O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas do mundo, e o potencial de alcance que ele oferece é enorme quando suas ferramentas são usadas da forma correta. Uma delas é o Reels, ferramenta lançada em 2019 para concorrer com o principal concorrente do Instagram, o TikTok.
Os Reels são vídeos de até 90 segundos que são criados e compartilhados dentro da plataforma do Instagram, podendo usar filtros e áudios diferentes para criar virtualmente qualquer coisa, deixando esses vídeos disponíveis para todos os usuários assistirem.
Porém, para que um vídeo de Reel viralize é preciso mais do que um conteúdo relevante e que agrada um público-alvo. Para explicar, precisamos entender mais sobre os reels.
Quais as ferramentas do Reels?
Os Reels ficaram famosos não só pelo seu poder de alcance, como por possuir ferramentas que podem ajudar a fazer um vídeo interessante e relevante para o conteúdo que deseja criar.
Entre as ferramentas possíveis para serem usadas no Reels essas se destacam:
- Áudio (música ou som de outros Reels);
- Efeitos de imagem e filtros diversos;
- Inclusão de Texto
- Velocidade de reprodução mais lenta ou mais rápida (Entre 0.3x e 3x);
- Remix com outros reels
Com essas ferramentas é possível criar vídeos completos e voltados ou não para um público-alvo específico, gerando os resultados necessários.
Porém, mesmo com o domínio das ferramentas de edição de Reels, existem alguns pontos que devem ser pensados se você quiser viralizar o seu vídeo. A possibilidade de comprar visualizações no reels é algo a ser considerado, especialmente para impulsionar suas primeiras criações.
Abaixo veremos 10 dicas sobre como otimizar seus reels de forma que tenham mais visibilidade e gerem o engajamento necessário para você ou a sua marca.
1. Entender o algoritmo do Insta
A primeira é talvez uma das mais importantes dicas de como ter relevância. Perceber como funciona o algoritmo certamente é fundamental para você que deseja viralizar.
Para quem não sabe, algoritmo é a inteligência artificial que rege o funcionamento de uma plataforma e determina como cada post será entregue entre os usuários, dependendo do que cada um procura na rede social. No caso do Instagram, se uma pessoa vê determinado tipo de coisa de forma mais constante, a probabilidade de ela receber esse conteúdo com frequência é muito maior.
O algoritmo funciona levando em consideração as seguintes métricas:
- Seguidores
- Curtidas
- Engajamento com postagens
- Comentários
- Visualizações
No Instagram esse algoritmo sempre muda por isso de tempos em tempos é bom ficar de olho nas mudanças que podem ter ocorrido e como usar a seu favor, buscando criar conteúdo com base nos seus seguidores e ficar de olho no engajamento de cada um.
2. Conteúdo Original
Uma coisa que acaba com a sua relevância no Instagram é utilizar vídeos já publicados em outras redes, por exemplo, reciclando seu conteúdo do TikTok. O algoritmo do Insta reconhece vídeos postados de outras redes por marcas d’água e coisas do tipo e acaba jogando seu conteúdo para baixo, tirando toda relevância que um conteúdo original teria.
Se mesmo assim você quiser fazer um conteúdo igual em duas redes diferentes, procure usar aplicativos de edição diferentes dos do Instagram, cortando os vídeos ou rearranjando de outra maneira para que você não perca a sua visibilidade.
3. Reels curtos e frequentes
Essa é uma dica muito interessante e que pode te ajudar a conquistar pontos importantes com o algoritmo do Insta, e o motivo para isso é o mais simples possível: Um Reels curto tem muita mais probabilidade de ser assistido até o fim e até compartilhado.
Na correria em que muitas pessoas estão e geralmente com pouco tempo para gastar com conteúdo, quanto menores os vídeos mais as pessoas vão conseguir assistir no tempo de lazer ou descanso. Isso faz com que seu conteúdo seja elevado pelo algoritmo que entende que seu conteúdo é relevante pois as pessoas veem até o final, não passam rapidamente.
