No meio de projetos definidos por tantos gêneros diferentes, ao longo dos anos os filmes baseados em fatos reais acabaram ganhando uma atenção especial do público seja nos cinemas ou em plataformas e streamings, como a Netflix. E claro, consequentemente isso também aconteceu no mercado cinematográfico de Hollywood e com a quantidade de projetos desenvolvidos através desta abordagem.
O sucesso passou a ser quase que contínuo para estes projetos, com muitos deles chegando principalmente a participar de grandes premiações. Em destaque, obviamente, o Oscar. Mas onde encontrar estes títulos tão badalados neste grande universo de plataformas streamings que temos hoje em dia?
Bem, certamente temos alguns bem interessantes na Netflix e que fizeram sucesso na sua época de lançamento, enquanto outros que também merecem a nossa atenção acabaram passando despercebidos e esquecidos. Pensando nisso, resolvemos então elaborar uma lista com algumas indicações de filmes baseados em fatos que estejam disponíveis nesta plataforma de streaming.
Confira abaixo mais de 15 filmes baseados em fatos reais que estão disponíveis na Netflix
O Impossível
O casal Maria (Naomi Watts) e Henry (Ewan McGregor) está aproveitando as férias de inverno na Tailândia junto com os três filhos pequenos. Mas na manhã de 26 de dezembro de 2004, enquanto curtiam aquele paraíso após uma linda noite de Natal, um tsunami de proporções devastadoras atinge o local, arrastando tudo o que encontra pela frente.
Separados em dois grupos, a mãe e o filho mais velho vão enfrentar situações desesperadoras para se manterem vivos, enquanto em algum outro lugar, o pai e as duas crianças menores não têm a menor ideia se os outros dois estão vivos. É quando eles começam a viver uma trágica lição de vida, movida pela esperança do reencontro e misturando os mais diversos sentimentos.
Além de Watts e McGregor, o elenco do filme ainda é formado por Tom Holland, Samuel Joslin, Oaklee Pendergast, Sonke Mohring, Geraldine Chaplin e Emilio Riccard. J.A.Bayona é o responsável pela direção do filme, que por sua vez tem o roteiro assinado por Sergio G. Sánchez.
Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento
Erin (Julia Roberts) é a mãe de três filhos que trabalha num pequeno escritório de advocacia. Quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto.
A partir de então, utilizando-se de todas as suas qualidades naturais, desde a fala macia e convincente até seus atributos físicos, consegue convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de 333 milhões de dólares.
Além de Roberts, o elenco do filme também é formado por Albert Finney, Aaron Eckhart, Marg Helgenberger, Tracy Walter, Peter Coyote, Cherry Jones e Conchata Ferrell.
Roman J. Israel, Esq
Roman J. Israel, Esq. é um suspense dramático que se passa nos sistemas tribunais sobrecarregados de Los Angeles. Denzel Washington é um advogado de defesa motivado e idealista, cuja vida é revirada quando uma turbulenta série de eventos desafia o ativismo que definiu sua carreira. Colin Farrell (Minority Report) também estrela o filme no papel do ambicioso advogado que recruta Roman para sua empresa.
O elenco ainda é composto também por Carmen Ejogo, Amari Cheatom, DeRon Horton, Amanda Warren, Nazneen Contractor, Shelley Henning, Joseph David-Jones, e Andrew T. Lee.
O Primeiro Homem
Baseado em fatos reais através da biografia de James Hansen “First Man: A Life Of Neil A. Armstrong”, a trama do filme O Primeiro Homem acompanha a história fascinante sobre a missão da NASA em colocar um homem na lua, focando em Neil Armstrong e nos anos de 1961-1969. Descrito como “um visceral relato em primeira pessoa”, o filme pretende explorar os sacrifícios e o custo – de Armstrong e do país – em uma das mais perigosas missões da história.
O ator Ryan Gosling é o responsável por interpretar Neil Armstrong em O Primeiro Homem, enquanto o seu elenco ainda é composto também por Claire Foy como Janet Armstrong, Jason Clarke como Edward White, Kyle Chandler como Donald Slayton, Corey Stoll como Buzz Aldrin, Shea Whigham como Gus Grissom, Christopher Abbott como David Scott, Brian d’Arcy James como Joseph Walker, Pablo Schreiber como Jim Lovell, Patrick Fugit como Elliot See, Cory Michael Smith como Roger Chaffee, Skyler Bible como Richard Gordon e Lukas Haas como Michael Collins.
O roteiro é de Josh Singer (Spotlight), enquanto Damien Chazelle assume a direção. A produção fica por conta de Wyck Godfrey e Marty Bowen. Isaac Klausner será o produtor executivo.
Evereste
Inspirado nos incríveis acontecimentos de 1996 em torno da montanha mais alta do mundo, o filme Evereste documenta a inspiradora jornada de dois diferentes grupos de expedição que são desafiados além de seus limites quando são acometidos por uma das maiores avalanches já registradas. Com a coragem testada por um dos fenômenos mais severos do planeta, os escaladores terão de enfrentar obstáculos quase impossíveis em busca de sobrevivência.
O projeto adapta a história relatada no livro No Ar Rarefeito (Into Thin Air), em que o escritor Jon Krakauer, de Na Natureza Selvagem, conta como conseguiu sobreviver ao desastre. As filmagens do projeto aconteceram no Nepal, na base do Evereste, e em locações nos Alpes da Itália.
Além de Jason Clarke, Jake Gyllenhaal e Josh Brolin, o elenco de Evereste é formado também por John Hawkes, Robin Wright, Michael Kelly, Sam Worthington, Keira Knightley, Emily Watson, Thomas Wright, Martin Henderson, Elizabeth Debicki, Vanessa Kirby, entre outros diversos nomes.
Baltasar Kormákur (2 Guns, Contraband) dirige o filme, enquanto William Nicholson (Gladiador) e o vencedor do Oscar Simon Beaufoy (Quem Quer ser um Milionário) assinam o roteiro do filme. A produção ficou por conta de Tim Bevan, Eric Fellner, Baltasar Kormákur, Nicky Kentish Barnes, Tyler Thompson e Brian Oliver.
Steve Jobs
Com a sua trama ambientada em três momentos distintos da vida do cofundador da Apple, sendo estes divididos exatamente pelos lançamentos do Macintosh, em 1984, da empresa NeXT, doze anos depois, e do iMac em 1998, o filme acompanha a vida de Steve Jobs durante os bastidores destes eventos enquanto ele deve também resolver situações ligadas a sua vida profissional e pessoal.
Tendo tal cenário estabelecido, os acontecimentos então passam a girar em torno da sua relação com sua filha, Lisa, em momentos completamente diferentes, a sua saída da Apple, o seu retorno para a empresa, além de mostrar como uma das mentes mais brilhantes da tecnologia moderna funcionava através de um retrato íntimo no seu epicentro.
Michael Fassbender (12 Anos de Escravidão) é o responsável por interpretar Jobs. Kate Winslet (O Leitor) é a intérprete de Joanna Hoffman, ex-chefe de marketing da Macintosh. Steve Wozniak, co-fundador da Apple é interpretado Seth Rogen (A Entrevista), Jeff Daniels (da série The Newsroom) viveJohn Sculley, o ex-CEO da Apple. Katherine Waterston (Vício Inerente), Sarah Snook (Predestination), Adam Shapiro (A Single Man), Michael Stuhlbarg (da série Boardwalk Empire) também estão no elenco.
Além disso, Perla Haney-Jardine (Kill Bill: Volume 2), Ripley Sobo (Um Conto do Destino) e Makenzie Moss (Do You Believe?) são as responsáveis por interpretar Lisa Brennan, a filha de Jobs, em várias fases de sua vida.
Danny Boyle é o responsável pela direção do drama biográfico, enquanto Aaron Sorkin assina o roteiro baseado na biografia homônima de Walter Isaacson. O time de produtores do filme baseado em fatos reais é formado por Boyle, Guymon Casady, Christian Colson, Mark Gordon e Scott Rudin.
