Com a estreia de Falcão e o Soldado Invernal cada vez mais próxima, estamos cada vez mais atento aos detalhes que foram revelados através dos trailer e clipes promocionais da série – desde personagens até cenas interessantes -, e não seria diferente com o personagem Barão Zemo. Mas afinal, quem é ele? Qual foi sua primeira aparição? Quais são seus objetivos?
Pensando nisso, resolvemos reunir todas as informações que sabemos sobre o vilão vivido por Daniel Bruhl para você começar a série sabendo tudo o que precisa.
Confere só:
Barão Zemo Universo Cinematográfico da Marvel
Primeira aparição e história
Aparecendo pela primeira vez no UCM no filme Capitão América: Guerra Civil e interpretado pelo ator Daniel Brühl, a história do Barão Zemo em sua versão cinematográfica começa em 1978, ano em que ele nasceu em Sokovia – se o nome da cidade natal do personagem parece familiar é porque esse é exatamente o país destruído durante os eventos de Vingadores: Era de Ultron (mas nós já vamos falar sobre isso).
Enquanto detalhes da sua infância permanecem um mistério, sabe-se que o Barão Zemo cresceu no país Europeu e permaneceu lá por grande parte da sua vida adulta, se tornando assim um oficial da inteligência e o comandante do EKO Scorpion – uma unidade paramilitar tática de elite de Sokovia.
Apesar do seu trabalho, Zemo conseguiu constituir uma família, casando-se e tendo um filho chamado Carl. Mantendo uma boa vida e um bom relacionamento com seu pai, que vivia em Novi Grad – uma cidade do interior de Sokovia. Inclusive, seu filho havia desenvolvido uma certa fissura pelos Vingadores, expressando seu desejo de querer conhecer o Homem de Ferro para Zemo.
Os acontecimentos de Vingadores: Era de Ultron
Mas tudo mudou em 2015, quando Ultron atacou seu país.
Encarregado de proteger Sokovia ao lado do EKO Scorpion, Zemo foi obrigado a deixar sua família com seu pai no interior, onde ele acreditava ser seguro. Mas seus esforços foram em vão: após dois dias, ele descobriu que todos haviam morrido durante o ataque de Ultron.
Naturalmente, o mesmo culpou os Vingadores pela sua perda – algo que pode ter se intensificado ainda mais com o fato de que Ultron foi fruto de uma criação de Tony, herói no qual Carl era tão fã. Então, o Barão Zemo desenvolveu um ódio pelo grupo de heróis e sua aparente falta de preocupação com vidas inocentes, fazendo a promessa de que destruiria o time.
Sabendo que não poderia vencer uma luta contra os Vingadores utilizando a força, Zemo se utilizou de sua inteligência para manipulá-los e fazer com que eles se destruíssem sozinhos.
Influência do Barão Zemo em Capitão América: Guerra Civil
Consumido pelo ódio e com apenas um objetivo em mente, o Barão Zemo foi atrás de Vasily Karpov, um dos líderes do Programa Soldado Invernal que estava vivendo nos EUA.
Eventualmente, após encontrar Karpov, ele tomou posse de documentos da HYDRA e do Livro do Soldado Invernal. Além disso, o mesmo também se focou em conseguir informações sobre o assassinato de Howard e Maria Stark – que ocorreu em 16 de dezembro de 1991. O personagem acabou matando Karpov e seguiu em frente com o próximo passo do seu plano: incriminar Bucky Barnes, o ex-Soldado Invernal, pelo bombardeio que matou o rei de Wakanda, T’Chaka.
Coincidentemente, os eventos que ocorreram em Sokovia, mais uma ocorrência em Lagos e o bombardeio levaram à assinatura do Acordo de Sokovia – que permitiria que o governo mantesse supervisão sob os Vingadores e exigiam um registro com suas informações. Como visto no filme, o documento foi um ponto de atrito entre o Capitão América e o Homem de Ferro, o que acabou por dividir o grupo de heróis entre aqueles que apoiavam os novos termos e os que eram contra.
Posando como um psiquiatra na agência contra-terrismo de Everett Ross, o Barão Zemo conseguiu se aproximar de Bucky (após o mesmo ser preso pelo governo) e então utilizou as palavras escritas no livro do Soldado Invernal para re-ativar toda a programação feita pela HYDRA.
Finalmente obtendo as informações sobre o assassinato dos Stark, Zemo utilizou o Barnes para distrair os Vingadores, fugindo da instalação do governo e viajando até a Sibéria, em Moscou, até uma das instalações da HYDRA. Chegando lá, ele matou todos os Soldados Invernais criados pela HYDRA que ainda estavam esperando suas ordens e esperou pacientemente pela chegada dos seus inimigos para cumprir o próximo passo do seu plano: destruir o grupo de heróis.
