É notável que as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço, principalmente no mundo do cinema, seja nas telas, por trás das cenas, dirigindo os filmes e também nas premiações.
E agora, no meio de um momento tão importante no cinema hollywoodiano, elas começaram a fazer história no Oscar com a indicação da cineasta Greta Gerwig, de Lady Bird, para a categoria de “Melhor Diretor” desse ano, já que esta é apenas a quinta vez na história da premiação que uma mulher ocupa tal posição.
Em recente a entrevista com Natalie Portman (via Variety) Gerwig ressaltou a importância das vozes femininas e como isso incentivou a ela mesma:
“Isso provocou algo em mim e me levou a seguir em frente, ‘eu preciso fazer isso'”, disse Gerwig. “Eu acho que as mulheres tendem a se concentrar nas histórias de que os homens não têm o privilégio de ver”.
Além de Gerwig, um outro nome feminino que se destacou nas indicações foi Rachel Morrison. Ela é diretora de fotografia do filme Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi, e fez história por ser a primeira mulher a ser indicada na categoria de fotografia.
A diretora de Mudbound, Dee Rees, elogiou Morris durante um episódio do podcast Playback da Variety. Na ocasião, ela ressaltou que as mulheres merecem reconhecimento no universo cinematográfico pelo bom trabalho que já vem sendo feito há muito tempo:
“Fico feliz que as pessoas reconheçam a arte e não tomem decisões com base no tradicionalismo; O trabalho de Rachel está na tela. Vá para Sandi Sissel, vá para Ellen Kuras, vá para Rachel Morrison – as mulheres estão fazendo imagens interessantes há muito tempo”.
Confira também: OSCAR 2018 | Confira a lista com os indicados ao prêmio
A premiação do Oscar acontece em 04 de março.
Não deixe de acompanhar todas as novidades e atualizações diárias do Jornada Geek no facebook, twitter e instagram.