Em 2022, a minissérie “Dahmer: Um Canibal Americano” se tornou a quarta série mais assistida da plataforma de streaming Netflix, sendo esse um dos inúmeros indicadores do sucesso do true crime.
Segundo um artigo publicado recentemente, as tecnologias são as principais responsáveis pela crescente popularidade de mídias de true crime. Basicamente, essas são obras audiovisuais que trabalham, de forma documental ou encenada, um evento criminoso real, o que atrai muitas pessoas.
Obras baseadas em crimes reais não são algo novo, com um dos primeiros exemplos sendo o filme mudo “Saved from the Titanic”, lançado menos de um ano após a tragédia. O longa-metragem é notável, entre outras coisas, por ter como protagonista uma atriz que sobreviveu ao naufrágio real.
Nós separamos uma lista com 6 filmes, entre longas-metragens ficcionais e documentários, que são baseados em crimes verdadeiros. Alguns adaptam casos de maneira mais próxima, enquanto outros tomam maiores liberdades criativas, mas todos interessam àqueles que acompanham o true crime.
Confira abaixo então 6 filmes baseados em casos reais para você assistir
1. Maníaco do Parque (2024)
Um dos fatos apontados pelo artigo da ExpressVPN citado durante a introdução é que o true crime varia em tom de acordo com o país onde é produzido. Uma obra brasileira, por exemplo, será feita de maneira consideravelmente distinta de algo produzido nos Estados Unidos, no Japão ou na Alemanha.
O filme “Maníaco do Parque”, lançado em 2024, é um excelente exemplo. A obra narra os eventos reais que levaram à captura de um dos assassinos mais brutais do Brasil, durante os anos 90. Embora tenha inspiração em longas-metragens gringos, a obra é notoriamente brasileira em sua abordagem.
2. Zodíaco (2007)
Depois de “Jack, o Estripador”, o Assassino do Zodíaco é provavelmente o serial killer mais famoso de todos os tempos, em partes pelo fato de que sua identidade nunca foi oficialmente descoberta. Em tempos recentes, autoridades têm convicções sobre o assassino, mas isso não existia nos anos 2000.
“Zodíaco”, lançado em 2007, une eventos reais dos crimes do assassino com uma narrativa ficcional, agregando fatos puramente do cinema. O filme se tornou um sucesso de crítica e bilheteria durante o seu lançamento, e é até hoje considerado uma das obras baseadas em true crime mais bem-sucedidas.
3. Três Estranhos Idênticos (2018)
Nem todos os filmes baseados em eventos reais de crime precisam falar sobre assassinatos, e esse é o caso do documentário “Três Estranhos Idênticos”, lançado em 2018. O filme conta a história de três irmãos que cresceram separados, sem ter ideia de que tinham gêmeos, até um encontro inesperado.
O que começa como uma história feliz de reencontro rapidamente caminha para descobertas sobre experimentos científicos ilegais e discussões sobre determinismo genético. E é só isso que podemos adiantar sobre o longa-metragem: quaisquer outras informações estragariam a experiência individual!
4. Dear Mr. Gacy (2010)
John Wayne Gacy é um dos serial killers mais notórios dos Estados Unidos, sendo a referência para praticamente todo e qualquer obra sobre “palhaços assassinos”. Embora tenha cometido seus crimes fora do escopo do hobby, é impossível desassociar a imagem clássica do palhaço dos eventos reais.
“Dear Mr. Gacy”, filme de 2010, conta a história de um universitário que trocou correspondências com Gacy por meses, antes da execução do serial killer. A abordagem do longa está diretamente ligada a uma das razões citadas pela matéria para o apreço do true crime: lidar com ansiedades pessoais.
5. O Impostor (2012)
O segundo documentário dessa lista, “O Impostor” é base para diversos filmes de ficção, como o recente “A Órfã 2”. Lançado em 2012, ele conta a improvável história de um homem francês que se fez passar por um adolescente estadunidense desaparecido. O bizarro? Ele foi bem-sucedido por vários meses!
Embora a falsidade ideológica seja um crime em si, o documentário ainda aborda o desaparecimento misterioso do garoto nos anos 90, o qual não foi solucionado mesmo décadas depois. Dentre as várias teorias está o questionamento do porquê de a família ter identificado o impostor como o menino real.
6. O Despertar de Um Assassino (2017)
Fechando a lista está “O Despertar de Um Assassino”, obra de 2017 que retrata Jeffrey Dahmer, mas em uma fase diferente da vida. Nós acompanhamos a história pelo ponto de vista de um colega de classe de Dahmer, um indivíduo real e cujos relatos serviram como base para a produção do filme.
O amigo em questão, o quadrinista Derf Backderf, publicou a história “My Friend Dahmer” na forma de histórias em quadrinho em 2002, de maneira independente, posteriormente conseguindo sucesso mainstream. A história é fascinante pois oferece uma perspectiva diferenciada sobre um crime real.
Como explica o artigo mencionado algumas vezes durante esse texto, o apreço pelo true crime está longe de ser algo novo; o que significa que essas obras não vão simplesmente deixar de existir. Desde que o consumo dos materiais seja consciente, não há qualquer prejuízo psicológico.