ACONTECEU NAQUELA NOITE? | KINOS

Apenas uma noiteSeria um bom tรญtulo para o filme em questรฃo e assim mesmo, com a interrogaรงรฃo, mas os admiradores de Frank Capra, Clark Gable ou Claudette Colbert talvez nรฃo gostassem da comparaรงรฃo com a quase desconhecida diretora iraniana Massy Tedjedin ou com o quarteto de Last night, traduzido como Apenas uma noite. O tรญtulo em portuguรชs tambรฉm traz a dรบvida: apenas? Mas a ausรชncia de interrogaรงรฃo deixa a dรบvida sutil, como a histรณria apresentada ao espectador.

Um resumo simplรณrio do filme seria: casal discute relaรงรฃo durante a noite, se resolve e ele viaja a trabalho com aquela que motivou o debate, enquanto a esposa fica em casa e acaba encontrando um antigo caso prรฉ-casamento. O leitor talvez se culpe por fazer a pergunta รณbvia: quem trai quem? Pode se acalmar, pois รฉ justamente essa a questรฃo que mantรฉm a atenรงรฃo durante cada um dos 93 minutos de diรกlogos entre quatro personagens intrigantes.

- publicidade -

O casal รฉ composto por Joanna, uma Keira Knightley tรฃo ร  vontade no papel que mesmo nos momentos em que a personagem se encontra insegura ela representa com verdade essa inseguranรงa, e Michael, um Sam Worthington que comeรงa sem muito brilho ao lado da esposa e cresce junto com a tensรฃo que se desenvolve com a viagem. Numa festa de trabalho, ela nรฃo perde de vista uma Laura, colega do marido para a qual ele dedica gestos que a esposa considera demasiados. Em casa, sob goles do vinho bebido desde a festa, a conversa a faz dormir no sofรก, para onde ele vai no meio da noite e termina o debate, deixando-os em harmonia.

Por falar em casa e harmonia, que cozinha tem o casal. Se desfazer o casamento significasse abandonar aquela cozinha, discutir relaรงรฃo deveria ser algo proibitivo por ali. Aplauso pra cenografia, que alรฉm de encantar o espectador atento, permitiu mobilidade dos atores e da tรฉcnica num ambiente claro e arejado, como parece ser a relaรงรฃo entre dos personagens, que optam por colocar impedimentos.

No dia seguinte, Michael viaja com Laura enquanto Joanna fica em casa, trabalhando em seu livro. Numa saรญda, esbarra em Alex, um Guillaume Canet tรฃo ร  vontade quanto Keira Knightley, o que engrandece a relaรงรฃo. Na verdade, esbarra num Alex que propositadamente queria ser esbarrado, francรชs em um รบnico dia de trabalho em Nova York. Saem para jantar com amigos dele enquanto a Laura de Eva Mendes, um esboรงo constante de dรบvida, ciente de que รฉ alvo de atenรงรฃo de ambos do casal, chama Michael para um drink depois do dia de trabalho.

- publicidade -

Assim chegamos aos quatro ciclos em que รฉ construรญda a narrativa, numa estrutura capaz de agradar Syd Field. O primeiro ciclo รฉ o que apresenta o problema principal: o casamento que pode nรฃo ser tรฃo estรกvel. Como um bom ciclo, comeรงa e termina em casa com os protagonistas, mas passa por conversas no taxi e pelos acontecimentos da festa. Nada รฉ abrupto, uma ou outra cena apresenta claramente a situaรงรฃo, mas nรฃo faz com que as demais sejam desconsideradas, principalmente porque a direรงรฃo, ao adequar tudo, conduz o modo de se encarar a situaรงรฃo. Casal comeรงa bem, encontra conflito e resolve conflito.

Outros dois ciclos sรฃo paralelos e se iniciam e terminam do mesmo modo: movimento de Michael, no inรญcio para longe, depois para perto. Do momento em que o casal se desfaz atรฉ o retorno, cada um encontra seu antagonista e vive situaรงรตes de tensรฃo que sรฃo sentidas pelo pรบblico, o tempo todo percebendo cada gesto, fala, olhar como um sinal de maior aproximaรงรฃo para algo. Quando o movimento de um par se torna claro, o corte volta a olhar para o outro. Nรฃo รฉ um ir e vir de livro do Dan Brown; cada cena tem o tom necessรกrio e o tempo certo para situar, envolver e deixar no ar as pulsaรงรตes do pรบblico, sem que ele lamente ter mudado o olhar naquele momento. A montagem รฉ tรฃo consciente do que pede a trama que nem o claro predomรญnio de interpretaรงรฃo do casal que estรก em Nova York impede que as trocas entre situaรงรตes sejam bem dosadas.

No final, o รบltimo ciclo, quando Michael volta da viagem. Cada um dos personagem sabe o que aconteceu naquela noite, mas sabe de si. A รบnica testemunha de tudo รฉ o espectador, que julga desde o inรญcio e chega ao final com todos os fatos nas mรฃos. Exceto um, o รบltimo, um derradeiro instante, um olhar e basta para que a tela preta deixe tudo no ar, num dos melhores finais que Hollywood jรก mostrou.

- publicidade -

Notรญcias Relacionadas

รšltimas Notรญcias

- publicidade -