Prenda-Me Se For Capaz
Baseado em fatos reais e na autobiografia de Frank W. Abagnale Jr. escrita com Stan Redding, a trama do filme Prenda-Me Se For Capaz acompanha Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio), um jovem que já foi médico, advogado e co-piloto.
Mestre na arte do disfarce, ele aproveita suas habilidades para viver a vida como quer e praticar golpes milionários, que fazem com que se torne o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos Estados Unidos com apenas 17 anos. Contudo, em seu encalço está o agente do FBI Carl Hanratty (Tom Hanks), que usa todos os meios que tem ao seu dispor para encontrá-lo e capturá-lo.
Além de contar com Leonardo DiCaprio e Tom Hanks como o seus atores protagonistas, o filme Prenda-Me Se For Capaz conta com o seu elenco ainda formado por Ellen Pompeo, Christopher Walken, Martin Sheen, James Brolin, Amy Acker, Nathalie Baye, Amy Adams, Bian Howe, Frank John Hughes, Steve Eastin e Jennifer Garner.
Steven Spielberg foi o responsável pela direção do filme, que por sua vez teve o seu roteiro assinado por Jeff Nathanson com base na autobiografia de Frank W. Abagnale Jr. escrita com Stan Redding. O time de produtores deste longa é formado por Steven Spielberg, Michel Shane, Walter F. Parkes e Laurie MacDonald.
A Travessia
Doze pessoas caminharam na lua, mas o filme A Travessia relembra que apenas uma pessoa caminhou, e caminhará, pelo imenso vão entre as Torres Gêmeas do World Trade Center.
A trama acompanha a história real do equilibrista Philippe Petit (Joseph Gordon-Levitt), famoso por atravessar as Torres Gêmeas usando apenas um cabo. Mesmo sem ter autorização legal para a arriscada aventura, ele reuniu um grupo de assistentes internacionais e contou com a ajuda do seu mentor de vida, Papa Rudy (Ben Kingsley), para bolar o plano, que sofreu diversos obstáculos até poder ser finalmente executado.
Superando todas as probabilidades, traições, discussões e incontáveis adversidades para ser executada, A travessia ocorreu na ilegalidade em 7 de agosto de 1974 e ganhou destaque no mundo inteiro.
Além de contar com o ator Joseph Gordon-Levitt como o seu grande protagonista, o filme A Travessia conta com o seu elenco formado por Ben Kingsley como Papa Rudy, James Badge Dale como Jean-Pierre, Ben Schwartz como Albet, Steve Valentine como Barry Greenhouse e Charlotte Le Bon como Annie Allix.
O filme foi dirigido por Robert Zemeckis, que por sua vez também foi o responsável por assinar o roteiro ao lado de Christopher Browne. É de conhecimento ainda que o filme recriou a travessia do World Trade Center com uma tecnologia similar à usada por Alfonso Cuarón em Gravidade.
Homens de Coragem
Todos os homens são criados iguais… mas apenas alguns se tornam bombeiros. Homens de Coragem é baseado na história real do grupo de bombeiros Granite Mountain Hotshots, é uma história heroica da união de bombeiros locais através da esperança, determinação, sacrifício, e força para proteger famílias, comunidades e seu país, se tornando uma das mais importantes equipes de combate de elite. Assim como nós corremos do perigo, eles correm para cima dele.
O filme Homens de Coragem é protagonizado pelo Josh Brolin, de filmes como Vingadores: Ultimato, Deadpool 2, e Sicario: Terra de Ninguém. Entretanto, a presença de grandes nomes no projeto não param por aí, já que o mesmo ainda conta com um elenco formado por Miles Teller, Jeff Bridges, James Badge Dale, Taylor Kitsch e Jennifer Connelly.
Enquanto isso, a direção também conta com um atual nome de peso no cenário hollywoodiano: Joseph Kisinski. O cineasta conquistou notoriedade no cenário cinematográfico ao longo dos últimos anos justamente por filmes como Homens de Coragem, sendo atualmente o responsável por comandar o filme Top Gun: Maverick, estrelado por Tom Cruise. Enquanto isso, Ken Nolan e Eric Warren Singer são responsáveis pelo roteiro.
