Por Leandro Bazaglia.
Com a carência de bons reality shows na tv brasileira, a segunda temporada de Cinelab volta com toda a sua força, para conquistar todos os amantes de cinema e efeitos especiais.
No programa, os especialistas ganharam um novo quartel general onde terão o desafio, de criar os efeitos mais bizarros e interessantes com um baixo orçamento, porém, produzindo curtas metragens de alta qualidade. Serão 13 episódios, em cada um deles os apresentadores do Cinelab, terão de reproduzir uma cena de ação com efeitos especiais hollywoodianos. Para conseguir realizar o desafio, Kapel, Armando e Raphael precisaram contar com muita criatividade e entusiasmo, pois o tempo passa rápido e eles devem sempre cumprir a meta horas e valores estipulados.
Segundo Kapel(especialista em efeitos e explosivos para cinema), quando perguntado sobre a nova temporada e ele disse que: “a oportunidade de experimentar com novos desafios, podem gerar frutos que você nem imaginaria que seriam possíveis.”, referindo-se ao primeiro episódio da segunda temporada chamado “Ataque Aéreo”, onde um avião surpreende diversos traficantes de armamentos e bombardeia a todos que estão em terra, com isso acontecem diversas explosões em sequência e os apresentadores se arriscam ao máximo para que as cenas corram com sucesso, por que eles possuem apenas uma chance para fazer dar certo, devido ao baixo orçamento disponibilizado de propósito pela produção. A ideia é fazer com que qualquer pessoa consiga executar efeitos especiais, em seu próprio curta metragem caseiro.
O programa enfatiza o conceito de encorajar os novos cineastas, ou aqueles que almejam um dia em ser grandes especialistas em efeitos, a mostrar que tudo é possível com um baixo orçamento e muita força de vontade. Raphael Borghi(especialista em efeitos de pós-produção) afirma que os efeitos práticos, possuem grande espaço no cinema, pois potencializam a pós-produção, fazendo com que você consiga uma melhor resposta emocional dos atores em cena, e um trabalho mais rico na edição e animação de efeitos.
Já Armando Fonseca(especialista em efeitos de pós-produção), garante: “quem assiste, vê que realmente dá para fazer”. Quando ele se refere ao segundo episódio da segunda temporada, chamado “Mortal Kombat”, onde os apresentadores criam, lutas e Fatalities(Golpes Mortais), inspirados no game Mortal Kombat. Este episódio torna-se extremamente divertido, pois eles contratam um lutador de Luta Livre para participar e espancar um dos apresentadores em cena.
Se você gosta de efeitos especiais e acompanha os bastidores de todos os filmes de ação e terror para ver como são feitos, você não pode perder a segunda temporada Cinelab, que estreia hoje, dia 16 de Setembro, às 20:00 horas no canal Universal.