Com sua 4ª temporada lançada agora em DVD / Blu-Ray, a série de TV que adapta a obra de George R.R. Martin continua uma verdadeira febre crescente desde o seu primeiro ano. O programa não passa por baixas desde sua criação, mesmo não apresentando ações em certos momentos para trabalhar de uma forma ainda mais profunda cada um de seus muitos personagens. A evolução se faz presente de tal forma, já que Game of Thrones apresenta reviravoltas no decorrer de todos os seus anos passados, com fatos realmente surpreendentes e chocantes para o seu público. Foi trabalhando assim que a conquista chegou para a série, já que um episódio perdido pode significar uma grande confusão em sua mente para acompanhar o futuro.
Contudo, mesmo possuindo características ousadas para reviravoltas existia um fator diferente: Os leitores de Martin não eram pegos com grandes surpresas, gerando spoilers em alguns casos e ficando sempre na espera daquele momento marcante. É claro, não tem como modificar certos fatos, mas os produtores David Benioff e D.B. Weiss conseguiram trabalhar isso ao longo dos anos e apresentar uma nova perspectiva durante o 4º ano, modificando acontecimentos e encaixando cenas em seu decorrer. Além disso, mesmo tendo o objetivo traçado, em alguns momentos o caminho passou a ser outro. A temporada que tinha como missão adaptar a segunda parte de A Tormenta de Espadas ganhou um tom de emancipação para evoluir.
E claro, polêmicas surgiram com isso e o fator discussão por adaptação entrou em cena também em Game of Thrones. As surpresas através das cenas desenvolvidas para o programa incomodaram alguns, como uma certa cena de estupro, enquanto outros aceitaram. O público pode até ter sido dividido em certos momentos, mas a audiência não foi afetada em nada. Contudo, a vantagem desse projeto é a sua trama, que não deixa muito espaço para futuras discussões por conta de seus acontecimentos. A morte esteve presente na temporada desde o seu início, provocando alvoroços no decorrer do ano, assim como mudanças nos destinos de muitos personagens.
Como consequência de fatos, o núcleo de personagens acabou passando por mudanças. Sansa Stark acabou escapando das garras dos Lannisters após o episódio 02, caminhando para novos rumos e novas atitudes ao que é mostrado no decorrer do ano 4. Por sinal, a família Stark pode ser definida como um dos destaques no geral, principalmente pelas caminhadas de seus outros membros. Jon Snow apresentou uma posição mais firme, passando a ser um nome forte dentro da Patrulha da Noite por conta de suas decisões, enquanto Bran continuou sua busca do outro lado da muralha e Arya cresceu em busca de vingança, vendo o seu destino passar por altos e baixos em companhia do Cão, encontrando sua definição no último episódio.
Mesmo com todas as caminhadas da família do norte, foi Porto Real que ficou marcada como o palco dos grandes acontecimentos em 2014 no programa. Logo no início da temporada uma situação de morte foi apresentada, tendo como consequência o destino de Tyrion. Além disso, lá também o público pode observar a chegada de Obery Martell com sua ardente vontade de vingança, mas sempre educado e político ao extremo, sabendo como conviver com seus inimigos soltando farpas, enquanto planejava seus próximos passos de forma inteligente. Cersei continuou com seus planos, passando por choques em seu relacionamento do Jaime Lannister. Enquanto isso, Daenerys reinou em Meereen com sua jornada de crescimento.
No geral, a temporada foi resumida nas questões de relacionamentos em diversos níveis. Todos os personagens passaram por isso na construção geral, mas alguns tiveram um maior destaque. Sem dúvida alguma, é Peter Dinklage e sua atuação como o meio homem que merece uma grande menção pelo conteúdo mostrado nas telas. O ator mostra cada vez mais que nasceu para o seu personagem com situações desesperados que acabam também sendo reveladas em suas feições. Além disso, o público também foi brindado com Pedro Pascal. O ator que surgiu no programa com a missão de interpretar o Víbora Vermelha não apenas cumpriu com o seu objetivo, como conseguiu conquistar uma grande parte do público. Alguns até mesmo esperavam uma mudança de seu destino, enquanto outros ficaram em choque com a espetacular cena que fechou o episódio 08.
E claro, além de tantos citados, outros personagens também tiveram seus momentos no andamento da série. Theon Greyjoy apareceu em certos momentos, completamente domesticado por Ramsay Snow. Poucos momentos restaram para eles no desenvolvimento, mas tiveram seus objetivos cumpridos. Além disso, Brienne saiu em sua busca pelas jovens Starks, tendo um destino de caminhada, enquanto Stannis Baratheon teve o seu retorno triunfal no episódio 10, voltando a se nomear como o verdadeiro rei de Westeros. A verdade é que de tal forma, com novos elementos e antigos, sempre acompanhado pelo clímax de política e reviravoltas, mesmo com mudanças, Game of Thrones apresentou até agora sua melhor temporada, fechando com mortes impactantes e deixando engatilhado um ótimo início para o ano seguinte.