A KONAMI, sem dúvida uma das maiores e mais historicamente relevantes empresas do segmento de videogames, completa 50 anos em 2019. Para comemorar décadas de sucessos e de incontáveis boas memórias em jogadores que experimentaram suas muitas franquias, a companhia anunciou a Konami 50th Anniversary Collection, com três títulos diferentes: Arcade Classics Anniversary Collection, Castlevania Anniversary Collection e Contra Anniversary Collection.
O objetivo desta análise é a primeira delas, Arcade Classics Anniversary Collection, que chega com oito jogos dos anos 80: Haunted Castle (1988), Typhoon (A-Jax) (1987), Nemesis (Gradius) (1985), Vulcan Venture (Gradius II) (1988), Life Force (Salamander) (1986), Thunder Cross (1988), Scramble (1981) e TwinBee (1985). E como será que isso tudo se saiu? A resposta você confere agora, em mais uma resenha do Jornada Geek!
Um baú de tesouros para os nostálgicos
O título faz o possível para recriar a glória das máquinas de fliperama, com opções adicionais que deixam o gameplay menos frustrante para o gamer moderno. De um botão destinado a “colocar ficha” a filtros especiais que simulam aquele borrão que o vidro nas telas dos arcades passavam aos olhos, nota-se o esforço para cutucar nos sentimentos de quem experimentou os jogos da coleção em suas versões originais. A conversão dos títulos flui bem, com apenas ocasiões raríssimas que trazem queda nos frames. Os controles, por sua vez, funcionam perfeitamente bem e são totalmente responsivos. Cada jogo disponível também conta com instruções bem detalhadas de como operar o gameplay.
Jogos de shoot em’ up, maioria na coletânea, possuem uma função de Rapid Fire, o que alivia a tensão nos dedos ao tornar possível segurar o botão de tiro ao invés de apertá-lo repetidamente. Diferentes níveis de dificuldade podem ser selecionados, com o objetivo de dar opções de experiências mais leves ou desafiadoras. Existem também diferentes formatos de tela disponíveis, designados a atender diferentes tipos de televisores, além da preferência pessoal de cada usuário.
A nostalgia não para nas opções para emulação. O pacote contém vários documentos e ilustrações raros digitalizados, que mostram um pouco sobre a composição dos títulos disponíveis, assim, fãs da Konami poderão se divertir, explorando um pouco mais sobre a história da desenvolvedora. Outra característica interessante da compilação é a possibilidade de jogar as versões japonesas dos jogos que a compõem. Algumas são virtualmente idênticas, com outras tendo variações consideráveis de arte e gráficos. A dificuldade é outro fator de peso, com certas edições sendo notoriamente mais complicadas que outras, como o infame Haunted Castle americano.
Muitos tiros, um chicote
Para uma companhia com cinco décadas de sucesso e inúmeros títulos lançados, uma coletânea comemorativa certamente poderia ter mais variedade. Dos oito jogos que compõem a compilação, sete são shoot em’ ups de naves e apenas dois deles oferecem uma experiência diferente do formato sidescroller horizontal, com Twinbee utilizando um fluxo vertical e Typhoon oferecendo uma experiência em railscrolling e gráficos 3D. Haunted Castle é o único que foge totalmente a regra, sendo a versão arcade de Castlevania, um título de aventura que envolve um herói que deve resgatar sua amada das garras do Conde Drácula, usando um chicote mágico.
Obviamente, os jogos de nave não são idênticos, contendo visuais, estilos e armas diferenciadas. É até um exercício interessante testemunhar a evolução tecnológica da companhia de Scramble até Thunder Cross, mas isso não tira a repetição óbvia de gameplay que a seleção traz.
Mesmo com a ideia de se fechar no formato arcade e nos anos 80, era possível trazer diversidade com vários outros títulos, desde clássicos como Frogger (1983), jogos de esporte como Double Dribble (1986), ou mesmo shoot em’ ups cooperativos que não envolvem aviões, o lendário Super Contra (1988), por exemplo, que deverá chegar em uma próxima coletânea.
Veredito
Arcade Classics Anniversary Collection é uma compilação com muitos méritos no que se diz respeito ao resgate da sensação nostálgica de se jogar um fliperama, mas com muito a ser melhorado em variedade. Fãs de jogos clássicos shoot em’ up tem um prato cheio para si com vários títulos de qualidade. Entusiastas de outros gêneros, definitivamente não.
É uma pena que a Konami, uma empresa que tem entre suas maiores qualidades o desenvolvimento de jogos incríveis em todas as categorias, tenha sua compilação de meio século totalmente voltada para um tipo específico. Resta a esperança que as próximas coleções sejam mais variadas, principalmente com pesos pesados do arcade como Sunset Riders chegando nos anos 90.
Arcade Classics Anniversary Edition está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC, via Steam. No Metacritic, o título teve 63 pontos na versão avaliada.
*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.