Os 7 de Chicago
O filme Os 7 de Chicago conta a história real de um grupo de ativistas importantes, que protestavam contra a Guerra do Vietnã durante a Convenção Nacional do Partido Democrata.
Era para ser um protesto pacífico durante a Convenção Nacional Democrata de 1968 nos EUA, mas virou um confronto violento entre os manifestantes, a polícia e a Guarda Nacional. Os organizadores do protesto – entre eles, Abbie Hoffman, Jerry Rubin, Tom Hayden e Bobby Seale – foram acusados de conspiração por incitar a revolta, e o julgamento deles passou a ser um dos mais famosos da história norte-americana.
O elenco do filme Os 7 de Chicago é formado por Eddie Redmayne (Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald), Sacha Baron Cohen (Who is America?), Seth Rogen (O Rei Leão), Joseph Gordon-Levitt (Snowden), Jonathan Majors (White Boy Rick), Alex Sharp (As Trapaceiras), Kelvin Harrison Jr. (Luce), Michael Keaton (Batman, Spotlight), William Hurt (Marcas da Violência , Goliath), J.C. MacKenzie (O Irlandês), Thomas Middleditch (Silicon Valley) e Max Adler.
Aaron Sorkin, muito conhecido do público por ter escrito roteiros de filmes como Rede Social, Steve Jobs, assim como também do filme Moneyball – O Homem que Mudou o Jogo, assume a função de roteirista e diretor do longa. A produção fica por conta de Stuart M. Besser, Matt Jackson, Marc Platt e Tyler Thompson.
Um Homem Entre Gigantes
O drama retrata a história real do Dr. Bennet Omalu (Will Smith), um brilhante neuropatologista forense que fez a primeira descoberta do TCE, um trauma cerebral relacionado a esportes, em um jogador profissional de futebol americano. No trailer, é possível ver parte do embate travado por Omalu e o reflexo de suas ações em sua vida pessoal.
Alec Baldwin, Luke Wilson, Gugu Mbatha-Raw, Arliss Howard, Paul Reiser, David Morse e Albert Brooks também estão no elenco do filme.
Peter Landesman escreveu o roteiro e dirigiu o filme.
Marshall – Igualdade e Justiça
O longa conta a história real de Thurgood Marshall (Chadwick Boseman), advogado americano que, pouco antes da Segunda Guerra Mundial, entra em um caso para defender um motorista negro, acusado por sua chefe de tentativa de estupro e homicídio. O mesmo se tornou um dos grandes advogados dos EUA, e foi indicado para a Suprema Corte.
Josh Gad (Frozen), Kate Hudson (Deepwater Horizon), Dan Stevens (A Bela e a Fera), James Cromwell (Babe), Sterling K. Brown (American Crime Story) e Keesha Sharp (American Crime Story) também estão no elenco.
Reginald Hudlin assume a direção do projeto.
Sergio
Carismático e complexo, Sergio Vieira de Mello (Wagner Moura) dedicou a maior parte de sua carreira como diplomata da ONU trabalhando nas regiões mais instáveis do mundo, negociando habilmente com presidentes, revolucionários e criminosos de guerra para proteger a vida de pessoas comuns.
Mas, assim como ele se prepara para uma vida simples com a mulher que ama (Ana de Armas), Sergio assume uma última missão – em Bagdá, recém-mergulhada no caos após a invasão americana. A missão era para ser breve, até que a explosão de uma bomba faz com que as paredes da sede da ONU caiam literalmente sobre ele, desencadeando uma emocionante luta entre vida e morte.
A partir de então, sob a perspectiva de lembranças de Sergio, a trama passa a acompanhar momentos da sua vida pessoal e profissional em missões do qual ele participou no Camboja, Timor-Leste, além dos movimentos que antecederam a sua presença no Iraque.
