E continuam surgindo informações sobre futuras adaptações cinematográficos. De tal forma, após alguns rumores mais antigos, chegou o momento de Artemis Fowl finalmente ganhar o seu diretor.
Segundo informações do site Coming Soon, o cineasta Kenneth Branagh, responsável pela direção de Thor e Cinderela, irá dirigir a adaptação produzida pela Walt Disney Studios e The Weinstein Company.
Na trama do livro, Artemis é o único herdeiro do clã Fowl, uma lendária família de personagens do submundo, célebres na arte da trapaça. O garoto imagina um plano para recuperar a fortuna de sua família, após o desaparecimento misterioso de seu pai. Seu plano poderia derrubar civilizações e mergulhar o planeta numa guerra entre espécies. A partir de então, o garoto começa a pôr seu plano em prática em Ho Chi Minh, a calorenta capital do Vietña, em pleno século XXI. Lá, aliando tecnologia de ponta a seus dons criminosos, ele chantageia uma fada decadente para roubar seu Livro, objeto que permitirá desvendar os segredos do Povo das Fadas e descobrir onde esse povo guarda uma enorme reserva de ouro. O único problema é que o Livro está em gnomês – o idioma das fadas, um alfabeto ancestral, jamais decifrado por um humano. De volta à sua segura mansão na Irlanda, ele trabalha freneticamente, com a ajuda de seu super potente computador, até conseguir desvendar o código e traduzir o texto. Mais isso é só o início.
Anunciado em 2013, o roteiro do filme foi escrito originalmente por Michael Goldenberg (Harry Potter e a Ordem da Fênix). Contudo, segundo novas informações, o dramaturgo irlandês Conor McPherson também deve assinar a versão final do projeto.