O que torna um jogo de luta e ação o que ele é? O ingrediente principal, comum a todos, é o combate. Os ingredientes seguintes costumam ser bem parecidos, para agradar ao paladar de todos: cenários vibrantes, uma trilha sonora eletrizante para nos encher de adrenalina e personagens descolados cheios de atitude. Sendo um jogo de luta, Absolver mantém o combate como a base de sua receita, mas joga todo os outros ingredientes que já foram usados até a última gota por outros títulos direto na lixeira.
Desenvolvido pelo estúdio francês Sloclap e lançado pela Devolver Digital (produtora conhecida por HotLine Miami), o jogo é um título diferente de quase tudo que já apareceu quando o assunto é dar porrada.
Primeiro, porque dar porrada é para brucutus cheios de raiva movidos por motivos mundanos. Em Absolver, você é um artista marcial, dedicado a aprender os caminhos da luta e preocupado em apenas elevar sua técnica à perfeição. Segundo, porque a mistura de cenários limpos, trilha sonora calma e o silêncio que dá espaço apenas para os barulhos da natureza e dos seus movimentos trazem um sensação de relaxamento que não estamos acostumados a sentir no gênero. Lutar é uma forma de arte em Absolver, e apesar dos socos, golpes de espada e chutes, hora nenhuma parece violento. Eu nunca imaginei que podia ficar tão zen esmurrando pessoas.
Disciplina e desprendimento: o cerne de verdadeiros guerreiros
Logo ao início de Absolver você é engolido por uma atmosfera calma e tranquila. Como um iniciante nas artes marciais, você explora o mundo com o objetivo de aprender. Para isso, o rico sistema de combate funciona de uma maneira que eu considero genial. Você escolhe um estilo, e recebe um “deck de golpes”. Esse deck está montado com todos os golpes que você sabe e a ordem em que eles são executados.
Construa seu próprio estilo
Você pode mudar o seu deck à vontade, usando os golpes que você tem. Para aprender novos golpes, você deve enfrentar outros jogadores e NPCs defendendo e desviando de seus ataques, o que faz com que você ganhe experiência naquele golpe que você afastou. Após se defender do golpe por muitas vezes você o aprende. Além de ser uma emulação brilhante do processo de aprendizado das artes marciais, o sistema de decks traz customização e profundidade para Absolver.
Existem três estilos iniciais e um quarto estilo que você desbloqueia ao longo do jogo. Você também pode usar armas, que exigem um deck inteiro exclusivo à parte.
O árduo caminho do guerreiro
Mesmo assim aprender novos movimentos e estilos não é nada fácil. Leva bastante tempo para reunir a experiência necessária, visto que seus adversários não vão simplesmente repetir o mesmo golpe para sempre. Se você tentar aprender tudo com NPCs então, vai levar uma eternidade.
Embora seja um problema, essa dificuldade dava um certo charme ao jogo. Ao encontrar outro jogador com diferentes movimentos, ambos enxergam ali uma oportunidade de crescerem como lutadores, trazendo mais uma vez o sentimento de que o aprendizado é o mais importante.
O curto caminho do jogador
Dito tudo isso você pode estar se perguntando: se esse jogo é tão bom assim, por que não ouvimos muito mais dele? A resposta é simples e anticlimática: Absolver é muito pequeno.
A história termina de repente e sem um final, e ela meio que nem tem muito bem um começo. O multiplayer, que é a base do jogo, é restrito a um sistema básico de PvP. Por se tratar de um jogo indie, é difícil fugir dessas limitações.
O veredito
Absolver é um excelente jogo, com uma ambientação e sistemas incríveis. É uma pena que seja tão curto, e eu realmente espero que patchs, expansões e DLCs (que a Sloclap já disse estar fazendo, gratuitos e pagos) tornem esse jogo uma experiência duradoura.
Absolver foi lançado no dia 29 de agosto para PC, via GOG.com e Steam, e PlayStation 4, tornando-se o maior lançamento da Devolver Digital, com mais de 250.000 cópias vendidas em todas as plataformas. Até o momento, o jogo possui média de 69 pontos na versão avaliada no Metacritic.
*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.