OUTLAST 2 | Cruzando linhas, criando traumas

Game trata de temas tabus e pesados de frente, sendo um dos tรญtulos de terror mais atmosfรฉricos dos รบltimos tempos

Outlast 2 รฉ a sequรชncia de Outlast, um game de terror criado pela desenvolvedora Red Barrels. O primeiro tรญtulo foi um dos responsรกveis, ao lado deย Amnesia, por difundir o estilo de terror em primeira pessoa. Principalmente, aquele no qual podemos apenas fugir e nos esconder, sem ter como lutar contra ameaรงas.

Agora, temos a continuaรงรฃo da saga, ainda mais perturbadora e ambiciosa. Esse nรฃo รฉ um jogo para todo mundo, e os temas sรฃo assustadores tanto quanto sรฃo repulsivos e pesados. Serรก que a experiรชncia vale as imagens fortes e traumas relacionados com elas? Peguem suas cรขmeras e se preparem. ร‰ hora de mais uma anรกlise deย Jornada Geek.

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A estranha. A reportagem. Oย Inferno

Outlast 2 comeรงa com um casal de repรณrteres indo para uma regiรฃo isolada do Arizona em busca de uma matรฉria. Nosso protagonista รฉ Blake Langermann, um cรขmera que trabalha junto com sua esposa Lynn. Eles vรฃo em busca de pistas sobre uma grรกvida desconhecida que foi encontrada morta em uma estrada da regiรฃo, e acabam se colocando em uma situaรงรฃo horrรญvel. O helicรณptero que estรฃo cai nas montanhas, Lynn รฉ levada por cultistas e precisamos encontrรก-la.

O que se segue sรฃo cerca de oito horas de sofrimento, sangue, choque e imagens pesadas. Eu estou falando sรฉrio, Outlast 2 nรฃo รฉ um jogo para pessoas sensรญveis, que se impressionam com facilidade. O game toca em vรกrios tabus como fanatismo, infanticรญdio, estupro, misoginia e religiรฃo. Vemos corpos de crianรงas mortas, bebรชs decepados, mulheres violentadas. Nรฃo รฉ a toa que esse jogo foi banido em alguns paรญses. A experiรชncia รฉ pesada e sรกdica, e isso cria uma atmosfera รบnica, destrutiva e marcante.

Eu estou acostumado a jogos de terror, filmes, mangรกs e afins. E afirmo que Outlast 2 foi um dos poucos que conseguiu captar minha atenรงรฃo e me deixar realmente desconfortรกvel.

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“E o quarto anjo derramou a sua taรงa sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo.” (Fonte: Reproduรงรฃo)

As imagens de dor e sofrimento, a beira do abismo.

Assim como no primeiro game, nรฃo controlamos um herรณi. Blake รฉ agil, corre, pula e sรณ. Ele nรฃo pode lutar, entรฃo ser encontrado por inimigos รฉ morte quase certa. Felizmente, nossa cรขmera nos permite ver no escuro, enxergar comย zoom e ouvir em longas distรขncias. Alรฉm disso, podemos nos esconder em vรกrios lugares e usarย stealth. Esse รฉ um jogo onde passamos grande parte do tempo correndo de malucos e vendo nosso protagonista apanhar e se sujar. O game รฉ muito bem detalhado, e podemos ver os efeitos da experiรชncia no corpo de Blake.

Ele fica sujo, ensanguentado, cortado. Tudo em primeira pessoa. Outra coisa legal รฉ o inventรกrio. Ao apertar o botรฃo de menu, ele olha para baixo. Com isso, vemos os bolsos da camisa onde ficam guardadas as baterias da cรขmera e curativos. Essa cรขmera รฉ nossa รบnica arma, e a parte em que a perdemos รฉ a mais tensa do jogo. Tudo รฉ muito escuro, e ficar sem enxergar รฉ morte na certa.

Nรฃo houveram grandes adiรงรตes quanto a mecรขnicas, mas tudo que foi bem implementado no game anterior estรก intacto aqui. A รบnica coisa que nรฃo gostei รฉ que nรฃo temos vilรตes marcantes. Todos sรฃo introduzidos e retirados rapidamente, sem tempo para cravarem uma impressรฃo como ocorreu no primeiro com o maluco Trager, por exemplo.

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“E foi o primeiro, e derramou a sua taรงa sobre a terra, e fez-se uma chaga mรก e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem.” (Fonte: Reproduรงรฃo)

Os gritos, o choro. O som da loucura.

A trilha sonora do game ficou impecรกvel. Assinada por Samuel Laflamme, ela pontua muito bem os momentos de terror com as partes frenรฉticas onde temos que fugir de nossos perseguidores. Nos momentos mais “tranquilos”, ela ajuda a construir e manter a tensรฃo constante. Muito boa, e cai como uma luva na temรกtica.

