Forged Battalion é mais um título de estratégia em tempo-real (RTS), que vem sendo aprimorado a cada dia que passa. Produzido pela Petroglyph Games e distribuído pela Team17, o jogo foi criado por parte do antigo time produtor da consagrada série Command & Conquer. Ou seja, tem tudo para dar certo.
No entanto, será que toda essa união foi suficiente para criar um bom jogo de estratégia? A resposta você descobre agora, em mais uma crítica do Jornada Geek!
Customização é a alma do negócio
Em Forged Battalion você literalmente forjará o seu batalhão. Ou seja, você poderá customizar as armaduras e armas de suas unidades, além dos próprios edifícios da maneira que melhor te interessar, se adequando às táticas inimigas e suas eventuais fraquezas. Isso é muito interessante, pois tira o jogo de uma certa monotonia, sobretudo no modo online. Aliás, este é o trunfo utilizado pela desenvolvedora. E acredite, funciona muito bem!
A árvore tecnológica oferece uma gama de aprimoramentos que podem ser desenvolvidos com os pontos de experiência adquiridos após cada escaramuça, tanto online quanto offline. Sobre as unidades, elas seguem bem a linha do já citado Command & Conquer, contando com unidades a pé, motorizadas e aéreas, tendo dentro de cada uma delas uma boa gama de opções.
O clássico aprimorado
Uma proposta como Forged Battalion pode soar um tanto quanto comum, mas não é tão simples assim. Bem… pelo menos se formos comparar com outros títulos. Em linhas gerais, o jogo apresenta uma jogabilidade muito fácil e característica dos games de estratégia. Mas a questão da customização, que faz um diferencial absurdo nas batalhas, traz uma nova perspectiva para o gênero.
Soma-se isso aos seus bonitos gráficos que, em traços um tanto cartunescos, conseguem ajudar a vender bem a ideia além, claro, de tornar o jogo mais leve sem perder na questão estética. Pra mim, outro acerto da desenvolvedora. O áudio também é bem executado, com trilhas simples ao fundo e grandes explosões e tiros ao longo das pelejas, não deixando nada a desejar.
Forged Battalion traz algumas missões em modo Campanha, mas foca mesmo em seu modo contra outros jogadores, que é o grande barato observado no mercado contemporâneo. Em alguns testes, onde levei uma bela de uma coça, pude perceber que os servidores são estáveis e não trazem estresse pra quem gosta de competir (pelo menos na parte da conexão, pois o jogo é bem dinâmico, e RTS não é o meu ponto forte, embora eu adore).
Veredito
Posso dizer claramente que Forged Battalion consegue aprimorar um estilo que já tem excelentes títulos consolidados, sendo uma ótima pedida pra quem gosta de uma disputa estratégica. E vale ressaltar que é muito estratégica mesmo, sobretudo com a questão das customizações. Esse aspecto inclusive pode definir o rumo de uma partida, portanto, fique ligado!
O mais interessante de Forged Battalion, além das questão da criação e aprimoramento das unidades fica basicamente na sua simplicidade e semelhança com outros games. Isso facilita o aprendizado, embora suas mecânicas de combate tenham mais possibilidades. Posso concluir, como disse no subtítulo mais acima, que Forged Battalion é, nada mais, nada menos, que o clássico aprimorado. Isso talvez seja parcialmente culpa da antiga equipe de Command & Conquer que, a meu ver, é uma das melhores séries de estratégia em tempo-real da história dos games. É uma ótima escolha para os fãs de estratégia e de customizações em série, não devendo nada aos títulos AAA presentes no mercado.
Forged Battalion encontra-se disponível em acesso antecipado apenas para PC, via Steam, por R$37,99. Ainda não há data para o lançamento da versão completa.
*Cópia fornecida pela desenvolvedora.