Com um mês recheado de novidades, algo que já se tornou meio que tradicional em sua existência, a Netflix recentemente lançou A Maldição da Mansão Bly. E claro, o seu lançamento chegou cercado por expectativas e muitos mistérios.
O título chega ao catálogo da Netflix justamente cercado pela fama do seu antecessor, conseguindo ainda por cima repetir algumas das suas principais características com grande eficiência. Ainda assim, também mantém o seu próprio estilo através dos acontecimentos.
Com isso, obviamente, curiosidades aos poucos vão chamando atenção do público por conta do conteúdo apresentado em seus episódios. Seja através de uma cena, estilo narrativo, ou objetos referenciados, é válido dizer que A Maldição da Mansão Bly é extremamente cercada por detalhes como aconteceu com Resdiência Hill.
Pensando nisso, montamos um texto com algumas curiosidades do projeto que merecem ser destacadas:
A Maldição da Mansão Bly é o segundo ano da série antológica da Netflix
O primeiro ponto é mais referente para aqueles que estão um pouco perdidos sobre como A Maldição da Mansão Bly acaba tendo alguma ligação com A Maldição da Residência Hill. Algumas pessoas até hoje acreditam que Residência Hill ganhará uma 2ª temporada, o que não é o caso. Na verdade, a série seguirá um estilo muito parecido com o que já conhecemos de American Horror Story.
Pouco tempo após a estreia de Residência Hill, a Netflix e o cineasta Mike Flanagan revelaram o andamento do novo projeto agora conhecido como A Maldição. Pensando em seguir em frente com o programa, mas desenvolvendo outras tramas, eles criaram esta abordagem antológica. A história da família Crain está finalizada, e é justamente aquilo que vimos em Residência Hill, assim como a trama de Mansão Bly também é encerrada em seu episódio 09.
Caso um terceiro ano venha a ser encomendado, então teremos uma nova história e novos personagens. Nada de continuações para aqueles que já vimos até aqui.
Alguns atores de Residência Hill estão de volta para Mansão Bly
Mesmo contando uma nova história e tendo novos personagens como parte da sua trama, A Maldição da Mansão Bly conta com o retorno de alguns nomes importantes de A Maldição da Residência Hill em outros papéis. Ao todo são 6 retornos.
Carla Gugino que vivia Olivia Crain, agora assume o ponto de narradora da trama (se você assistiu já sabe a sua identidade, se não assistiu deve ir correndo descobrir). Enquanto isso, o ator Henry Thomas, que era o intérprete da versão jovem de Hugh Crain está agora interpretando Henry Wingrave, o tio de Flora e Miles.
Catherine Parker, a intérprete de Poppy Hill em Residência Hill, agora chega para a trama de A Maldição da Mansão Bly como a intérprete da falecida mãe de Flora e Miles.
Outros 3 nomes confirmados são de atores que viveram irmãos em A Maldição da Residência Hill, mas que aqui os seus personagens não contam com nenhuma ligação sanguínea. A primeira delas é Victoria Pedretti, agora interpretando a tutora de Flora e Miles. O ator Oliver Jackson-Cohen é o intérprete de Peter Quint, enquanto Kate Siegel vive uma personagem que não iremos revelar o nome por motivos de spoilers.
A trama é baseada no livro A Outra Volta do Parafuso, escrito por Henry James
Assim como A Maldição da Residência Hill, o desenvolvimento de A Maldição da Mansão Bly também é baseado em um livro clássico de terror. O escolhido da vez foi A Outra Volta do Parafuso, escrito por Henry James e publicado lá em 1989.
Entretanto, um fator muito importante deve ser destacado neste ponto. O próprio Mike Flanagan explicou desde o início que, assim como em Residência Hill, a trama de Mansão Bly usaria o livro clássico de terror para o desenvolvimento da base da sua história. O mesmo citou na ocasião ainda que se fossem fazer uma adaptação fiel ao material, então provavelmente ela duraria de 2 a 3 horas. Ou seja, não faria sentido, ainda mais que Os Inocentes já foi lançado em 1961.
Outro ponto que merece ser citado é que além de A Volta do Parafuso, a trama também utiliza algumas histórias e aspectos de outras histórias de Henry James para complementar a sua narrativa.
Publicado em 1898, e escrito por Henry James, A Volta do Parafuso conta a história de uma jovem governanta em uma cidade longínqua, que aos poucos vai descobrindo que seus pupílos estão sendo assombrados pelos fantasmas da antiga governanta e o empregado pelo qual ela estava romanticamente envolvida.