Especialistas dizem que um reels de até 30 segundos é ideal para que as visualizações até o final aconteçam de forma mais frequente.
No caso dos Reels frequentes o algoritmo entende que seu perfil é um criador de conteúdo para a plataforma e tende a elevar seu alcance. Somado aos vídeos mais curtos, essa combinação pode ser a chave do sucesso para muitos influencers.
4. Use e abuse das Hashtags
O Instagram revolucionou o uso das hashtags que linkam um conteúdo com o outro de forma direta, aproximando assim as publicações que podem ter relação direta ou indireta, ajudando o usuário a obter mais engajamento.
Nos Reels, as hashtags indicam o posicionamento do conteúdo, direcionando os usuários que tenham interesse naquela palavra-chave da tag. Por isso é importante você escolher de forma inteligente hashtags que despertem ao público o que você publicou no seu conteúdo. Para isso, você sempre pode analisar postagens populares ligadas ao que você postou e usar algumas das mesmas hashtags.
Uma dica é levar em consideração o seu número de seguidores, já que se o seu perfil for grande e com muitas pessoas, use muitas hashtags e mais populares, enquanto se o seu perfil for pequeno, mescle as hashtags de baixa e alta popularidade, já que isso pode garantir que suas publicações aparecem nesses dois níveis de tags.
5. Qualidade de gravação
Competir com centenas de milhares de vídeos todos os dias é uma tarefa bem complicada, mas uma coisa que atrai muito o público são vídeos bem gravados, com boa qualidade de imagem e áudio. Investir em um bom equipamento pode ser fundamental para que seu conteúdo tenha mais visualizações.
6. Publique seus reels também nos stories
Uma forma de obter bastante engajamento é compartilhar seus reels também em seus stories, deixando ainda mais fácil para seus seguidores acompanharem o seu conteúdo.
Uma vez nos stories abuse também das ferramentas que ele proporciona, como figurinhas, caixas de interação e perguntas, algo que gera interesse do seu público.
7. Procure estudar as tendências do momento
Se você quer viralizar tem que estudar o que está viralizando no momento e tentar aproveitar ideias de conteúdos relativos ao que o público mais gosta.
Perceber quais são as tendências atuais te ajudam a ter uma relevância maior em termos de acessos e compartilhamentos. Procure usar uma música da moda, uma coreografia ou algum efeito sonoro que traga o momento atual para o seu vídeo.
8. Identifique os melhores horários
O Instagram é uma plataforma que bomba a qualquer horário, mas em alguns horários específicos a plataforma tem um número muito maior de usuários devido a diversos fatores como a ida e a volta para do trabalho, horário de almoço etc.
Esses são chamados de horários de pico de engajamento, e servem para você criar algum parâmetro de quando postar dependendo da hora que seu público vai estar presente.
9. Legendas
Saber cativar o público através do seu conteúdo é fundamental para um bom engajamento, ou seja, criar legendas e interações em um reels pode ser crucial para viralizar.
Colocar legendas que instiguem o público a comentar faz com que o algoritmo jogue o seu vídeo para a luz, já que ele entende que, por ter muitas interações de comentários, é um conteúdo relevante e que pode trazer bons resultados para a plataforma.
Nas ferramentas de edição do reels você pode escolher exatamente em que lugar vão as legendas, fontes e tamanhos ideais em cada situação.
10. Interações e links para o seu feed
Em seus reels sempre procure direcionar seu público para saber mais sobre você, sempre mencionando links na bio, pedindo para visitar seu feed de fotos e criando perguntas e desafios para os seus seguidores, que vão procurar o seu conteúdo por ser relevante.
Um grande acesso de pessoas a outras partes do seu Instagram também alavanca a performance dos reels, por isso fazer com que visitem seu perfil de forma esporádica e constante trás uma relevância alta para o restante, como os reels e os stories.