Além de contar com o protagonismo do brasileiro Wagner Moura (Tropa de Elite) e da atriz cubana Ana de Armas (Blade Runner 2049), o elenco de Sergio é formado também por Garret Dillahunt, Clemens Schick, Will Dalton, Bradley Whitford e Brìan F. O’Byrne.
Greg Barker é o responsável pelo direção do filme, enquanto Craig Borten assina o roteiro baseado no livro O Homem que Queria Salvar o Mundo, escrito por Samantha Power e lançado em 2009. Brent Travers, Daniel Dreifuss, e Wagner Moura são os produtores.
Era Uma Vez Um Sonho
Ex-fuzileiro naval e estudante de Direito, o jovem J.D. Vance (Gabriel Basso) vê seu sonho de conseguir o emprego ideal ser interrompido por uma crise familiar que o obriga a retornar para a cidade onde nasceu e encarar a complexa dinâmica de sua família apalache e a difícil relação com sua mãe (Amy Adams).
Com as memórias marcantes da avó que o criou (Glenn Close), J.D. embarca em uma jornada de autoconhecimento e aceitação das influências de suas origens em sua vida.
Além de Gabriel Basso, Amy Adams e Glenn Close, o seu elenco ainda é formado também por Haley Bennett (A Garota No Trem), Freida Pinto, Bo Hopkins e Owen Asztalos.
Ron Howard é o responsável pela direção do longa, enquanto Vanessa Taylor assina o seu roteiro. Além disso, Howard tambem é um dos produtores ao lado de Brian Grazer e Karen Lunder.
A Escavação
Ambientado na eminência da Segunda Guerra Mundial, a trama do filme A Escavação conta a história de uma viúva abastada que contrata um arqueólogo amador para trabalhar na importante escavação de Sutton Hoo, em 1938, localizada em sua propriedade.
Entretanto, tal acontecimento nos túmulos passa a ganhar mais evidência e se tornar extremamente importante quando o grupo descobre uma grande quantia de ouro em uma câmara mortuária de um navio enterrado, resultando assim em um acontecimento que pode mudar o curso da história da Grã-Bretanha. O longa é baseado no livro de mesmo nome de John Preston e em uma história real.
Além de contar com Ralph Fiennes como o intérprete de Basil Brown e Carey Mulligan como Edith Pretty, o elenco do filme A Escavação é formado também por Lily James como Peggy Piggott, Ben Chaplin como Stuart Piggott, Danny Webb como John Grateley, Johnny Flynn como Rory Lomax, Archie Barnes como Robert Pretty e Robert Wilfort como Billy Lyons.
Simon Stone é o responsável pela direção do filme, enquanto o seu roteiro é assinado por Moira Buffini e John Preston.
Mank
A trama do longa segue o roteirista alcoólatra Herman J. Mankiewicz (Gary Oldman) enquanto ele corre para terminar o roteiro da obra-prima de Orson Welles, Cidadão Kane, de 1941.
Contudo, embora seja até hoje considerado um dos maiores clássicos do cinema, os bastidores do filme foram repletos de polêmica nos bastidores enquanto Mankiewicz e Welles discutiam sobre o crédito e quem escreveu o quê, o que se tornou ainda mais importante quando o filme ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original.
Além de Gary Oldman, o elenco do filme é formado ainda por Amanda Seyfried, Lily Collins, Charles Dance, Tuppence Middleton, Arliss Howard, Ferdinand Kingsley, Jamie McShane, Joseph Cross, Sam Troughton, Toby Leonard Moore, Tom Burke, e Tom Pelphrey.
O longa dirigido por David Fincher foi completamente rodado em preto e branco, com o cineasta também assumindo um cargo entre os seus produtores ao lado dos seus sócios Cean Chaffin e Douglas Urbanski. O roteiro do filme foi escrito pelo pai do cineasta, Jack Fincher.
Quanto Vale?
Na trama do filme Quanto Vale?, após os terríveis ataques de 2001 ao World Trade Center e ao Pentágono, o Congresso nomeia o advogado e renomado Kenneth Feinberg (Keaton) como mediador para liderar o Fundo de Compensação às Vítimas de 11 de setembro.