A heroína torna-se a cada dia mais convencida que esses dois fantasmas podem fazer mal as crianças e os esforços dela para protegê-los terminam em tragédia. Entretanto, o leitor fica com a forte impressão de que os dois fantasmas são fruto da imaginação da governanta.
Na série, mesmo contando com certas alterações, o principal arco apresentado pela narrativa do livro de Henry James é mantido em relação a chegada da tutora dos jovens Miles e Flora, assim como as questões envolvendo os fantasmas.
Novos fantasmas aparecem escondidos nos episódios
Um dos pontos que gerou muita repercussão na internet envolvendo A Maldição da Residência Hill foi justamente a presença de fantasmas no fundo das suas cenas ao longo dos episódios. E claro, tal elemento acabou sendo confirmado também como parte de A Maldição da Mansão Bly.
Alguns deles estão mais perceptíveis que outros, assim como aconteceu em Residência hill. Entretanto, alguns você vai demorar um tempo para achar. Outro ponto também válido a ser citado é que o próprio Mike Flanagan destacou anteriormente que os fantasmas desta vez tem a sua própria história na trama.
Existem outras adaptações do livro A Volta do Parafuso
Assim como o livro A Assombração da Casa da Colina tinha outras adaptações antes de Residência Hill, A Outra Volta do Parafuso também contou com algumas ao longo dos anos. A mais famosa delas possivelmente é a de Os Inocentes, filme lançado em 1961 e dirigido por Jack Clayton. Contudo, muitas outras aconteceram ao longo dos anos no cinema, TV e peças teatrais.
Até mesmo uma versão brasileira, intitulada Através da Sombra, foi produzida pela Globo e lançada em 2015. Além disso, o filme Os Outros, estrelado por Nicole Kidman, também se inspirou no livro de Henry James, enquanto recentemente tivemos o lançamento do filme Os Órfãos.
Estes são apenas alguns projetos mais famosos que podemos citar, mas se você procurar pela internet com certeza irá encontrar muitos outros títulos que se basearam no livro ou tiveram ele como referência para o seu desenvolvimento.
Série conta com easter eggs de Residência Hill
As tramas de A Maldição da Residência Hill e A Maldição da Mansão Bly podem até não contar com nenhuma ligação envolvendo acontecimentos ou personagens, mas fazem parte da mesma franquia e apresentam alguns easter eggs ao público.
Isso foi algo confirmado por Mike Flanagan, com o mesmo deixando bem claro que já podemos nos preparar para a caça:
“Não há uma conexão narrativa, mas há alguns easter-eggs, com certeza, não apenas em pequenos detalhes, mas em momentos de diálogo e em algumas das ideias de Residência Hill. Definitivamente, haverá coisas que se conectam, mas não é uma conexão direta do ponto de vista da história”.
Sobre a série A Maldição da Mansão Bly
A Maldição da Mansão Bly é ambientada principalmente em 1987, acompanhando a história da revigorante tutora americana Dani Clayton (Victoria Pedretti, a mesma intérprete de Nell em Residência Hill), uma jovem que espera escapar de seu próprio passado doloroso trabalhando na mansão imponente cuidando das crianças Wingrave – Miles volátil (Benjamin Evan Ainsworth, 11) e a alegre Flora (Amelie Bea Smith, 9).
Victoria Pedretti foi confirmada anteriormente no elenco do novo ano como a intérprete de Dani, a governanta responsável por cuidar de duas crianças incomuns. Por sua vez, o ator Oliver Jackson-Cohen viverá Peter, um jovem charmoso que mora na Mansão Bly e fará a vida de todos mais difícil no local. Henry Thomas e Kate Siegel também foram confirmados no novo ano, mas sem detalhes revelados sobre seus personagens.
Catherine Parker (Doutor Sono), T’Nia Miller (Years and Years), Rahul Kohli (Supergirl), Amelia Eve, Benjamin Ainsworth e Amelie Smith também estão no elenco da temporada.
Mike Flanagan assume a direção, roteiro e produção executiva do projeto, assim como na primeira temporada. Além disso, Steven Spielberg é um dos produtores através da Amblin TV. Trevor Macy, Darryl Frank e Justin Falvey também assumem cargos como produtores executivos da série.
A Maldição da Mansão Bly já está disponível na Netflix.
Quer saber mais? Confira também:
* A Maldição da Mansão Bly | O que sabemos sobre a 2ª temporada de Residência Hill
* Os Fantasmas escondidos em A Maldição da Mansão Bly
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter e instagram.