Meses após ter sido lançado nos EUA, o filme Amor e Monstros chegou recentemente ao Brasil como um título original da Netflix. E claro, agora começam também a surgir questionamentos sobre o possível futuro da franquia através de uma continuação.
Em Amor e Monstros (anteriormente intitulado Monster Problems), sete anos após o apocalipse de monstros, Joel Dawson (Dylan O’Brien), junto com o resto da humanidade, tem vivido no subsolo desde que criaturas gigantes assumiram o controle da terra.
Depois de se reconectar pelo rádio com sua namorada do colégio Aimee, que agora está a 80 milhas de distância em uma colônia costeira, Joel começa a se apaixonar por ela novamente. Quando Joel percebe que não há mais nada para ele no subsolo, ele decide, contra toda a lógica, se aventurar em busca de Aimee, apesar de todos os monstros perigosos que estão em seu caminho.
Amor e Monstros 2 ainda não está confirmado
Amor e Monstros 2 não está atualmente em desenvolvimento ativo, mas diversos comentários envolvendo o seu elenco e nomes envolvidos em sua criação já deixaram claro que existe o interesse que a história deste universo continue sendo contada. Ainda assim, tudo depende de um grande fato para que isso siga em frente: o sucesso do primeiro filme, algo que inclusive já foi destacado pelo seu próprio diretor.
É válido lembrar que os planos originais da Paramount Pictures para o lançamento do primeiro filme incluíam uma distribuição cinematográfica em fevereiro de 2021, mas por conta do cenário envolvendo a pandemia de Coronavírus com os cinemas fechados tudo acabou sendo alterado.
O filme então foi lançado em formato digital nos EUA em outubro de 2020, chegando a ocupar o primeiro lugar de vendas no FandangoNow e AppleTV. Levando em consideração os seus números até o momento, e o cenário de destaque na Netflix em diversos países (incluindo o Brasil), é possível então acreditarmos que Amor e Monstros 2 possa sim sair do papel em algum momento.
Possível previsão de estreia
Sem um desenvolvimento ativo de Amor e Monstros 2 até agora, então fica complicado levarmos em conta quando um lançamento do projeto pode vir a acontecer. Entretanto, caso o seu destaque internacional da Netflix venha a influenciar um sinal verde rapidamente, uma grande aposta seria de que isso viesse a acontecer no final de 2022 ou no primeiro semestre de 2023.
Vale lembrar que tudo depende também da agenda do seu elenco, que no caso de Dylan O’Brien pode vir a ficar mais folgada em alguns meses se levarmos em conta que em março deste ano ele começou a gravar um novo projeto na cidade de Chicago que levará o título de The Outfit.
Diretor revelou já ter ideias para Amor e Monstros 2
Mesmo que Amor de Monstros 2 não esteja atualmente em desenvolvimento ativo, o diretor Michael Matthews já revelou ao Decider que tem algumas ideias para o futuro deste universo:
“Tem havido alguma discussão sobre isso. Eu tenho algumas ideias interessantes, mas nós nos concentramos em que este seja apenas um filme autônomo.” Para tornar a história de Love and Monsters o mais forte possível, Matthews evitou tratá-la como uma “franquia inicial”. E com isso, quando questionado sobre se uma sequência acontecerá ou não, ele respondeu: “Isso realmente depende do público.”
As possíveis abordagens para a trama de Amor e Monstros 2
O final de Amor e Monstros prepara o mundo que conhecemos de uma forma potencialmente diferente para o desenvolvimento de uma continuação. Neste caso, Amor e Monstros 2 pode vir a mostrar então que a superfície não está mais abandonada, mas agora sendo ocupada por humanos tentando sobreviver e coexistir com os monstros.
Como mostrado na trama do primeiro filme, apesar de suas aparências aterrorizantes, nem todos os monstros são predadores perigosos, e os humanos poderiam viver com segurança ao lado de pelo menos alguns deles. Além disso, uma potencial sequência poderia continuar a jornada de Joel em busca de um novo lugar para sua família viver.
Outra possibilidade que também poderia ser levantada é que uma continuação, ou prelúdio, acabe também apresentando um foco na história dos personagens secundários do filme. Em uma entrevista ao Mamas Geeky, Michael Rooker expressou interesse em voltar para interpretar Clyde, o durão morador da superfície que salva Joel de um ninho de monstros no início de sua jornada. Clyde e sua filha substituta, Minnow (Arianna Greenblatt) viajam com Joel por um tempo antes de se separarem dele, mas retornam no final do filme para confirmar que eles chegaram em segurança ao seu destino nas montanhas.
Uma terceira possibilidade também envolve o fato de que uma versão de Amor e Monstros 2 poderia se concentrar na vida de Aimee no pós-apocalipse – seja nos sete anos antes de ela se reunir com Joel, ou depois que eles se despediram no final do filme.
Confira o trailer de Amor e Monstros:
Sobre o filme Amor e Monstros
Além de contar com o ator Dylan O’Brien como o seu grande protagonista, o elenco do filme Amor e Monstros também é formado por Michael Rooker (Guardiões da Galáxia), Jessica Henwick (Punho de Ferro) como Aimee, Arianna Greenblatt (Vingadores: Guerra Infinita) como Minnow, Dan Ewing (Occupation) como Cap, Donnie Baxter como Parker e Ellen Hollman como Dana. Rooker faz o papel do caçador experiente Clyde, que serve como mentor de Joel Dawson (O’Brien) em como sobreviver ao Apocalipse dos Monstros.
Michael Matthews assume a direção do filme, enquanto o roteiro é assinado por Brian Duffield (Jane Got a Gun). Por sua vez, a produção do longa fica por conta de Shawn Levy e Dan Cohen.