A franquia DiRT chega a sua quarta edição com DiRT 4. Desenvolvido pela Codemasters e publicado pela Deep Silver, o jogo chega com a missão de continuar o legado de seu antecessor DiRT Rally, um ótimo simulador de corrida nas terras e montanhas, algo que agradou vários fãs pela sua experiência e imersão.
Será então, que DiRT 4 conseguiu cumprir essa tarefa? Confira, com detalhes, o review de um dos melhores jogos de corrida da nova geração aqui no Jornada Geek!
Simulação ou diversão: você decide!
Logo no inicio do jogo, DiRT 4 te oferece a opção de definição do modo de jogo, simulação ou jogador. A diferença é bem simples: a primeira opção é para jogadores veteranos, com uma certa afinidade não apenas a jogabilidade, mas com a mecânica da franquia, e mais próxima ao realismo das corridas, que também foi mantida aqui. O modo jogador é para jogadores casuais, que estão começando o jogo, e buscam apenas uma boa diversão nas pistas de corrida.
Para o modo jogador, é necessário um tempo a mais para o jogo te presentear com uma licença de direção, como já é costume em jogos do mesmo gênero. Com cerca de uma hora de tutoriais, são passadas várias técnicas para ser um proplayer em DiRT 4.
O interessante, é que independente do modo escolhido, temos uma corrida básica para testar e mostrar qual a melhor dificuldade que o jogador pode se adaptar para o decorrer do jogo. Isso torna o game bastante democrático, sendo desnecessário gastar horas para se acostumar ou nivelar com os demais carros.
Realismo impressionante
Um fato que sempre despertou atenção na franquia DiRT foi a parte visual, mais especificamente, os gráficos realistas. É notável ver a sujeira próximo as rodas ao passar por uma poça de lama, ou deslizar um pouco da pista e esbarrar em uma mureta e ver que as laterais amassaram e arranharam. Pra mim, é um detalhe que muda completamente a experiência do jogador, tornando o jogo ainda mais completo.
Além disso, algo que acrescenta bastante em qualquer jogo de corrida é a trilha sonora. É assim desde o saudoso “Rock n’ Roll Racing” e não poderia ser diferente em DiRT 4. Com as musicas muito bem selecionadas, a sonoplastia como barulho do motor, frenagem, aderência dos pneus, muito bem sincronizados, o jogo vira praticamente um “Velozes & Furiosos” mais interativo.
Veredito
DiRT 4 é um jogo divertido e interessante no gênero corrida. Ainda enraizado pelo seu antecessor DiRT Rally, não há tantas mudanças significativas para os jogadores mais experientes. Para quem começar agora, é um ótimo titulo para se aventurar nas mais complicadas pistas e seus terrenos com lamas, neve, ou curvas acentuadas, conduzindo as máquinas mais potentes!
Com modos divertidos e incrível realismo gráfico, DiRT 4 é uma ótima adição ao gênero de corrida. Prova disso é ter atingido a média de 84 pontos no Metacritic. Uma pena, no entanto, ser de um nicho não muito valorizado no Brasil.
O jogo está disponível para PlayStation 4, Xbox One e Windows PC, através do Steam, desde junho de 2017.
*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.