúdo revela o destino do Capitão Steven Hiller (Will Smith). Promovido a coronel, Hiller faleceu no ano em questão durante testes do primeiro caça desenvolvido com tecnologia alienígena. Líder da ofensiva contra a invasão da terra e um dos responsáveis pela vitória da humanidade, ele deixou a esposa Jasmine e o seu filho Dylan.
Na trama, usando a tecnologia alienígena recuperada, os governos estão unidos e tem colaborado em um programa de defesa imenso para proteger o planeta Terra. Entretanto, ele volta a ser objeto de um grande ataque alienígena aproximadamente 20 anos após o retratado em Independence Day (1996). Na verdade, do ponto de vista dos aliens, são passadas poucas semanas, mas o que para eles são dias de viagem no espaço, para a Terra são muitos anos. Agora, somente a ingenuidade de alguns bravos homens e mulheres podem trazer nosso mundo de volta à beira da extinção.
Bill Pullman, Jeff Goldblum, Vivica A. Fox, Judd Hirsch e Brent Spiner reprisam os papeis do filme original, enquanto Liam Hemsworth e Jessie Usher são as novidades no elenco. Usher será Dylan Hiller, filho do Capitão Steven Hiller, personagem de Will Smith no longa original.
Selma Ward, Charlotte Gainsbourg, Travis Tope e Joey King também estão no elenco do filme.
Com o retorno de Roland Emmerich na direção, Independence Day 2 estreia em 24 de junho de 2016. Carter Blanchard reescreveu o roteiro de Emmerich e Dean Devlin, revisado por James Vanderbilt.