Outra coisa legal รฉ a funcionalidade de รกudio da cรขmera. Podemos usรก-la para ouvir atravรฉs de paredes e em distรขncias maiores, o que ajuda demais na hora de ver se รฉ seguro ir para determinado lugar ou nรฃo. Uma parte do game, em um milharal, usa isso de forma maestral. Sรณ vemos milho, nem a visรฃo noturna da cรขmera ajuda. Logo, temos apenas o som para nos orientar e sair da frente dos inimigos. Boa mecรขnica, de fato.

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“Jรก tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; nรฃo sou melhor do que os meus antepassados” (Fonte: Reproduรงรฃo)

A testemunha final do dia do juรญzo

Uma coisa sensacional que foi adicionada em Outlast 2 foram os colecionรกveis em formas de vรญdeo. Algumas cenas podem ser gravadas, e sรฃo identificadas por um cรญrculo vermelho que vai se enchendo. Apรณs a gravaรงรฃo, podemos rever todas e ouvir um comentรกrio do Blake sobre o que ele viu. O legal รฉ que, conforme o tempo passa, podemos notar como ele vai ficando perturbado. Essa perda de sanidade รฉ muito bem feita, e pinta um personagem muito mais humano.

Um de meus maiores problemas com Resident Evil 7 era como o Ethan ficava indiferente ao que ocorria, inclusive perder membros do corpo e ver horrores e mortes. Aqui nรฃo hรก nada disso. O protagonista estรก constantemente ofegante e com medo, e pira a cabeรงa quando sofre alguns machucados sรฉrios. Fica mais “acreditรกvel”, e tira a sensaรงรฃo que estamos controlando um personagem de videogame. Issoย ajuda demais na criaรงรฃo da atmosfera opressora pela qual o game รฉ conhecido.

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“E seu evangelho veio em forma de vรญdeo. Pois ele era um profeta do novo mundo.” (Fonte: Reproduรงรฃo)

O salรกrio do pecado รฉ a morte

O game รฉ bom. Pra caramba. Mas nรฃo รฉ perfeito. A histรณria, ainda que bem contada e atmosfรฉrica, deixa muito a desejar com sua conclusรฃo. Nรฃo que nรฃo seja impactante, porque รฉ, mas ย sim por deixar muitos pontos em aberto e sem explicaรงรฃo. Eu passei o game inteiro me perguntando coisas, apenas para o final deixar tudo sem resoluรงรฃo. Tudo termina com um gancho claro para sequรชncias e DLC’s, e espero ver essas questรตes esclarecidas para frente. Nรฃo รฉ ruim, mas deixa um gosto azedo na boca.

Outra coisa que senti falta, como disse, foram de vilรตes mais marcantes. Nenhum tem presenรงa o suficiente para se destacar, e nรฃo ficam em cena o tempo necessรกrio para ser uma ameaรงa maior que algo de alguns minutos. Nisso o primeiro foi muito superior, e a sequรชncia deu um passo atrรกs.

Por fim, algumas partes sรฃo confusas de entender. Ficamos sem saber para onde ir ou o que fazer, e isso acabando caindo em tentativa e erro atรฉ acertar o caminho. Nรฃo ocorre sempre, mas alguns pontos acabam se tornando frustrantes.

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“Se um homem ferir alguรฉm com um objeto de ferro de modo que essa pessoa morra, ele รฉ assassino; o assassino terรก que ser executado.” (Fonte: Reproduรงรฃo)

O dia do juรญzo final

Em suma? Jogue Outlast 2. Mais ainda se for um fรฃ de terror e jogos que nรฃo tem medo de sair do lugar comum e tratar de temas polรชmicos. O jogo รฉ pesado, repulsivo e revoltante como as temรกticas e os cultos que os desenvolvedores se basearam para tecer a narrativa. Nรฃo รฉ para todos, mas รฉ algo que realmente nรฃo vemos sempre.

Eu nรฃo falarei muito da histรณria, pois descobrir e se perguntar รฉ parte importante da experiรชncia. Mas adianto, aproveitem o tempo para observar o mundo e ler todos os documentos. E gravem tudo que puderem. Alguns textos sรฃo de arrepiar a espinha, e ajudam demais a aumentar a imersรฃo e criar momentos รบnicos.

Vilรตes fracos, buracos na histรณria e algumas decisรตes de design mal feitas fazem pouco para tirar o brilho de Outlast 2. Ele รฉ um jogo que te trata como faz com o prรณprio protagonista. Ele nos pega pela cabeรงa e esfrega nossa cara nas verdades e dificuldades do cenรกrio. Na loucura e no abuso. Ele nรฃo tem pena, e se exalta em fazer com que fiquemos acuados e apreensivos. Outlast nรฃo tem pena, nรฃo perdoa e nรฃo esquece. E a experiรชncia se torna inesquecรญvel por conta disso.

Nota รณtimo

*Review elaborado usando a versรฃo de PC do jogo. Cรณpia fornecida pela desenvolvedora.

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