Os sete lançamentos de projetos da Fase 5 do MCU alcançaram um recorde infeliz com a crítica e o público. Depois de quase 16 anos de sucesso, o MCU continua a se expandir com vários filmes e programas – alguns mais populares que outros e alguns mais controversos que os demais.
A linha do tempo da vida real do MCU não ficou isenta de erros, já que cada fase teve pelo menos uma decepção crítica ou comercial. Afinal, com 14 lançamentos no Disney+ e 33 filmes que compõem o Universo Cinematográfico Marvel até agora, algumas decepções são inevitáveis. Contudo, quando uma tendência se desenvolve, é importante reservar algum tempo para analisar o que exatamente está errado e o que pode ser melhorado.
A Marvel Studios já anunciou vários filmes e programas do MCU para as Fases 5 e 6. Embora a expectativa para cada um deles seja suficiente para garantir fortes números iniciais de bilheteria, cada lançamento ainda precisa manter a crítica e o público em geral envolvidos para que a franquia possa reter sua popularidade e alcançar esses projetos em terreno sólido.
No meio da Fase 5, parece que os resultados poderiam ter sido muito melhores. Não apenas alguns filmes tiveram desempenho inferior nas bilheterias, mas a maioria dos filmes e programas da Fase 5 do MCU obtiveram pontuações mais baixas no Rotten Tomatoes do que os estúdios da Marvel podem ter imaginado.
A fase 5 do MCU é a primeira fase sem pontuações no Rotten Tomatoes de 90%+
What If…? A 2ª temporada é a mais próxima da fase 5 do MCU de atingir uma pontuação de 90% no Rotten Tomatoes
Os títulos da Fase 5 que mais se aproximaram da marca de 90% no Rotten Tomatoes foram What If…? 2ª temporada com 88%, seguido por Guardiões da Galáxia Vol. 3 com 82%, e Loki 2ª temporada com 82% também. As segundas temporadas de What If…? e Loki foram precedidas pelas primeiras temporadas em mais de 90% – 94% de aprovação na plataforla.
What If…? 1ª temporada teve uma aprovação de 94%, enquanto a 1ª temporada de Loki teve uma aprovação de 92%. Contudo, isso não foi suficiente para levá-los além da marca de 90% na Fase 5. Enquanto isso, Guardiões da Galáxia Vol. 3 tem uma pontuação de audiência de 94%, que supera os 92% da crítica e da audiência do primeiro filme. No entanto, a pontuação dos críticos da terceira parte fica 12 pontos percentuais atrás.
Títulos da Fase 5 e sua pontuação:
- What If…? 2ª temporada – 88% de aprovação;
- Guardiões da Galáxia Vol. 3 – 82% de aprovação;
- Loki 2ª temporada – 82% de aprovação;
- Eco – 73% de aprovação;
- As Marvels – 62% de aprovação;
- Invasão Secreta – 53% de aprovação;
- Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania – 46% de aprovação;
- A Fase 1 tem dois filmes MCU com pontuação RT acima de 90%: Homem de Ferro está com 94% e Os Vingadores com 91%.
- A Fase 2 também possui dois filmes com mais de 90%, com Capitão América: O Soldado Invernal com 90% e Guardiões da Galáxia com 92%.
- A Fase 3 detém o recorde com seis filmes MCU com pontuação RT superior a 90%. Homem-Aranha: Longe de Casa e Capitão América: Guerra Civil mal entram no clube com 90% e 91%, Homem-Aranha: De Volta ao Lar supera sua sequência com 92%, Thor: Ragnarok se eleva acima de outros filmes de Thor com 93%, Vingadores: Ultimato ultrapassa Vingadores: Guerra Infinita em 9 pontos percentuais, com 94%, e Pantera Negra detém o recorde de pontuação RT do MCU, com 96%.
Por que as pontuações da crítica da Fase 5 do MCU são tão baixas
A interconectividade do MCU é tanto um passivo quanto um ativo. Embora possa deixar o público animado com os próximos filmes e programas do MCU, também significa que os lançamentos impopulares do MCU podem manchar outras sequências não relacionadas ou fazer com que suas decisões criativas pareçam repetitivas.
Por exemplo, As Marvels não deve seu fracasso crítico e comercial a uma crítica compartilhada singular, mas falha em oferecer algo novo em meio a um mar de histórias semelhantes de super-heróis. Da mesma forma, o final da 1ª temporada de Eco é adequado para o arco do personagem de Maya Lopez, mas repete o ponto típico do MCU do herói principal vestindo seu novo traje e abraçando seus novos poderes para derrotar um vilão arrependido no clímax da série.
Além dos problemas recorrentes do MCU, os críticos concordam que vários projetos do MCU são simplesmente falhos em uma ou mais áreas, como evidenciado pelas pontuações e análises do Rotten Tomatoes. Por exemplo, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania não conseguiu tirar vantagem das personalidades e habilidades já estabelecidas de seus protagonistas, e lutou para apresentar Kang, o Conquistador, como o próximo grande vilão do MCU – sem mencionar a má qualidade de vários de seus Sequências de efeitos visuais.
Também é inútil culpar o fracasso crítico de Invasão Secreta em uma questão como o cansaço da franquia, já que seus problemas com escrita sem direção, direção monótona, arcos de personagens desconcertantes e reviravoltas incoerentes na trama estão no centro da maioria das críticas do público e da crítica.
Qual filme ou programa da Fase 5 do MCU pode resolver esse problema
Se cada filme e programa da Fase 5 se concentrar no que sua própria história exige, então o MCU poderá reconstruir uma série de sucessos e se livrar da noção de fadiga dos super-heróis. Felizmente, alguns dos filmes mais esperados do MCU são os próximos da fila.
Deadpool 3 e Quarteto Fantástico poderiam trazer o MCU de volta à sua era de US$ 1 bilhão e 90% de pontuação RT apenas pelo conceito. E se eles também conseguirem ser histórias fortes e independentes, a Marvel poderá ter mais dois sucessos do tamanho de Pantera Negra. Do lado da TV, X-Men ’97 e Your Friendly Neighbourhood Spider-Man poderiam seguir os passos de What If…? e oferecer uma surpresa como títulos populares de animação do MCU.
Para escapar de uma recepção cada vez mais negativa, os futuros filmes e programas da Fase 5 do MCU devem priorizar a qualidade de cada projeto em vez de sua conexão com outros títulos. Digamos que, se o enredo e os arcos dos personagens do projeto apontam na direção de uma conclusão de baixo risco, então provavelmente não será necessário forçar uma batalha final movida a ação apenas por uma questão de consistência da marca.
Na verdade, a Fase 5 já provou que esta abordagem poderia funcionar com o final da 2ª temporada de Loki onde o Loki de Tom Hiddleston forneceu uma conclusão épica e agridoce para o maior conflito do MCU até agora com a decisão bastante minimalista de lidar com a Linha do Tempo Sagrada com suas próprias mãos e sentar em um trono no fim dos tempos.
Confira também: Missão: Impossível – Diretor de fotografia de Acerto de Contas revela os desafios de produção por trás da cena do trem
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.