Pois é! Nem a ginástica envolve apenas os músculos ou gorduras, nem os jogos incluem apenas ócio e diversão. Existem – cada vez mais, felizmente – sites e aplicativos de jogos que vão exercitar sua mente. Sabe o que isso significa? Na hora de estudar tudo será bem mais fácil!
Imagina quando chega a hora de apresentar o tcc e monografias! Mesmo com ajuda ou envolvimento de outras pessoas, a ginástica mental pode ser o aliado perfeito para raciocínios mais lógicos e rápidos.
O princípio base é, na realidade, bem simples, aprender se divertindo ou se divertir aprendendo. É como juntar o útil ao agradável e encontrar a fórmula perfeita para tornar o estudo mais tranquilo e mais fácil.
Num universo paralelo, como a Escola do Bem e do Mal, o aclamado filme da Netflix, nem tudo é bom, nem tudo é mal ou nem tudo é diversão, nem tudo é estudo. Entendeu? Manter o equilíbrio pode ser a solução.
A era dos aplicativos
Os aplicativos vieram definitivamente para ficar! E se espalham cada vez mais em todos os aspectos da vida quotidiana, do trabalho à alimentação, da saúde à atividade física, dos livros à música, dos jogos ao estudo; há um aplicativo para tudo!
Mas falemos de aplicativos e sites que podem ajudar você a estudar. Alguns vão fazer isso de uma forma direta, com quizz e desafios sobre determinadas matérias ou conteúdos. Outros aplicativos podem não ajudar, diretamente, no estudo, mas potenciam a atividade cerebral, o que, por sua vez, torna o estudo mais fácil.
Palavras cruzadas ou caça-palavras
Para além de aumentar seu vocabulário, os jogos de palavras desafiam seu sentido lógico e sua visão. Vão obrigá-lo a pensar em sinônimos, levar a contar quadradinhos, procurar palavras na diagonal, na vertical ou na horizontal. Vão desafiá-lo, preenchendo as palavras que conhece e tentar encontrar sinônimos para os quadrados que permanecem em branco. Vão forçar você a ler e a reler as definições. A app pode mesmo incluir um tempo limite para completar as palavras cruzadas, tornando o jogo ainda mais desafiador.
Quebra-cabeças
Aí está um jogo de concentração e capacidade visual. O tamanho e o número de peças do quebra-cabeças é determinante: quanto mais pequenas forem as peças e quantas mais peças existirem, mais desafiador se torna o quebra-cabeças.
Acresce o facto de potenciar a sua calma e paciência. Um bom quebra-cabeças pode levar dias (ou meses). Um ótimo exercício de relaxamento e paciência.
Sudoku
Este quebra-cabeças vai muito para além das grelhas 9×9. Não é apenas um jogo de números, mas sim um jogo de lógica. Requer paciência q.b. e a capacidade de estabelecer quadros mentais, sem esquecer as sequências, para não repetir nenhum dos números na mesma coluna ou na mesma linha.
Aplicativos com níveis de dificuldade são também uma opção interessante. Se permanecer apenas no nível iniciado, com muitos dos números pré-preenchidos, o jogo vai se tornar monótono. Monitorizar sua evolução, com níveis intermédios e avançados, é por si só, um desafio.
Jogos de memória
Com cartas, com números, com associações de pares ou ligação de vários elementos, os jogos de memória estimulam, de fato, sua memória visual e incrementam seus poderes de observação e minúcia. Olhar não é o mesmo que ver e ambos não são o mesmo que analisar atentamente. Os jogos de memória são também desafiantes, porque vão aumentando a dificuldade do desafio. Passar a relacionar um par de objetos, para cinco objetos iguais é uma evolução. Quanto mais praticar, mais fácil a visualização se vai tornando e mais apurado fica seu sentido.
Labirintos
Chegou o momento de testar seu sentido de orientação. Conseguir atravessar um labirinto exige orientação, antecipação, paciência, concentração e perseverança. Assim, num só jogo, quanta ginástica mental!
Melhor começar por labirintos simples e ir aumentando a parada. Explorar labirintos mais complicados, escolher jogos com tempo cronometrado, optar por jogos com outros desafios ao longo do labirinto. Enfim! Um sem número de possibilidades que vão, certamente, se revelar muito úteis no momento de estudar.
Escape games
Os espaços físicos de escape games estavam sendo um furor. Mas depressa passaram para sites e aplicativos. O objetivo é simples: recolher todas as provas, respostas e elementos necessários para escapar da sala. Desvendar enigmas, procurar pistas ou observar atentamente aumentam seus níveis de concentração, memorização e lógica. Todos eles são essenciais para tornar o estudo mais fácil.
Em resumo
São vários os profissionais na área da saúde mental que criam aplicativos e sites de jogos que podem exercitar o cérebro. Repare que isso não só ajuda no estudo, como previne que seu cérebro envelheça precocemente. Em síntese: só vantagens!
Não deixe de acompanha todas as notícias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.