Uma vez que o trio Capitão América, Homem de Ferro e Bucky chegaram no local, o Barão Zemo revelou a filmagem que mostrava Bucky matando os pais de Tony – ocasionando, assim, mais um confronto entre os três.
Sucesso e missão na captura
Mas não é aí que a história do Barão Zemo termina…
Com o sucesso do seu plano e uma missão concluída, Zemo tentou tirar sua própria vida. O mesmo foi parado pelo Pantera Negra e preso pelos seus crimes contra os Vingadores, sendo mantido em uma cela de contenção.
Barão Zemo nos Quadrinhos
Primeira aparição e História
Nos quadrinhos, a primeira aparição do Barão Zemo aconteceu em dezembro de 1973 na HQ Captain America #168.
Barão Helmut Zemo, o 13º Barão Zemo, é filho do Barão Heinrich Zemo, mestre cientista nazista e inimigo do Capitão América durante a Segunda Guerra Mundial. Heinrich criou seu filho para acreditar que os ideias nazistas são fruto de uma raça superior e que a linhagem Zemo deveria estar governando o mundo.
Considerado título de nobreza alemã, a família de Zemo prometeu lealdade para o Império Alemão em troca do Castelo Zemo e uma terra na qual eles poderiam passar para os seus herdeiros.
Com a morte de seu pai, ele tomou o título para si e, o então engenheiro e estrategista, culpou o Capitão América por sua perda – adotando então o disfarce de Fênix para matá-lo em vingança. Zemo foi derrotado, contudo caiu em um barril de Adhesive X – o que desfigurou ele e fez com que ele passasse a utilizar a marcante máscara roxa.
Ele reapareceu anos depois como o Barão Zemo, agora trabalhando para as criações monstruosas de Arnim Zola. Aliado com Primus, ele sequestrou o amigo de infância de Steve Rogers para atraí-lo para uma armadilha, forçando o Capitão América a lutar contra vários mutantes.
Mais tarde, ele se encontrou com Sinthea Shmidt, que era conhecida como Mãe Superior e seu pai era o Caveira Vermelha. Após treinar com o vilão que apareceu em Capitão América: O Primeiro Vingador e sua filha, Zemo sequestrou mais um amigo do herói, David Cox, forçando eles a lutarem um contra o outro. Eventualmente, o Barão Zemo se voltou contra a Mãe Superior, mas foi derrotado pelos seus poderes psíquicos.
Em todas as suas tentativas de retorno, Zemo tentou dominar o mundo ou se vingar contra o Capitão América, mas sempre foi vencido por seu inimigo.
Após tentar ressussitar seu pai e um tempo após esse arco, os quadrinhos viram Helmut Zemo se casando com a Baronesa Heike Zemo, uma mulher que dizia ser a reencarnação de Heinrich Zemo. Os dois viveram no Castelo Zemo e organizaram o Kinder – um grupo de 25 crianças sequestradas que eles consideravam dignos e que foram adotadas pelo casal.
Essas crianças sofreram uma lavagem cerebral para desenvolverem uma devoção fanática ao nazismo e ao Barão Zemo e a Baronesa. O arco foi encerrado com o Capitão América e seu parceiro, Diamondback, seguindo pistas para encontrar e libertar as crianças, derrotando o casal.
Poderes e habilidades
É válido ainda destacar que as duas versões do Barão Zemo, Helmut e Heinrich, possuem habilidades muito similares. Pai e filho não contam com poderes sobre-humanos ou qualquer outro poder, mas compensam isso com um treinamento de combate armado e desarmado, além de um inteligência clara acima da média.
Por conta do “Composto X”, Zemo possui um envelhecimento muito desacelerado devido aos efeitos da substância, que também lhe garantem vigor e vitalidade equivalentes às suas idades aparentes. Além de cientista, Heinrich era um combatente mestre, habilidade herdada por Helmut, que além de ter sido treinado em combate com espadas e lutas armadas, é um conhecido mestre do disfarce.
Barão Zemo e os Thunderbolts
Um dos arcos mais interessantes envolvendo o Barão Zemo é justamente o da criação do grupo Thunderbolts.