Incumbido de alocar recursos financeiros para as vítimas da tragédia, Feinberg e o chefe de operações de sua empresa, Camille Biros, enfrentam a impossível tarefa de determinar o valor de uma vida para ajudar as famílias que sofreram perdas incalculáveis. Quando ele então se une a Charles Wolf, um organizador comunitário que lamenta a morte de sua esposa, seu cinismo inicial se transforma em compaixão quando começa a aprender os verdadeiros custos humanos da tragédia.
Além de Michael Keaton como o seu protagonista, o elenco do filme Quando Vale? é composto ainda por Stanley Tucci, Amy Ryan, Tate Donovan, Shunori Ramanathan, Talia Balsam, Laura Benanti, Marc Maron, Ato Blankson-Wood, Chris Tardio, Carolyn Mignini, e Victor Slezak.
Sara Colangelo é a responsável pela direção, enquanto o roteiro é assinado por Max Borenstein. Keaton, Borenstein, Marc Butan, Anthony Katagas, Michael Sugar, Bard Dorros, e Sean Sorensen são os produtores.
Crime e Desejo
A trama do filme Crime e Desejo acompanha a história verdadeira de Mark Putnam (Jack Huston), um jovem adulto recém-casado que se torna o representante do FBI em uma cidade montanhosa de Kentucky. Lá, ele é atraído para um caso ilícito com uma mulher local pobre que se torna sua melhor informante.
A mulher em questão (Emilia Clarke) vê neste agente o seu meio de fuga, mas a investigação acaba indo para um caminho desastroso para ambos e acaba virando um escândalo ao ponto de abalar os alicerces da principal agência policial dos EUA.
Além de contar com Jack Huston e Emilia Clarke como os seus protagonistas, o filme Crime e Desejo tem o seu elenco formado por Sophie Lowe como Kathy Putnam, Austin Hébert como Randy McCoy, Thora Birch como Jolene, Johnny Knoxville como Cash, Brian Lee Franklin como Rufus, Luke Spencer Roberts como Bones, Kevin Dunn como Bob Singer, Chris Mulkey como Todd Eason, Omar Benson Miller como Denver Rhodes e Brittany O’Grady como Georgia Beale.
Phillip Noyce é o diretor do filme, enquanto Chris Gerolmo é o responsável pelo roteiro. Por sua vez, a produção fica por conta de Amy Adelson, Mohamed AlRafi, Angela Amato Velez, Colleen Camp e Tim Degraye.
A Lavanderia
Na trama, uma viúva (Meryl Streep) investiga uma fraude no mercado de seguros e chega a uma dupla de advogados da Cidade do Panamá (Gary Oldman e Antonio Banderas) tirando vantagem do sistema financeiro mundial.
A Lavanderia é baseado no livro do jornalista Jake Bernstein que mergulha na história em torno dos Panama Papers, que foi o maior vazamento de dados na história corporativa e governamental. Bernstein fez parte da equipe internacional de jornalistas que são membros do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, que divulgou a história dos Panama Papers em abril. Mais de 11 milhões de registros vazaram como parte dos documentos do escritório de advocacia panamenho Mossack Fonseca.
Meryl Streep (The Post – A Guerra Secreta) é a protagonista do longa. Além disso, os atores David Schwimmer (Friends), Gary Oldman (O Destino de uma Nação), e Antonio Banderas (A Pele Que Habito) também estão no elenco.
Steven Soderbergh assume a direção com roteiro do seu colaborador Scott Z. Burns. Lawrence Gray, da Gray Matter Productions, produz o filme ao lado de Michael Sugar, Burns e Soderbergh, da Anonymous Content. Bernstein é o produtor executivo ao lado do COO da Gray Matter, Ben Everard.
Confira também:
Netflix em outubro de 2021: Os lançamentos de filmes e séries
Maid | Conheça a nova minissérie da Netflix
Não deixe de acompanha todas as notícias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.