Relembrando
Digimon Next Order รฉ o novo game da sรฉrie Digimon, inspirado e baseado no clรกssico Digimon World 1, para o Playstation 1. O jogo, lanรงado em 1999, fez parte da infรขncia de muitos de nรณs. Mesmo que nรฃo fosse feito para crianรงas (era difรญcil, complexo e imperdoรกvel), muitos jogaram e amaram, mesmo que nรฃo entendessem nada do que acontecia. Comigo, ao menos, foi assim.
Mas, agora, temos uma versรฃo aprimorada desse clรกssico para jogar e, finalmente, compreender. O game estรก, para o bem e para o mal, dentro do que eu esperava, e รฉ uma rendiรงรฃo, e homenagem fiel daquele que o inspirou.
Vamos ao que interessa!
Comeรงando a jornada
O comeรงo do game รฉ bem padrรฃo. Escolhemos o sexo e nome de nosso personagem, colocamos um relรณgio digital e somos sugados para o mundo mรกgico dos Digimons.
Ao chegar,ย reencontramos dois grandes amigos: Wargreymon e MetalGarurumon. A reuniรฃo รฉ curta, no entanto. Um Machinedramon enlouquecido ataca nosso grupo e entramos no tutorial de combate. Apรณs uma rรกpida luta, nossos parceiros “morrem”ย e somos levados aoย hub central do game, a vila de Floatia. Lรก, o anciรฃo Jijimon revive nossos amigos e nos explica que o inimigo que enfrentamos colocou a vila e todo o mundo em perigo. Ele nos pede para que investiguemos sobre e recrutemos mais digimons para ajudar o crescimento de Floatia.
A histรณria รฉย padrรฃo, e um passo atrรกs se comparado com a trama excepcional de seu predecessor, Digimon Cyber Sleuth. Mas, tudo considerado, a trama funciona e รฉ suficiente para nos dar objetivo e manter as coisas andando. Aliรกs, um aviso importante para os interessados. Esse game รฉ muito diferente de Cyber Sleuth em trama e jogabilidade, entรฃo nรฃo podemos esperar experiรชncias parecidas aqui.
Treinando e criando
O maior foco do game nรฃo รฉ a trama, combate ou exploraรงรฃo, mas sim criar, treinar e digievoluir seus Digimons. Eles tem necessidades como fome, cansaรงo e vontade de ir ao banheiro, e precisamos estar atentos ร tudo isso se quisermos ser bons treinadores. Isso muda muito a dinรขmica de jogo e a forma como enxergamos esse JRPG. Em Cyber Sleuth, por exemplo, ficรกvamos horasย farmando experiรชncia e itens de inimigos para evoluir. Tal qual no concorrente Pokemon, por exemplo.
Aqui, e isso mostra como o tรญtulo รฉ focado para um nicho especรญfico de jogador, o foco รฉ em criar e cuidar. Passamos mais horas treinando os bichinhos no ginรกsio do que explorando, lutando e fazendoย quests, por exemplo.
Em minha experiรชncia de jogo, posso dizer que 70% do tempo foi passado olhando a รกrvore de Digievoluรงรฃo e os status dos meus companheiros. Aqui, diferente de Digimon World, temos dois amigos na jornada, o que รฉ bom e ruim ao mesmo tempo. O dobro de dano e ataques, mas com o dobro de gastos de recursos necessidades. Nesse aspecto, o game lembra muito aquelesย tamagotchis que tรญnhamos quando crianรงas.
ร importante observar isso, pois deixar os Digimons com fome ou cansaรงo demais pode levar a uma morte repentina. Cada um tem um tempo de vida determinado. Quando ele chega ao fim, o Digimon “morre” e retorna como um ovo, possuindoย status melhores do que sua รบltima encarnaรงรฃo. Isso garante que temos um crescimento contรญnuo e que cada versรฃo รฉ mais forte que a anterior.
Contudo, ver seu digimon forte e evoluรญdo morrer รฉ um pouco frustrante. Ainda que possamos pular fases e Digievoluir diretamente usando itens, mais para frente na histรณria, a dor da perda รฉ real. Somado ao fato de que a progressรฃo da histรณria depende de derrotar chefes, perder um Digimon forte pode ser bem frustrante e agarrar o andamento da histรณria.
Explorando o Digimundo
Ao longo de nossas aventuras, temos de explorar vรกrias regiรตes. Digimon: Next Order conta com planรญcies, desertos, vulcรตes, cidades, o padrรฃo. ร visรญvel que o game รฉ umย port da versรฃo de Vita, pois os grรกficos sรฃo agradรกveis, porรฉm simples. Algumas texturas ruins aqui e ali, muita repetiรงรฃo deย assets e vistas, etc. Contudo, os modelos dos Digimons sรฃo excepcionais. Temos muita variedade, ainda que alguns sejam apenas versรตes recoloridas de queridinhos como Agumon ou Gabumon
Lutando
Assim como em Digimon World, somos coadjuvantes no combate. Os Digimons agem e se movimentam sozinhos, e nรณs somos responsรกveis por torcer, curar e definir tรกticas. Usando o comandoย cheer ganhamosย Order Points, que sรฃo usados para ordernar que o Digimon use algum ataque, use seu ataque especial ou faรงa um tipo deย fusรฃo. Ela gera um Digimon รบnico, mais forte, que pode ser usado durante o combate. ร bem diferente do que estamos habituados e eu, particularmente, nรฃo prefiro assim. Mas ajuda a reforรงar o ponto de que somos treinadores, e que os Digimons tem suas personalidades e vontades prรณprias. O tema de batalha รฉ bem legal, o que ajuda a tornar as lutas mais divertidas. Contudo, o combate รฉ secundรกrio, visto que ganhamos mais pontos em treinos do que lutando.
Resumindo
Digimon Next Order รฉ uma รณtima pedida para fรฃs da sรฉrie e de RPGs com foco em criaรงรฃo de monstros, no geral. Com uma premissa e mecรขnica bem diferentes de seu concorrente, Pokemon, o game acrescenta muito ao gรชnero. Contudo, ele nรฃo รฉ para todos. O foco em treinamento e gerenciamento deย status e necessidades dos monstrinhos faz com que ele seja bem mais pesado e complexo, o que pode afastar alguns jogadores.
Tambรฉm achei que dublagem ou legendas em portuguรชs teriam sido muito boas. Isso ajuda para que todos possam aproveitar e entender bem a aventura em terras tupiniquins. Mas, tem algo muito bom aqui para aqueles que se disporem a cuidar bem de seus Digimons e encararem o desafio de lidar com o Machinedramon. Complexidades e cenรกrios pouco trabalhados fazem pouco para tirar o brilho de Digimon Next Order, que รฉ uma boa adiรงรฃo ร coleรงรฃo de jogos baseados na famosa sรฉrie de Akiyoshi Hongo.
*Review elaborado usando a versรฃo de PS4 do jogo. Cรณpia fornecida pela desenvolvedora.