Formado por outros criminosos, a equipe tem como objetivo atuar como heróis quando os Vingadores fossem considerados mortos. Embora a ideia de Zemo era que a operação fosse um meio de ganhar a confiança do público, ele foi traído, e os Thunderbolts se tornaram um verdadeiro grupo de super-heróis – que contou com uma variação de membros durante certos momentos, contando com a presença de Bucky, Ghost Man & The Wasp, Batroc, Thunderbolt Ross, Gavião Arqueiro, entre outros.
Após vários confrontos e passando pela liderança do Gavião Arqueiro, Zemo liderou os Thunderbolts por uma série de atos questionáveis de heroísmo, onde os fins justificavam os meios.
De fato, o plano final do Barão Zemo envolvia a criação de Liberator, um dispositivo que iria absorver números anormais de energia ao redor do mundo – com isso, ele esperava reduzir ameaças globais, eliminar o terrorismo super-humano e estabilizar o status quo do mundo. Obtendo sucesso no lançamento do Liberator, eles foram desafiados pelos Vingadores.
Se sentindo traída, a vilã Rocha Lunar absorveu os poderes que o Liberator havia aproveitado, combinando eles com seus próprios poderes. Enquanto ela batalhava com os Vingadores, seu estado emocional combinado com seu poder acabou por ameaçar o planeta, então os Thunderbolts e os Vingadores se juntaram para confrontar a vilã. Durante a batalha, Zemo bloqueou a explosão de energia que Rocha Lunar de atingir o Capitão América, o que o desfigurou novamente. No final, os times derrotaram a vilã ao remover as joias alienígenas que davam poder à ela.
Zemo pegou duas das joias da lua, gritou para os Vingadores que eles cometeram um erro ao destruir sua visão e se teletransportou para longe – colocando um fim a este arco.
Barão Zemo em Falcão e o Soldado Invernal
Como já escrevemos em nossa lista sobre o que sabemos sobre Falcão e o Soldado Invernal, o Barão Zemo foi visto pela última vez sob custódia da CIA.
Talvez você também queira ler: Falcão e o Soldado Invernal | O que sabemos sobre a série até o momento
Em cenas que apareceram nos materiais de divulgação da nova série da Disney+, Zemo é visto de luto no memorial de Sokovia e sua voz em off diz: “Não se pode permitir que super-heróis existam”. O personagem também está usando sua máscara roxa – algo que é sua marca registrada nas HQs e que pode estar ligada à sua fuga.
Outro ponto interessante de destacar é que, se Zemo antes tinha como objetivo destruir os Vingadores de dentro para fora, agora o mesmo está realmente no ataque – já que nos trailer é possível ver o personagem causando uma grande explosão.
Mas as questões que realmente ficam são: como o Barão Zemo escapou de sua prisão? Foi ele que escapou ou ele teve ajuda? Se foi ajudado, quem o deixou ir e quais os objetivos por trás desse fato?
Sobre a série Falcão e o Soldado Invernal
“Seguindo os eventos de ‘Vingadores: Ultimato’, Sam Wilson/Falcão (Anthony Mackie) e Bucky Barnes/Soldado Invernal (Sebastian Stan) se unem em uma aventura global que testa suas habilidades – e sua paciência – em ‘Falcão e Soldado Invernal’”.
Anthony Mackie e Sebastian Stan, intérpretes respectivos dos personagens protagonistas, retornam aos seus papéis como Falcão e o Soldado Invernal na série da Marvel Studios. Além disso, a atriz Emily Van Camp também foi confirmada no projeto novamente como a intérprete da Agente 13.
Outro nome que também estará na série Falcão e o Soldado Invernal é o ator Daniel Bruhl, que por sua vez reprisará o seu papel como vilão Barão Zemo, que esteve em Capitão América: Guerra Civil. Além disso, Georges St. Pierre voltará a viver o vilão Georges Batroc, de Capitão América: O Soldado Invernal. Outra possível aparição / retorno da série é o de Don Cheadle, intérprete do personagem James “Rhodey” Rhodes / Máquina de Combate, já que o mesmo revelou recentemente que aparecerá na série.
A série também contará com novidades em seu elenco para o MCU, com o ator Wyatt Russell sendo o intérprete do personagem conhecido como o Agente Americano. Erin Kellyman interpreta Karli Morgenthau, uma membra anarquista mascarada do grupo anti-patriotismo os Flag-Smashers e Adepero Oduye interpreta Sarah Wilson, irmã de Sam Wilson. Desmond Chiam, Miki Ishikawa, Noah Mills, Carl Lumbly, e Danny Ramirez foram escalados para papéis não revelados.
Kari Skogland é a responsável pela direção dos 6 episódios de Falcão e o Soldado Invernal, enquanto Derek Kolstad (da franquia John Wick) assina o seu roteiro.