Você provavelmente ouviu falar sobre a greve de Hollywood. Basicamente, os roteiristas estavam tendo problemas com os estúdios e decidiram parar de trabalhar. Os atores se juntaram e decidiram apoiar seus colegas.
A coisa toda acabou recentemente e durou apenas alguns meses. Apesar disso, os impactos negativos foram enormes e atingiram mais do que apenas a indústria do entretenimento. Confira os detalhes a seguir.
A greve de Hollywood
SAG-AFTRA, ou Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists, foi o sindicato que organizou a greve. A coisa começou por conta da insatisfação dos roteiristas/escritores/argumentistas de Hollywood em relação a distribuição da renda gerada por serviços de streamings e pelo medo de que a inteligência artificial poderia substituí-los.
Os atores e atrizes, as principais celebridades de Hollywood, aderiram em peso à greve. Margot Robbie, por exemplo, a estrela do filme Barbie, um dos filmes mais lucrativos de 2023, foi uma das celebridades que se juntou à greve.
Ela é uma das atrizes mais bem pagas de Hollywood, mas decidiu parar de trabalhar e se juntar à greve visto que seus colegas estavam ameaçados. Isso nos mostra o quão unidos são os profissionais de Hollywood.
O acordo que pôs um fim na greve: quem ganhou?
O acordo definiu novos valores para a distribuição dos lucros dos streamings, aumentando a participação da classe que estava em greve, e também definiu limites para o uso da inteligência artificial na criação de conteúdo.
Ferramentas como ChatGPT podem ser usadas pelos redatores, mas seu potencial de substituir os escritores de Hollywood é bem mais baixo agora.
Dessa forma, podemos dizer que os grevistas venceram a batalha. Se olharmos os números e valores das reivindicações iniciais, notamos que eles não foram totalmente aceitos pelos estúdios.
Em vez disso, um meio termo foi alcançado, o que é comum e também já era esperado para essa greve.
Os impactos negativos da greve
A greve dos atores e escritores de Hollywood tem um impacto negativo não só na própria indústria cinematográfica, mas também em outros negócios relacionados.
- Turismo: A greve resultou no cancelamento ou adiamento de muitos festivais e estreias de cinema, impactando negativamente o turismo em Hollywood e outras regiões relacionadas com a indústria cinematográfica.
- Equipamento de produção: A greve também poderá levar a uma diminuição na procura de equipamento de produção cinematográfica, afetando negativamente os fabricantes e fornecedores de tais equipamentos.
- Vendas de licenças: A greve pode levar a uma diminuição nas vendas de licenças de filmes e programas de TV, afetando negativamente as empresas que vendem essas licenças.
- No geral, uma greve de atores e roteiristas de Hollywood prejudica diretamente a economia. Causa perda de empregos, receitas e investimentos.
Em comparação com essa situação instável, até mesmo um nicho tão difícil como o negócio de jogos de azar parece ser uma ilha de estabilidade. Ele não depende do setor cinematográfico e continua a se desenvolver apesar de quaisquer fatores externos. Tanto mais que foi atingido um novo recorde de receita do jogo online em Portugal. De acordo com o relatório do SRIJ, houve 340.000 novos jogadores registrados em cassinos legais. Se você já está familiarizado com jogos de azar, percebe que esse negócio on-line está mais estável do que nunca.
Mas todos esperamos que Hollywood recupere o juízo após a representação e que os anos dourados voltem para isso.
O futuro de Hollywood
A inteligência artificial põe medo em muitos profissionais. Mas, no caso de Hollywood, os profissionais que trabalham nessa indústria são tão unidos que é praticamente impossível substituí-los.
A menos que os estúdios estejam dispostos e capazes para substituir quase todos os profissionais de suas produções por máquinas, Hollywood vai seguir em frente com seu modelo atual onde pessoas são necessárias e a parte mais importante da indústria.
É claro, é necessário um debate entre todas as partes envolvidas para que ninguém saia perdendo à medida que a indústria vai mudando. Um dos principais motivos da greve foi a falta de um acordo justo sobre os serviços de streamings.
Isto é, uma tecnologia nova chegou que resultou em um aumento de receita para as produções de cinema e TV. Os estúdios viram nisso a oportunidade de lucrar ainda mais sem compensar as outras partes envolvidas (atores, escritores e etc.). Dessa forma, a greve explodiu.
Hollywood, em especial os estúdios, deve aprender com esse caso e tentar negociar de forma mais transparente com todas as partes envolvidas.
Considerações finais
Podemos dizer que os grevistas venceram dessa vez. Um meio termo foi alcançado e os estúdios cederam. Mas não há dúvidas de que novas tecnologias vão surgir e será necessário repensar o modelo de negócios.
Resta para nós, os fãs, torcer para que uma nova greve não ocorra tão cedo. A greve de 2023 já atrasou várias produções e eventos importantes. Vários filmes, séries e programas de TV tiveram suas produções adidas e a audiência vai ter que se contentar com as reprises por algum tempo.
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games no Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.