Um fato: a Pixar sempre buscou encantar o seu público, independente da idade ou gênero do projeto. Com continuações e títulos isolados, o estúdio conquistou carisma e destaque em sua trajetória. Entretanto, há alguns anos eles tem também enfrentado a concorrência. Uma batalha pelo melhor passou a ser travada, sendo saudável e gratificante aos espectadores, enquanto diversos personagens foram ganhando a tela grande. Além disso, a moda dos derivados também chegou ao formato, sendo assim a responsável pela lançamento de Aviões. O mesmo sucesso de Carros não foi encontrado, mas ainda assim conseguiu um bom resultado, fazendo com que uma animação fosse lançada. De tal forma, com o subtítulo de Heróis de Fogo ao Resgate, uma nova aventura protagonizada por Dusty chega ao mercado home vídeo.
Após as emoções do primeiro filme, a continua mostra momentos de quando o mundialmente famoso piloto de corridas aéreas, Dusty, descobre que nunca poderá correr novamente. Agora, ele deve aprender a desacelerar ao entrar no universo de combate a incêndios aéreos. Dusty une forças com uma equipe de bombeiros veteranos: juntos, eles combatem um grande incêndio e ex-corredor aprende o que é preciso para tornar-se um verdadeiro herói. Uma trama que mostra uma nova ambientação, expandindo mais uma vez o universo criado ao apresentar uma dinâmica tripulação de aeronaves de elite dedicadas a protegerem o histórico Parque Nacional de incêndios descontrolados.
Não é um segredo de que a própria Pixar acostumou o seu espectador com grandes roteiros. E assim, é exatamente por isso, que quando não acontece fica aquele sentimento de vazio. É claro que nem todos os projetos precisam ser perfeitos, mas o primeiro Aviões criou essa lacuna, criando uma certa apreensão por conta da sua abordagem e narrativa. Enquanto isso, o novo capítulo consegue encontrar pouca melhora, mesmo ainda deixando a desejar em sua narrativa através de certos pontos. A direção é mais interessante, já que a animação se afasta das corridas, para assim mostrar uma questão envolvendo o meio ambienta. É claro, aquela velha lição de moral está inserida no contexto.
Quanto ao aspecto técnico da produção? Bem, isso nunca decaiu. Aviões 2 – Heróis de Fogo ao Resgate apresenta um excelentes imagens, seja na hora da beleza ou destruição. É um ponto que nunca falha para o estúdio, já que as características de seus personagens são sempre bem elaboradas.
Por falar em personagens, é em cima de uma nova leva deles que o desenvolvimento da vez acontece. Mostrando inicialmente nomes conhecidos da primeira aventura, logo o espectador acaba sendo apresentado a uma grande leva de novidades. Cada um tem uma história, mas é aquela envolvendo o passado e a motivação de Blade Patrulheiro que acaba ganhando um certo destaque no caminho. É claro, Dusty está sempre no centro de tudo. Saindo do mundo das corridas por problemas em suas peças, é o avião corredor que serve de elo para o novo tema, sendo envolvido pelas questões desses personagens e as abordagens naturais do que é mostrado.
O mais interessante? É que isso funciona melhor do que o esperado, mostrando novas motivações e apresentando sua moral dentro de tal contexto. Um grande mergulho em um local completamente diferente, mostrando o protagonista tendo que conviver com sua nova realidade, passando por medos, mas encontrando um envolvimento de companheirismo, aprendizagem e lições ambientais em uma única produção. Mesmo ainda devendo ser aquele título de impacto, vale a penas conferir Aviões 2 – Heróis do Fogo ao Resgate.
Classificação: